Seu filho foi vacinado contra as doenças pneumocócicas?

A grande preocupação é com as possíveis sequelas decorrentes destas infecções

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a doença pneumocócica é a principal causa de morte prevenível por meio da vacinação, em crianças com menos de cinco anos de idade, em todo o mundo. A grande preocupação dos especialistas é com as possíveis sequelas decorrentes destas infecções. A meningite pneumocócica, por exemplo, pode provocar surdez, sequelas neurológicas e letalidade superior a 30% em crianças menores de cinco anos de idade.

O pneumococo é uma bactéria que reside normalmente na faringe de pessoas saudáveis. Enquanto apenas 1% da população em geral é portadora dessa bactéria, até 60% das crianças podem ser portadoras do pneumococo. Esta alta taxa de colonização faz com que o uso de antibióticos seja ainda mais importante na seleção e disseminação de cepas resistentes. Em ambientes em que há confinamento como creches e escolas, podem-se observar taxas maiores de colonização e resistência. Embora colonização não seja doença, a OMS aceita este indicador como preditivo do que pode ocorrer na comunidade.

De acordo com a médica Daniele Piske Pohlmann (CRMSC 9942 - RQE 4433), a disseminação do pneumococo ocorre de pessoa a pessoa através de gotículas de secreções respiratórias, sendo favorecida pelo grau de proximidade (por exemplo  em creches, escolas, quartéis e asilos), infecção concomitante como gripe, pelo clima frio e pela tendência de ambientes fechados com pouca ventilação.

Segundo a profissional, a prevenção é uma estratégia viável para diminuir o impacto das doenças pneumocócicas, e pode ser realizada através da vacinação. Desde 2010, o Ministério da Saúde incluiu a vacina pneumocócica 10 valente no calendário básico de vacinação para as crianças menores de dois anos de idade. Porém, as clínicas privadas de vacinação dispõem da vacina pneumocócica 13 valente, que é a única que confere proteção contra os sorotipos 3, 6A e 19A. Dentro os sorotipos de pneumococo, destaca-se o 19A, responsável por cerca de 35% das doenças invasivas e frequentemente resistentes a antibióticos, sendo considerado um dos mais agressivos para doenças como pneumonia e meningite. "A Sociedade Brasileira de Pediatria indica a vacina pneumocócica para todas as crianças menores de cinco anos de idade. Consulte seu médico e proteja sua família", aponta Daniele.

Complexa e com múltiplas manifestações, a doença pneumocócica inclui:

*Meningite (Inflamação das membranas que envolvem o sistema nervoso central);

*Septicemia (Infecção generalizada);

*Bacteremia (Infecção na corrente sanguínea);

*Pneumonia (Inflamação dos pulmões, geralmente devida à infecção);

*Otite média (Inflamação do ouvido, geralmente devida à infecção).

Distúrbio de Ereção: problema com tratamento e cura Anterior

Distúrbio de Ereção: problema com tratamento e cura

Frutas e vegetais: o desafio de incluí-los no cardápio Próximo

Frutas e vegetais: o desafio de incluí-los no cardápio

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso