Deputado Mauro apresentará políticas de incentivo à produção sustentável |
Feira Estadual de Ciência e Tecnologia reúne projetos de todas as regiões
Com a presença do governador Jorginho Mello, a XVII Fecitec (Feira Estadual de Ciência e Tecnologia) da Educação Básica e Profissional da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira, dia 4, em Florianópolis. O evento é promovido pelo Governo de Santa Catarina, por meio da SED (Secretaria de Estado da Educação), e reúne os projetos desenvolvidos pelos estudantes da rede estadual de ensino de todas as regiões do estado.
Este ano, a Feira abordou o tema ‘Culturas Inteligentes: inovações sustentáveis para a cidade e o campo e a importância do compartilhamento de ideias para o desenvolvimento do conhecimento’. A solenidade de abertura contou com ainda com a presença da secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, da secretária adjunta de Estado da Educação, Kênia Scarduelli, e de outras autoridades do colegiado do Governo de Santa Catarina.
“Essa feira me faz lembrar das feiras que a gente fazia na minha escola, lá atrás. Ideias que a gente criava junto com os colegas e com a ajuda dos professores. Por isso fiz questão de estar aqui hoje, para prestigiar esses alunos e também os profissionais da educação. Estamos investindo em melhorias nas escolas, levando internet e novas tecnologias para ajudar nos estudos. E também estamos cuidando dos professores com aumento no salário, aumentando o vale alimentação com novos concursos para contratar mais profissionais”, disse o governador Jorginho Mello.
A Fecitec se consolida como uma oportunidade de socialização do conhecimento produzido no ambiente escolar e instrumento de divulgação científico-cultural. A iniciativa é promovida pela SED, abrangendo diversas áreas do conhecimento, proporcionando a interação entre estudantes, professores e a comunidade.
A troca de experiências fortalece a criatividade e estimula o raciocínio lógico, a capacidade de pesquisa e a autonomia intelectual. O fomento ao conhecimento científico e tecnológico é fundamental para o desenvolvimento interdisciplinar dos estudantes e os prepara para os desafios do mundo contemporâneo desde cedo.
“Esse trabalho iniciou lá nas escolas, então durante todo ano a gente está fazendo essa organização agora vendo se concretizar está sendo muito emocionante. Ver os alunos, a empolgação deles chegando, a ansiedade. A expectativa é a melhor possível porque foi tudo preparado com muito empenho e esperamos que dê tudo certo e que saiam todos muito realizados”, destacou a presidente da XVII Fecitec, Graziela Hoeller da Silva dos Santos.
O encerramento da Feira será realizado na quinta-feira, dia 6, às 11h, quando haverá a premiação e serão conhecidos os vencedores nas categorias Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Ensino Profissionalizante.
Os 212 estudantes que apresentam seus trabalhos na Fecitec se classificaram por meio das feiras escolares e regionais, realizadas pelas unidades escolares, pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e pelo Instituto Estadual de Educação (IEE). Os projetos têm supervisão de 107 professores e serão expostos ao longo desta quarta-feira, 5, e do início da manhã de quinta, 6. Os trabalhos passarão pela avaliação de 59 servidores da SED.
“A qualidade dos trabalhos que veremos ao longo desses dias demonstra como a educação pública de Santa Catarina é recheada de talentos. É motivo de muito orgulho ver tantos estudantes repletos de sonhos colocando em prática o conhecimento adquirido nas nossas escolas de uma forma tão incrível e inspiradora”, ressaltou a secretária adjunta de Estado da Educação, Kênia Scuarduelli.
Confira os representantes da Coordenadoria Regional de Educação de São Miguel do Oeste na fase estadual:
Ensino Fundamental
E.E.B. Professor Francisco Brasinha Dias, de Belmonte
Projeto - Ecociclo escolar: sustentabilidade e reciclagem em ação
Professora: Katia Paganini
Estudantes: Vitor Eduardo Arraial e Dlessandro Stefen
Ensino Médio Profissionalizante
- E.E.B. São João Batista, de São Miguel do Oeste
Robô ecoguia: pensar, programar e preservar.
Professora: Rejane de Moura
Estudantes: Tainá Trevisol Biasi e Camila Eduarda Dobner
Ensino Médio
Cedup Getúlio Vargas, São Miguel do Oeste
Estudo de produtividade viável de espécies de cogumelos comestíveis na região Oeste de SC: uma proteína vegana sustentável do campo para a cidade.
Professora: Nádia Golfetto
Estudantes: João Gustavo Lutz Paulus e Riquelme Luiz Anholeto.
Saiba mais: Feira de Ciência e Tecnologia movimenta estudantes da região
Ascom SED / Redação
Mais sobre:




Deixe seu comentário