Câmara aprova Orçamento do Município de R$ 311 milhões para 2025 |
Dezembro é o mês para visitar Gramado
-
Divulgação -
Parte final
O ?Natal Luz? é considerado um dos maiores eventos natalinos do Brasil. A festa vai até o dia 16 de janeiro e a cidade de Gramado foi transformada em um grande parque temático com muitas atrações, todas voltadas às comemorações do Natal.
A principal avenida de Gramado ganha cor e vida através das mãos de seus próprios cidadãos. As famílias se unem e juntas promovem o Tannenbaumfest, ou seja, todos enfeitam os pinheirinhos que decoram a Avenida Borges de Medeiros; é uma grande festa ao ar livre.
Um palco montado no meio do Bosque da Carrieri serve de cenário para a encenação de ?A Fantástica Fábrica de Natal? que mostra os ajudantes do Papai Noel trabalhando muito, a fim de terminar os brinquedos a tempo de serem entregues na noite de Natal. Para se chegar ao Bosque, basta seguir o caminho que leva ao Lago Negro, e o espetáculo é sempre a partir das 21h30.
O Lago Joaquina Rita Bier, um dos mais conhecidos pontos turísticos da cidade, abriga o ?Nativitaten?, uma ópera a céu aberto e reconta a origem do Natal, desde a criação do mundo até o nascimento de Jesus. O espetáculo, com muitas luzes, fogos de artifício e águas dançantes, conta ainda com a participação de cantores líricos e é realizado ao redor do lago. Imperdível.
Na Rua Coberta acontece um maravilhoso show proporcionado por vários corais do estado do Rio Grande do Sul, que interpretam músicas de Natal e sua formação lembra uma árvore de Natal, por isso a apresentação é denominada de Árvore Cantante.
O ?Grande Desfile de Natal? enche de alegria a Avenida das Hortênsias, com um cortejo grandioso, no qual Papai Noel é acompanhado pelos principais personagens do Natal, representados por bonecos gigantes, borboletas, gnomos, patinadores e os ajudantes do Bom Velhinho.
Baseado numa tradição trazida da Alemanha, na qual as pessoas abriam as janelas de suas casas no domingo que antecedia o Natal, em Gramado acontece as ?Janelas do Advento?, ou seja, nos quatro finais de semana que antecedem à data, uma janela do presépio, montado em frente à Igreja São Pedro, é aberta e acompanhada por lindas vozes e instrumentos.
Ainda na Rua Coberta, grupos formados por artistas gaúchos consagrados pelo público fazem um espetáculo à parte, contando o Natal através das histórias e lendas gaúchas acompanhadas de músicas natalinas entoadas no melhor do ritmo do sul do Brasil.
O melhor do artesanato gramadense está na Vila de Natal, no Lago da Joaquina, com as casas dos artesãos totalmente remodeladas. O visitante encontra produtos e enfeites confeccionados pelos artesãos, tudo num só lugar. No local, tem ainda ?Show de Marionetes? e o espetáculo ?O Povo da Vila do Natal?.
Não se pode deixar de dizer que tantas atrações bonitas e emocionantes são regadas com o que há de melhor das culinárias alemã, italiana e tipicamente gaúcha.
Além do artesanato produzido por artistas locais, Gramado oferece uma infinidade de lojas com artigos alusivos ao Natal, com muitos enfeites e souveniers. Imperdível ainda é uma visita às lojas que vendem relógios e cucos e carrilhões, localizadas na Avenida Borges de Medeiros.
Faça as malas e programe a sua viagem!
Deixe seu comentário