Quando o assunto é o Japão, imediatamente é lembrada a sua tecnologia de ponta, a força de vontade e o patriotismo de seu povo. Mas, o brasileiro tem um motivo a mais para fazer do Japão um lugar especial: foi lá que em 2002 o Brasil conseguiu ser pentacampeão mundial de futebol.
Sediar o maior evento esportivo do mundo, deu ao Japão a oportunidade de mostrar um pouco mais de sua cultura para o mundo. De fato, é um país de mil e uma faces. Seu povo, como nenhum outro, conseguiu unir tecnologia, cultura e religiões milenares, tornando-se um lugar único na Terra. Sem dúvida, os seus maiores tesouros são a agricultura do arroz, seus deuses e templos.
Também conhecido como Terra do Sol Nascente, o Japão é um país arquipélago de 6.852 ilhas, cujas quatro maiores são Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku, representando, em conjunto, 97% da área terrestre nacional. A maior parte das ilhas é montanhosa, com muitos vulcões como, por exemplo, o pico mais alto japonês, o Monte Fuji. O Japão possui a nona maior população do mundo, com cerca de 128 milhões de habitantes. A região metropolitana da capital, Tóquio, é a maior área metropolitana do mundo, com mais de 30 milhões de habitantes.
Pesquisas arqueológicas indicam que pessoas já viviam nas ilhas japonesas no Período Paleolítico Superior. A primeira menção escrita do Japão começa com uma breve aparição em textos históricos chineses do Século I. A influência do resto do mundo seguida por longos períodos de isolamento tem caracterizado a história do país. O Japão é uma monarquia constitucional unitária com um imperador e um parlamento eleito. O país possui um padrão de vida muito alto, com a maior expectativa de vida do mundo e a terceira menor taxa de mortalidade infantil.
O clima japonês apresenta uma clara diferenciação entre as estações e sofre a influência de massas de ar frias vindas da Sibéria no inverno, bem como de massas de ar quentes do Pacífico no verão. Os tufões são comuns entre o fim do verão e o início do outono. O país pode ser dividido em quatro regiões climáticas: a de Hokkaido, de clima subártico, a da costa do Pacífico, temperado, a da costa do Mar do Japão, mais chuvoso, e o da região Sudoeste, subtropical.
As diferenças entre as estações do ano mostram-se da seguinte maneira: o inverno, que vai de dezembro a fevereiro, é seco e tem regularmente sol e não é tão severo, exceto no Extremo-Norte. Apresenta um ar seco e suave, geralmente ensolarado, com um céu azul. Esqui e patinação podem ser desfrutados em muitos locais nas vizinhanças de estações de águas termais. O Natal e o Ano Novo são celebrados em todo o país com cerimônias religiosas e eventos tradicionais.
A primavera (março a maio) é uma das melhores épocas para visitar o Japão, pois caracteriza-se pelo florescer das cerejeiras, podendo ocorrer durante toda a estação, conforme as condições climáticas de cada região. Primavera é época de renovação da natureza e isto reflete também no espírito dos homens. Nesta época, as crianças são especialmente homenageadas.
O verão começa com três a quatro semanas de chuva, sendo este período importante para os agricultores. Depois dele, o tempo torna-se extremamente quente. O verão, que vai de junho a agosto, é a época de praticar esportes ao ar livre e atividades recreativas agradáveis em meio ao verde da natureza. Por toda parte, há um ar revigorante e um sol brilhante, no mar e nas montanhas.
O outono é a estação ideal para excursões agradáveis, com seu ar fresco e saudável e o céu sereno. As folhagens coloridas mudam a paisagem das montanhas, criando panoramas cheios de brilho. Os campos de arroz apresentam cenas rurais típicas. É uma estação cheia de festas tradicionais, certames esportivos, eventos culturais, exposições de arte e concertos musicais, que podem ser vistos em muitas partes do país. O outono é muito fresco, com uma ligeira brisa e uma temperatura agradável. O turista que vai conhecer o Japão, não precisa se preocupar em como vai locomover-se, pois o país tem um dos melhores meios de transportes do mundo. A Terra do Sol Nascente se orgulha de sua rede ferroviária em âmbito nacional e o trem-bala Shinkansen, da JR, é um dos trens mais velozes do mundo. Grandes empresas aéreas, bem como de ônibus e de barcos, também operam em todo o país.
Diversão é o que não falta no Japão. Há uma variedade infinita de entretenimentos aguardando os turistas durante todo o ano. As artes tradicionais japonesas, como o teatro kabuki, noh e bunraku (teatro de marionetes), assim como o artesanato e até mesmo o esporte, cada vez mais mostram que o país é um museu de arte de valor inestimável, preservado com zelo e beleza peculiares há mais de 2.000 anos. O gênero moderno inclui espetáculos de dança femininos, concertos, dramas e filmes atuais. Reservas podem ser feitas por meio do hotel ou de bilheterias.
Vale a pena consultar seu agente de viagens e fazer um roteiro para conhecer a Terra do Sol Nascente.
Deixe seu comentário