OPORTUNIDADE

O Enem pode transformar sonhos em realidade!

O Enem pode transformar sonhos em realidade!
Arquivo Pessoal

Para alguns, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma simples prova para avaliar conhecimentos do Ensino Médio, para outros o exame é uma grande oportunidade e um primeiro passo para a realização de um sonho, o de ingressar no ensino superior e garantir uma formação profissional de maneira gratuita. Uma oportunidade real e possível! Vitor Daniel Picinin de São Miguel do Oeste é prova disso. O jovem de 19 anos é um dos milhares de estudantes que comprovaram que o Enem pode tornar o sonho da formação em realidade. Em 2017, o estudante fez o Enem, e devido ao seu bom desempenho na prova, hoje é acadêmico de Medicina na Universidade Federal de Santa Maria.

Porém, como é um exame com grande concorrência, é preciso se preparar com dedicação para conseguir bons resultados. Sabendo desta realidade, Vitor Picinin se dedicou muito para conquistar uma boa pontuação. "Eu fiz o Enem nos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017. Sendo que os três primeiros anos foram, respectivamente, no primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio. Em 2017 foi o ano em que eu me preparei para prova e consegui minha aprovação", comenta.

Vitor revela que deve o incentivo inicial a sua família, em especial a sua mãe, que desde criança o incentivou a estudar e a acreditar nos seus sonhos. "Ainda no Ensino Médio, eu já tinha o desejo de prestar vestibular para medicina, porém, ainda não tinha muita noção do que era necessário para isso, então por volta da metade do ano de 2016 comecei a pesquisar mais sobre o Enem e comecei meus estudos para a prova, mas devido ao pouco tempo e a minha inexperiência para estudar, nesse ano não consegui nota suficiente", relata o jovem.

No entanto, o estudante não desistiu, e em 2017 passou o ano todo se preparando para a prova. Estudava manhã, tarde e noite, todavia, mantinha intervalos curtos a cada uma hora de estudo e intervalos maiores nos horários das refeições, o que o possibilitava não ficar "entediado" e assim melhorar seu rendimento. "Nesse mesmo ano, estudei por cursinhos online e dediquei um maior tempo para estudar conteúdos que valiam mais nota e que eu tinha dificuldade, como matemática e redação, que depois vieram a ser minhas maiores notas, sendo 877,9 e 960 pontos, respectivamente", comemora.

Conforme o jovem que estudou em escola pública, o Enem 2017 teve um estilo parecido com as provas passadas, porém, ele sentiu que a prova estava exigindo um pouco mais de conhecimento prévio. No entanto, devido à grande quantidade de questões e a redação, o que mais o deixou preocupado era o tempo, e nos dois dias de prova ficou entre os últimos a sair da sala. Com toda essa dedicação, Vitor conseguiu aumentar muito a sua pontuação em comparação com o ano anterior, o que o possibilitou uma nota suficiente para o curso pretendido em uma certa quantia de faculdades públicas. Sendo assim, optou por medicina na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), na qual, hoje, é aluno do segundo semestre.

  MEDICINA: DO SONHO A REALIDADE

"Sempre tive um interesse pela área da Saúde e ainda no início do Ensino Médio comecei a me interessar pela medicina, mesmo sabendo que o ingresso no curso era difícil e ouvindo até mesmo que era um 'sonho impossível'. No entanto, apesar das adversidades, minha vontade de ser médico era maior e assim, foquei em fazer o que fosse necessário para que meu sonho se tornasse realidade. Nesse sentido, iniciei meus estudos, consegui minha aprovação e no início de 2018 me tornei acadêmico de medicina", salienta.


SEGUE A DICA PARA QUEM VAI FAZER A PROVA

Nos próximos dias 4 e 11 de novembro, já acontecem as provas do Enem 2018, e o jovem de SMOeste e agora acadêmico de Medicina dá a dica. "O Enem, atualmente, é um dos principais métodos de entrada no ensino superior. Com base na minha experiência, creio que, nessa reta final, vale a pena revisar conteúdos que costumam cair com mais frequência na prova, bem como, dar um foco especial para a redação. No entanto, é importante que os alunos se mantenham calmos e evitem estudar de forma exagerada nos dias que antecedem a prova, o que pode gerar um estresse que prejudique seu desempenho", aconselha.

Vitor ainda destaca uma técnica que o ajudou na hora da prova, que foi dar uma lida bem rápida nas questões (cerca de 10 a 15 minutos) e classificar as perguntas em fáceis, médias e difíceis, e depois resolve-las nessa mesma ordem, já que o método de correção do Enem (TRI) costuma dar uma nota um pouco maior para quem acerta um maior número de questões fáceis e médias.


Prepare-se! A primeira prova é neste domingo Anterior

Prepare-se! A primeira prova é neste domingo

Homem é preso com cigarros contrabandeados Próximo

Homem é preso com cigarros contrabandeados

Deixe seu comentário