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Moradora da região perde mais de R$ 22 mil em golpe
Nesta terça-feira, dia 4, uma moradora de Anchieta procurou a Polícia Militar para relatar que foi vítima de um golpe de estelionato. Segundo a vítima, ela recebeu uma ligação, na segunda-feira, dia 3, de um homem que se apresentou como servidor do INSS, informando que seria necessário atualizar a prova de vida. Durante o contato, o autor pediu que fosse realizado um PIX de R$ 1,00 para qualquer pessoa a fim de verificar o funcionamento da conta e, em seguida, orientou que ela não realizasse mais movimentações até o dia seguinte (terça-feira).
Na manhã do dia 4, a vítima fez uma transferência para um familiar e, pouco depois, recebeu nova ligação do mesmo número, sendo orientada a ir ao banco e alterar sua senha. Já no banco, foi informada por uma funcionária que não havia sido atualizada a prova de vida, havendo indícios de golpe. Mais tarde, ao consultar o aplicativo bancário, a vítima constatou que foram realizados diversos PIX não autorizados, totalizando aproximadamente R$ 22.460,00, valores retirados de conta corrente e poupança.
A Polícia Militar alerta a população sobre tal tipo de golpe que vem sendo aplicado em diferentes regiões do Estado, conhecido como “golpe do falso servidor do INSS”. Os estelionatários entram em contato por telefone, se passando por servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e informam que a vítima precisa atualizar a prova de vida ou regularizar o cadastro bancário. Durante a conversa, os golpistas costumam solicitar que a pessoa realize PIX, permaneça na linha ou altere sua senha bancária, alegando que se trata de uma verificação do sistema. Pouco tempo depois, os criminosos realizam transferências indevidas e esvaziam as contas bancárias das vítimas.
PM






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