Comissão avalia infraestrutura do parque e debate últimos detalhes para a Faismo 2025 |
Semana terá calor e termina com fortes temporais em SC
A segunda-feira, dia 3, começou com temporais isolados nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, devido a atuação de uma área de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera. No decorrer do dia, a influência desse sistema ainda mantém o tempo instável com condições para pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente nas áreas do centro/leste do estado, incluindo as regiões dos Planaltos, Litoral e Vale do Itajaí.
Entre a terça e a quinta feira as instabilidades diminuem, com alguns períodos em que a chance de chuva é maior, mas com fraca intensidade. Ao longo do período, por conta do aumento das temperaturas, há chance de temporais isolados ente as tarde e noites.
Na terça-feira, dia 4, o dia será de tempo mais firme em grande parte do estado, exceto no leste catarinense, onde ainda há condições para chuva fraca e isolada, devido a circulação marítima, especialmente na madrugada e à noite. Na quarta-feira, dia 5, o calor e a disponibilidade de umidade seguem favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva e temporais bem isolados, entre o leste e norte do estado. Na quinta-feira, dia 6, a circulação marítima mantém a condição para chuvas fracas no Litoral. Já nas demais regiões, o tempo permanece firme.
Nesse período, as temperaturas permanecem mais altas pelo estado. Entre essa segunda e terça-feira, elas variam entre 25°C e 28°C à tarde na maioria das regiões, com valores próximos dos 30°C no Oeste. Já na quarta-feira, o calor ganha força sobre o leste do estado, com marcas entre 28°C e 34°C ao longo de todo o Litoral. Entre quinta, dia 6, e sexta-feira, dia 7, com o aumento das instabilidades, as temperaturas diminuem em todas as regiões.
INSTABILIDADES GANHAM INTENSIDADE NO FINAL DA SEMANA
Entre a sexta-feira e o sábado, dia 8, o tempo será influenciado por um sistema de baixa pressão e posterior formação de um ciclone extratropical em alto mar, próximo da costa do sul do Brasil. Este sistema provoca temporais, vendavais e agitação marítima.
Na sexta-feira, há risco para temporais acompanhados de chuva intensa e vendavais, além de raios e eventual queda de granizo. As instabilidades começam a se desenvolver no Grande Oeste e áreas de divisa com o RS ainda na madrugada/manhã e se deslocam para as demais regiões do estado — Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte — entre a manhã e o final do dia.
Entre a noite de sexta e principalmente no sábado, a formação do ciclone em alto mar provoca rajadas de vento sul, com velocidade média entre 30 e 40 km/h e rajadas entre 70 e 90 km/h, especialmente no litoral e áreas próximas.
Os horários e as áreas de atuação de cada um dos fenômenos — entre a sexta-feira e o sábado — dependerão do deslocamento e formação do sistema de baixa pressão. Com isso, a Secretaria da Proteção e Defesa Civil reitera a necessidade e importância de acompanhar diariamente os boletins e Avisos emitidos, devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.
Defesa Civil
Mais sobre:







Deixe seu comentário