Bancada do Oeste discute demandas com secretários estaduais da Saúde, Agricultura e Infraestrutura
A Bancada do Oeste na Assembleia Legislativa promoveu, na manhã desta quarta-feira, dia 19, uma reunião com os secretários de Estado da Agricultura, Saúde e Infraestrutura para debater as demandas da região nessas áreas.
O deputado Mauro De Nadal (MDB), que coordena o colegiado, destacou que, durante o encontro, os deputados foram informados sobre diversas ações que estão em andamento, como melhorias nas SCs 283 e 355, e a criação de programas de crédito para produtores rurais e empresas de internet. Novas reivindicações também foram encaminhadas ao Governo do Estado, como a ampliação do Hospital Regional do Oeste e do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, disse, destacando a importância da atuação conjunta dos parlamentares do Oeste.
“São várias vozes levando as reivindicações em nome desta bancada e, com isso, elas ganham mais força no momento de encaminhá-las ao governo do Estado ou ao governo federal”, afirmou.
Durante a reunião, também foi decidido que a bancada apresentará emendas ao orçamento do Estado para a aquisição de equipamentos para o Hospital Regional do Oeste e para o Laboratório do Leite, de Pinhalzinho.
Com relação a um pedido apresentado pela deputada Luciane Carminatti (PT), para a viabilização da ampliação da estrutura do hospital de Caxambú do Sul, os parlamentares resolveram encaminhar o pleito ao Governo do Estado, tendo em vista o grande volume de recursos necessários para a obra, em torno de R$ 30 milhões.
Novos programas de crédito e portaria para suinocultores
Questionado pelos deputados, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini, apresentou as novas ações que vêm sendo formuladas pelo governo para o setor.
Ele destacou dois projetos. O primeiro, que já está em tramitação na Assembleia Legislativa, prevê a criação do Programa Coopera Agro SC, para a disponibilização de linhas de crédito específicas aos agricultores catarinenses vinculados a integradores, cooperativas rurais e empresas privadas do setor agroindustrial.
O segundo trata do Programa Sinal Bom, que será voltado ao estímulo da expansão da internet e da conectividade no meio rural. A iniciativa dispõe sobre a criação de uma linha de crédito subsidiado a empresas para estimular a infraestrutura de comunicação e melhorar a qualidade dos serviços prestados.
Na oportunidade, Chiodini também falou sobre a Portaria SAPE 50/2025, que estabelece medidas mínimas de biosseguridade que se tornam obrigatórias para granjas de suínos tecnificadas. As principais mudanças incluem o controle de acesso às propriedades, a implementação de barreiras sanitárias, a desinfecção regular de equipamentos e a gestão adequada de dejetos, com o objetivo de prevenir a entrada de doenças como a PSA (Peste Suína Africana) e a PSC (Peste Suína Clássica).
Investimentos nos hospitais
Por sua vez, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, descreveu os investimentos que vêm sendo realizados pelo governo em unidades hospitalares de municípios como Palmitos, Maravilha e Iporã do Oeste.
Em relação a uma das prioridades destacadas pela bancada — a ampliação do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó — Demarchi afirmou que irá utilizar, para essa finalidade, o valor de R$ 1 milhão destinado pelos deputados por meio de emendas ao orçamento. O recurso será aplicado especialmente para o aumento dos leitos de internação e de UTI.
Sobre a instalação de um hemocentro no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, no município de São Miguel do Oeste, e de um setor de hemodiálise no Hospital São José, em Maravilha, o gestor declarou que as ações ainda estão em estudo.
Melhorias em rodovias e ponte
Em outro ponto da reunião, o deputado Neodi Saretta (PT) questionou o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, sobre as melhorias programadas pelo governo para a SC-283, especialmente no trecho de 25 km que liga os municípios de Seara a Arabutã.
Em resposta, Comper reconheceu que o consórcio selecionado para realizar as obras está trabalhando devagar, mas que já foi providenciado o maquinário que possibilitará acelerar os trabalhos. Com relação às ações apontadas por Saretta como necessárias, como a ampliação da capacidade de tráfego e a criação de terceiras faixas, Comper afirmou que levará a questão ao governador Jorginho Mello, tendo em vista que, até o momento, só está prevista a revitalização da via.
Sobre outra demanda levantada pela bancada — a revitalização da SC-355, entre os municípios de Jaborá e Catanduvas —, foi informado que a empresa responsável teve o contrato rescindido. Uma nova licitação deverá ser publicada ainda este ano para a continuação dos trabalhos.
Por fim, Jerry Comper informou que a Secretaria de Infraestrutura está preparando uma nova licitação para a construção da Ponte do Macuco, em trecho da SC-283, em Itapiranga. Segundo ele, o projeto prevê elevar em três metros a pista de rodagem da estrutura, como forma de proteger a estrutura em casos de aumento do nível do rio Uruguai.
Agência AL
Mais sobre:



Deixe seu comentário