ENEM 2018

Prepare-se! A primeira prova é neste domingo

Prepare-se! A primeira prova é neste domingo
Divulgação

Faltam poucos dias para o Enem 2018, e cada minuto é decisivo para os estudantes aprimorarem seus conhecimentos. Este ano, o exame terá provas aplicadas em dois domingos seguidos, 4 e 11 de novembro. No primeiro dia, serão cinco horas e meia para o participante resolver questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. Já no segundo dia, serão cinco horas para desenvolver as questões propostas de ciências da natureza e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias.

Dos 5,5 milhões de inscritos no Exame, 3,4 milhões já sabem onde farão as provas nos dias 4 e 11 de novembro. O cartão de confirmação da inscrição pode ser acessado pela página do participante ou pelo aplicativo do Enem 2018, disponível gratuitamente nas plataformas digitais. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Todas as informações podem ser obtidas pela página do Enem na internet. O documento informa o número de inscrição; o local de prova, com endereço e número da sala; as datas e os horários do exame; a opção de língua estrangeira escolhida, os atendimentos específicos ou especializados e recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados.

Não é obrigatório levar o cartão de confirmação impresso no dia das provas, apenas caneta esferográfica de tubo transparente e documento oficial com foto (documentos digitais não serão aceitos). O Inep, entretanto, orienta o participante a imprimir e levar o cartão de confirmação, assim como sugere que todos façam o trajeto antes do dia do exame, para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar ao local de prova, evitando atrasos no dia da aplicação.

O EXAME

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação da qualidade do Ensino Médio, e fornece subsídios para a melhoria na educação. Realizado por milhões de participantes, o Exame acontece uma vez por ano, e serve também para o candidato conseguir uma bolsa de estudo em faculdade particular, entrar na universidade pública sem fazer vestibular, obter financiamento estudantil, e propiciar o desenvolvimento pessoal e profissional. 

Sabendo da importância do Enem, a cada ano as escolas têm incentivado mais e preparado melhor seus estudantes para conseguir bons resultados na prova. Em São Miguel do Oeste, os professores da Escola de Educação Básica Dr Guilherme José Missen buscaram preparar os alunos ao longo do ano, e recentemente elaboraram um material com a participação do Grêmio Estudantil, para melhor informar os estudantes sobre esta prova que é de grande importância. "A Escola vem desenvolvendo um trabalho colaborativo para que se aumente a participação dos alunos nas avaliações externas, principalmente do Enem, pois é um caminho para o acesso ao Ensino Superior, baseado no conhecimento adquirido ao longo do percurso formativo", afirma a diretora da escola, Mayara Lucia Dalpiaz.

Entre diversas dicas levantadas, expostas em mural e apresentadas aos alunos, os professores ressaltam como é a prova do Enem. Segundo os educadores, cada prova objetiva tem 45 questões, somando no total, 180 questões de múltipla escolha. Cada questão da prova objetiva tem cinco opções de resposta e apenas uma resposta correta. Sobre as questões objetivas, os professores ainda orientam que o melhor é fazer de forma eliminatória, eliminando as erradas, assim aumentando a porcentagem de acertos. "Não se prenda em questões com dúvidas, siga adiante e retorne depois para analisá-las. Evite "chutes", pois a TRI (Teoria de Resposta ao Item) irá identificar, reduzindo as chances de acertos", alertam.

REDAÇÃO

Para os candidatos, um dos grandes desafios do Enem é a redação. Neste sentido, os professores da E.E.B. Dr Guilherme José Missen destacam que a redação deve ter o mínimo de sete linhas e o máximo de 30 linhas.

Entre as dicas dos profissionais estão: ler com atenção os textos norteadores, as palavras chaves destes textos; definir o tema; fundamentar o seu ponto de vista; apresentar alguma citação de algum autor sobre o tema; apresentar uma possível solução para a questão em discussão.

Tenha cuidado, pois algumas situações podem zerar a pontuação: fuga total ao tema; não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; texto com até sete linhas; impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto; redação em branco, mesmo com texto em rascunho; cópia do texto motivador; fazer a redação fora do local designado.


PREPARAÇÃO EMOCIONAL PARA A PROVA

Conheça suas emoções: Pressão dos pais, excesso de expectativa, ansiedade, medo de não ser aprovado, insegurança, medo do fracasso, medo do sucesso, falta de autoconfiança e falta de apoio são alguns dos principais fatores que levam ao desequilíbrio emocional durante a prova. Identifique o que está te deixando nervoso e tente resolver a questão antes do Enem.

Sinta-se merecedor: Compreenda que cada pessoa colhe justamente aquilo que plantou, de acordo com a sua dedicação, foco e merecimento. 

Entenda sua capacidade de realização: Lembre-se: você nasceu com a capacidade de realizar, transformar e fazer qualquer movimento em sua própria vida. 

Respeite seus limites: Faça pausas a cada hora de estudo, durma bem e permita-se descansar a mente. 

Reconheça seu potencial: Faça uma lista de todas as suas competências, talentos e potenciais, e tenha esses itens sempre em mente. 

Tenha um propósito: Aonde você quer chegar? Quais seus maiores sonhos?  

Respire: Cinco minutos diários de inspirações e expirações longas e profundas são suficientes. 


* As dicas dos professores foram baseadas nas suas experiências com o Enem, nos portais do Inep, Brasil Escola, e Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional.


Administração projeta novos investimentos Anterior

Administração projeta novos investimentos

O Enem pode transformar sonhos em realidade! Próximo

O Enem pode transformar sonhos em realidade!

Deixe seu comentário