Vereadora solicita implantação de Serviço Municipal de Urgência e Emergência Odontológica
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou nesta terça-feira, dia 18, uma moção de apelo solicitando a implantação de um Serviço Municipal de Urgência e Emergência Odontológica. O pedido é da vereadora Cris Zanatta (PSDB), e é destinado ao prefeito e à secretária de Saúde.
A sugestão da vereadora é que o serviço tenha atendimento em fins de semana, feriados e fora do horário comercial, utilizando o modelo de credenciamento de cirurgiões-dentistas. A vereadora destaca que a proposta, baseada no credenciamento de profissionais, oferece viabilidade financeira ao Município, garante agilidade de implantação e permite que o pagamento seja feito por atendimento realizado, conforme a demanda.
Cris Zanatta argumenta que a população enfrenta dificuldades no atendimento odontológico em situações emergenciais, como dores agudas, infecções, fraturas dentárias ou acidentes. Tais ocorrências, afirma, muitas vezes ocorrem fora do expediente dos postos de saúde.
A autora ressalta que, nessas circunstâncias, o cidadão fica sem assistência adequada ou acaba recorrendo ao atendimento particular. A ausência do serviço de urgência odontológica, acrescenta, “gera sofrimento, agrava quadros clínicos e, em alguns casos, causa sobrecarga nos atendimentos médicos de pronto atendimento”.
A proposta, segundo a vereadora, é uma “iniciativa de caráter preventivo, humanitário e alinhada aos princípios do SUS, assegurando o direito à saúde e ao atendimento digno, contínuo e universal”.
Câmara de Vereadores
Mais sobre:




Deixe seu comentário