Sesc apresenta exposições simultâneas até dia 14

  • Folha do Oeste -

Mostras, que ocorrem na sede do Sesc, fazem parte das comemorações aos 64 anos da instituição em Santa Catarina

Iniciou no último dia 20, no subsolo do Sesc (Serviço Social do Comércio) de São Miguel do Oeste, a exposição "Sr. Inseto Muito Prazer". A exposição tem por objetivo destacar os insetos, apresentados de maneira lúdica, com fotografias em tamanhos diversos, máquinas para movimentos de imagens, oficinas de criatividade, vídeos e contação de histórias.

Ocorre, paralelamente, o projeto Arte Vida Verde, realizado pelo Sesc com a colaboração de alunos da AABB Comunidade e da Escola Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira, do bairro Estrela, em São Miguel do Oeste. O projeto tem o foco na educação ambiental e também explora as formas práticas e lúdicas de ensino.
 
De acordo com um dos monitores, o acadêmico de biologia, Geonildo Disner, "o projeto serve para que as crianças tomem conhecimento sobre os problemas ambientais, como o da água, a sustentabilidade e a reciclagem", destaca. Conforme ele, o projeto está na segunda edição e as atividades são desenvolvidas ao longo do ano inteiro. Na opinião do monitor, "o início é difícil, mas com o tempo as crianças passam a perceber a importância de se preservar o meio ambiente", comenta. Outro ponto positivo, conforme Disner, é que as crianças levam o aprendizado para casa junto dos pais, que participam de forma mais indireta.
 
Sobre a exposição "Sr. Inseto Muito Prazer", Disner comenta que as crianças têm a oportunidade de conhecer melhor o mundo dos insetos por meio de jogos, painéis, banners, insetos alfinetados e também em recipientes de vidro. "No final, após olharem toda a exposição, as crianças também participam de uma oficina de criação", completa.
 
Para a professora do Colégio La Salle Peperi, Silvana Olivotto, que visitou as exposições pela primeira vez com a turma da 1ª série, a experiência proporcionada aos alunos vem a contribuir com o aprendizado em sala de aula. "Tenho passado a eles alguns conhecimentos sobre animais, de forma mais geral, não especificamente insetos", diz. Conforme a professora, a visita despertou muita curiosidade nas crianças. "Eles reconhecem os insetos, querem tocar neles, fazem questionamentos", comenta. Na avaliação dela, a experiência visual aliada ao conteúdo aplicado em sala de aula ensina a criança a ter cuidados com qualquer bicho com a finalidade de entenderem a importância de cada um na cadeia alimentar animal.
O Tennessee também é a terra de Elvis Presley Anterior

O Tennessee também é a terra de Elvis Presley

Mundo Sesc encerra nesta sexta-feira em SMOeste Próximo

Mundo Sesc encerra nesta sexta-feira em SMOeste

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso