ASSEMBLEIA

Bancada do Oeste discute demandas com secretários estaduais da Saúde, Agricultura e Infraestrutura

Bancada do Oeste discute demandas com secretários estaduais da Saúde, Agricultura e Infraestrutura
Giovanni Kalabaide

A Bancada do Oeste na Assembleia Legislativa promoveu, na manhã desta quarta-feira, dia 19, uma reunião com os secretários de Estado da Agricultura, Saúde e Infraestrutura para debater as demandas da região nessas áreas.

O deputado Mauro De Nadal (MDB), que coordena o colegiado, destacou que, durante o encontro, os deputados foram informados sobre diversas ações que estão em andamento, como melhorias nas SCs 283 e 355, e a criação de programas de crédito para produtores rurais e empresas de internet. Novas reivindicações também foram encaminhadas ao Governo do Estado, como a ampliação do Hospital Regional do Oeste e do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, disse, destacando a importância da atuação conjunta dos parlamentares do Oeste.

“São várias vozes levando as reivindicações em nome desta bancada e, com isso, elas ganham mais força no momento de encaminhá-las ao governo do Estado ou ao governo federal”, afirmou.

Durante a reunião, também foi decidido que a bancada apresentará emendas ao orçamento do Estado para a aquisição de equipamentos para o Hospital Regional do Oeste e para o Laboratório do Leite, de Pinhalzinho.

Com relação a um pedido apresentado pela deputada Luciane Carminatti (PT), para a viabilização da ampliação da estrutura do hospital de Caxambú do Sul, os parlamentares resolveram encaminhar o pleito ao Governo do Estado, tendo em vista o grande volume de recursos necessários para a obra, em torno de R$ 30 milhões.



Novos programas de crédito e portaria para suinocultores

Questionado pelos deputados, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini, apresentou as novas ações que vêm sendo formuladas pelo governo para o setor.

Ele destacou dois projetos. O primeiro, que já está em tramitação na Assembleia Legislativa, prevê a criação do Programa Coopera Agro SC, para a disponibilização de linhas de crédito específicas aos agricultores catarinenses vinculados a integradores, cooperativas rurais e empresas privadas do setor agroindustrial.

O segundo trata do Programa Sinal Bom, que será voltado ao estímulo da expansão da internet e da conectividade no meio rural. A iniciativa dispõe sobre a criação de uma linha de crédito subsidiado a empresas para estimular a infraestrutura de comunicação e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Na oportunidade, Chiodini também falou sobre a Portaria SAPE 50/2025, que estabelece medidas mínimas de biosseguridade que se tornam obrigatórias para granjas de suínos tecnificadas. As principais mudanças incluem o controle de acesso às propriedades, a implementação de barreiras sanitárias, a desinfecção regular de equipamentos e a gestão adequada de dejetos, com o objetivo de prevenir a entrada de doenças como a PSA (Peste Suína Africana) e a PSC (Peste Suína Clássica).



Investimentos nos hospitais

Por sua vez, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, descreveu os investimentos que vêm sendo realizados pelo governo em unidades hospitalares de municípios como Palmitos, Maravilha e Iporã do Oeste.

Em relação a uma das prioridades destacadas pela bancada — a ampliação do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó — Demarchi afirmou que irá utilizar, para essa finalidade, o valor de R$ 1 milhão destinado pelos deputados por meio de emendas ao orçamento. O recurso será aplicado especialmente para o aumento dos leitos de internação e de UTI.

Sobre a instalação de um hemocentro no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, no município de São Miguel do Oeste, e de um setor de hemodiálise no Hospital São José, em Maravilha, o gestor declarou que as ações ainda estão em estudo.



Melhorias em rodovias e ponte

Em outro ponto da reunião, o deputado Neodi Saretta (PT) questionou o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, sobre as melhorias programadas pelo governo para a SC-283, especialmente no trecho de 25 km que liga os municípios de Seara a Arabutã.

Em resposta, Comper reconheceu que o consórcio selecionado para realizar as obras está trabalhando devagar, mas que já foi providenciado o maquinário que possibilitará acelerar os trabalhos. Com relação às ações apontadas por Saretta como necessárias, como a ampliação da capacidade de tráfego e a criação de terceiras faixas, Comper afirmou que levará a questão ao governador Jorginho Mello, tendo em vista que, até o momento, só está prevista a revitalização da via.

Sobre outra demanda levantada pela bancada — a revitalização da SC-355, entre os municípios de Jaborá e Catanduvas —, foi informado que a empresa responsável teve o contrato rescindido. Uma nova licitação deverá ser publicada ainda este ano para a continuação dos trabalhos.

Por fim, Jerry Comper informou que a Secretaria de Infraestrutura está preparando uma nova licitação para a construção da Ponte do Macuco, em trecho da SC-283, em Itapiranga. Segundo ele, o projeto prevê elevar em três metros a pista de rodagem da estrutura, como forma de proteger a estrutura em casos de aumento do nível do rio Uruguai.




Agência AL

São Miguel do Oeste conquista 3º lugar no Pilar Sustentabilidade do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 Anterior

São Miguel do Oeste conquista 3º lugar no Pilar Sustentabilidade do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025

Ocorrência de estelionato é registrada no município de Itapiranga Próximo

Ocorrência de estelionato é registrada no município de Itapiranga

Deixe seu comentário