Vacinação contra HPV em adolescentes empaca e preocupa especialistas |
Inaugurado Laboratório de Simulação Realística na área da Saúde

Na manhã desta quinta-feira, dia 21, a Unoesc inaugurou o Laboratório de Simulação Realística, no Bloco O do campus de São Miguel do Oeste. O espaço foi selecionado pelo Programa Multilab SC – Laboratórios Multiusuários, da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), e recebeu investimento de R$ 1.816.445,00, com recursos do Governo do Estado, e contrapartida de igual valor da Unoesc para a construção da parte estrutural do laboratório.
A solenidade contou com a participação do presidente da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina), Fábio Wagner Pinto, da Reitoria da Unoesc, lideranças da região e de pesquisadores e estudantes da instituição.
De acordo com o diretor de Ensino e coordenador do laboratório, professor Eduardo Ottobelli Chielle, o laboratório é uma novidade na região e no Estado de Santa Catarina, porque são poucos espaços com realismo tão grande como o disponível na Unoesc. “A partir deste espaço podemos qualificar com cursos que antes eram ministrados em grandes centros. Hoje, estamos capacitando com estes cursos aqui no Extremo Oeste de Santa Catarina, na Unoesc em São Miguel do Oeste”, destaca.
Segundo o coordenador, o laboratório conta com bonecos de alta precisão, alto realismo que simulam vários espaços como UTI (Unidade de Terapia Intensiva), enfermaria, centro obstétrico, pediatria, justamente para aperfeiçoar a capacitação de estudantes e também de profissionais da área da saúde, sejam eles do sistema privado ou do SUS (Sistema Único de Saúde).
O diretor de Ensino ressalta que o maior objetivo é capacitar profissionais e com isso estimular a melhora no Sistema Único de Saúde, dos serviços, da prevenção, de todo o SUS. Conforme ele, já foram capacitados em torno de 600 profissionais da saúde, e o espaço também já está sendo utilizado por alunos da graduação que vão sair mais capacitados. O laboratório também já foi utilizado por profissionais bombeiros, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e fisioterapeutas.
“Vamos seguir com estas capacitações de acordo com as necessidades regionais. Este é um grande avanço tanto para a educação e saúde, quanto para a saúde regional. Este espaço, sem dúvida nenhuma, vai qualificar a formação de todos os profissionais da saúde, e quem ganha com isso é a saúde pública do Extremo Oeste de SC”, pontua.
Presente no evento, o reitor da Unoesc, professor Ricardo Antônio de Marco, enfatizou que é motivo de orgulho inaugurar o espaço. “Estes investimentos em laboratórios estão sendo inaugurados hoje, mas terão uma vida útil longa pela frente, que tanto estudantes, a comunidade se valerá destes investimentos”, ressaltou.
O reitor ainda pontuou que o governador está fazendo o melhor investimento, que qualquer homem público, poderia escolher, que é educação, que é o desenvolvimento de ciência e pesquisa. “Certamente, as pessoas que por aqui estão passando talvez não se deem conta, mas o futuro dirá o quão relevante são esses investimentos para o futuro de todos nós, de toda a região”, apontou.
O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, salientou que esta é uma das 50 unidades da rede multiusuários de laboratórios que o Governo do Estado promoveu em 2023, um edital que somou R$ 111 milhões de investimento em todo Estado. Em São Miguel do Oeste, a Unoesc escolheu a área da saúde e o laboratório é para melhorar a capacitação dos profissionais de saúde, pode ser os alunos, como pode ser o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar. As salas estão preparadas para professores assistirem e treinarem profissionais. Um ambiente impar e voltado a demanda da comunidade. Conforme o presidente, em setembro devem ser contemplados novos laboratórios no Estado.
Após os pronunciamentos, o evento contou com o descerramento da placa inaugural e visita guiada às instalações. Na oportunidade, os participantes puderam acompanhar a utilização do laboratório na prática.










































































































Mais sobre:
Deixe seu comentário