Planalto convoca Meta, Google e TikTok para discutir regulação das plataformas |
Feira de Ciência e Tecnologia movimenta estudantes da região

Com a temática ‘Culturas Inteligentes - Inovações sustentáveis para a cidade e o campo’, nesta terça e quarta-feira, dias 19 e 20 de agosto, foi promovida a etapa regional da Fecitec (Feira de Ciência e Tecnologia), em São Miguel do Oeste. A programação realizada no Ginásio de Esportes da Escola de Educação Básica São Miguel contou com a participação das 18 escolas da regional, e a apresentação de 35 projetos, destes 12 foram do Ensino Médio Regular, sete do Ensino Médio Profissionalizante e 16 do Ensino Fundamental/Anos Finais.
A abertura da feira ocorreu na noite de terça-feira, e seguiu com exposição ao longo de toda a quarta-feira. Neste período, os estudantes expositores fizeram a divulgação dos seus trabalhos, demonstrando o seu conhecimento e apresentando seus projetos para toda a comunidade e para os colegas estudantes.
De acordo com a supervisora regional de Educação, Rosangela Fiameti, além de trabalhos na área científica, foram apresentadas muitas experiências daquilo que eles desenvolvem durante o ano nas suas escolas, com o acompanhamento, o incentivo e a colaboração do professor, através do conhecimento, para que eles possam estar neste momento compartilhando com todos.
Rosangela lembra que a Feira de Ciência e Tecnologia iniciou com a etapa escolar nas 18 unidades de ensino da região, e para a supervisora o nível dos projetos foi ótimo, é possível observar que os alunos se dedicaram, se envolveram e pesquisaram. “Tiveram muitas vezes o apoio da família, não só da escola”, destacou, ressaltando que muitos familiares dos alunos participaram da feira, valorizando e apoiando o trabalho dos estudantes. “Daqui poderemos ter excelentes cientistas, pesquisadores em todas as áreas”, pontuou, ressaltando que a temática foi abrangente e contou com projetos nas diferentes áreas.
A supervisora regional de Educação enfatizou ainda a sua satisfação com o envolvimento das unidades nesta feira, além da grande movimentação de estudantes de toda a região. Conforme ela, acredita-se que o evento contou com a participação de cerca de cinco mil pessoas durante os dois dias de programação.
A coordenadora da Feira Regional de Ciência e Tecnologia, Mayara Noronha, também salienta a satisfação pelo grande envolvimento e movimentação na 17ª edição da Fecitec e 2ª Mostra de Trabalhos. Segundo ela, participaram do evento estudantes de 18 unidades escolares dos sete municípios da regional: Guaraciaba, São Miguel do Oeste, Paraíso, Bandeirante, Belmonte, Barra Bonita e Descanso. Além disso, a programação contou com a visitação de familiares dos alunos, das escolas da rede municipal, particular, além da rede estadual.
Na oportunidade, Mayara agradeceu aos apoiadores da feira por acreditar neste sonhos e projetos. As representantes da Coordenadoria Regional de Educação lembraram ainda que nos últimos dois anos, os projetos classificados na fase regional para a etapa estadual da Fecitec, também ficaram campeões a nível estadual, garantindo a participação e destaque na Feira Brasileira. “Isso mostra tanto o empenho dos nossos estudantes, quanto o empenho das nossas escolas, a nossa feira está trazendo resultados para a nossa regional. Isso também motiva os estudantes”, salientou a supervisora.
Além dos projetos das unidades, o evento contou com a Mostra de Trabalhos. Sete escolas se inscreveram e participaram do evento, apresentando os trabalhos que são desenvolvidos nas suas unidades escolares.
Ao longo da quarta-feira, os projetos foram avaliados e ao final do evento foram anunciados os classificados para a etapa estadual da Fecitec, que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de novembro em Florianópolis. Apenas o primeiro classificado de cada categoria avançara para a próxima etapa.
Confira os representantes da Coordenadoria Regional de Educação de São Miguel do Oeste na fase estadual:
Ensino Fundamental
E.E.B. Professor Francisco Brasinha Dias, de Belmonte
Projeto - Ecociclo escolar: sustentabilidade e reciclagem em ação
Professora: Katia Paganini
Estudantes: Vitor Eduardo Arraial e Dlessandro Stefen
Ensino Médio Profissionalizante
- E.E.B. São João Batista, de São Miguel do Oeste
Robô ecoguia: pensar, programar e preservar.
Professora: Rejane de Moura
Estudantes: Tainá Trevisol Biasi e Camila Eduarda Dobner
Ensino Médio
Cedup Getúlio Vargas, São Miguel do Oeste
Estudo de produtividade viável de espécies de cogumelos comestíveis na região Oeste de SC: uma proteína vegana sustentável do campo para a cidade.
Professora: Nádia Golfetto
Estudantes: João Gustavo Lutz Paulus e Riquelme Luiz Anholeto.

































































Mais sobre:
Deixe seu comentário