SANTA CATARINA

SSP e Alesc realizam Seminário de Segurança Escolar

SSP e Alesc realizam Seminário de Segurança Escolar
Ricardo Trida/SSP-SC

Representantes das instituições que compõem o Comitê Integrado de Cidadania e Paz nas Escolas (Integra) se reuniram nesta terça-feira, dia 18, no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, para a realização do 2º Seminário de Segurança Escolar: A infraestrutura como forma de prevenção à violência. Com presença massiva de profissionais das forças de segurança, da Educação e de outras instituições, o evento deste ano integrou as comemorações dos 90 anos da SSP-SC (Secretaria de Estado da Segurança Pública).

Em sua segunda edição, o seminário surge como resposta à necessidade urgente de fortalecer a proteção nas instituições de ensino, evidenciada por episódios de violência que mobilizaram sociedade e governo nos últimos anos. O objetivo é debater estratégias integradas e destacar a importância da infraestrutura escolar na prevenção à violência, reunindo especialistas de diversas áreas.

Ao discursar na abertura do seminário, o secretário da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, destacou que Santa Catarina está na vanguarda das ações de segurança escolar a partir da atuação do Comitê Integra, aliada às iniciativas do Governo do Estado. Graff ressaltou também os programas preventivos desenvolvidos pelas forças de segurança, como o Escola Mais Segura, que conta com mais de 440 agentes em escolas públicas estaduais, algo inédito no Brasil.

“O governador Jorginho Mello costuma dizer que, aqui em Santa Catarina, a educação e a segurança caminham de mãos dadas. Prova disso é a atuação excepcional do Integra. Que este encontro se converta em ações concretas e boas práticas, capazes de transformar a nossa atuação e inspirar novos caminhos para a segurança pública e para a educação, sempre em benefício de toda a sociedade. Aqui, nós trabalhamos para proteger a escola, porque protegê-la é proteger o futuro”, destacou.



Principais temas em debate

Após a explanação dos deputados estaduais Paulinha e Mário Motta sobre o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo Comitê Integra, teve início uma extensa programação de painéis temáticos. O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Emerson Fernandes, acompanhado do tenente-coronel Joanir Ricardo Pereira dos Santos, abordou o tema “O que é uma escola segura em termos de infraestrutura? ”.

Também foi apresentado o painel “Experiências de escolas públicas seguras”, conduzido por representantes da Secretaria da Educação e com a participação de diretores de escolas estaduais e municipais, além de representante do Proerd. Houve ainda a participação das colaboradoras do Comitê Integra, Marinez Chiquetti e Regina Panceri, com o painel “O plano de contingência na prática”.

Ao longo da tarde, a programação prosseguiu com o tema “Programas preventivos das forças de segurança”, com a participação da perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza; do subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Jofrey dos Santos Silva; da delegada da Polícia Civil, Patrícia Zimmermann d’Ávila; e do chefe do CyberGaeco, promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto.

O procurador do Ministério Público de Contas, Diogo Ringenberg, acompanhado do conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Gerson dos Santos Sicca, e do gerente de Operações Municipais do Badesc, Marselle Goulart, apresentou o painel “Alternativas de financiamento de projetos para a infraestrutura escolar”.

O tema “Uso de tecnologias nas escolas: segurança eletrônica” foi abordado pelo diretor de Administração da Secretaria da Educação, Cristiano Brum, junto ao secretário municipal de Educação de Governador Celso Ramos, Adilson Costa, e ao sócio da empresa Homolab, Luigi Silva Mota.

Por fim, o coordenador de Polícia Comunitária da SSP-SC, capitão PM Leonardo Baccin, apresentou os resultados do programa Escola Mais Segura, acompanhado pelo capitão PM Leandro Stadlober; pelo sargento PM Fernando da Silva Kahl; pelo sargento PM Marcelo Niquelati; e pelo sargento PM Rodrigo Mezadri.

O Seminário de Segurança Escolar marca a continuidade da estratégia estadual de construção de ambientes educacionais mais seguros, com educadores mais preparados, alunos mais protegidos e comunidades mais acolhidas.



Sobre o Comitê Integra

O Comitê Integra, composto por representantes do Legislativo e do Executivo, vem se consolidando como referência nacional em integração e governança. A Lei nº 18.878, de 4 de abril de 2024, sancionada pelo governador Jorginho Mello, instituiu o comitê vinculado à Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) com a finalidade de discutir políticas de aprimoramento da segurança nas escolas da rede estadual de ensino.

Atualmente, o Comitê é formado por mais de 30 instituições, entre elas a SSP-SC e as forças de segurança pública — Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar.




Ascom SSP

Sessão nesta quarta presta homenagem aos 25 anos da Escola do Legislativo Anterior

Sessão nesta quarta presta homenagem aos 25 anos da Escola do Legislativo

Câmara de Vereadores cria a “Galeria das Mulheres Parlamentares” Próximo

Câmara de Vereadores cria a “Galeria das Mulheres Parlamentares”

Deixe seu comentário