logo RCN

Santa Helena - 20 anos de história

Constituído por 12 comunidades do interior (Liberdade, Aparecida, Vinte Colônias, Bela Vista, Quadro Santo Antônio, Cantina Alta, Cantina, Imperial, Três Encruzilhadas, Santa Ana - (faltam duas?)), o município conta com uma população de 2.382 habitantes, sendo que, destes, 70% vivem na zona rural e apenas 30% na zona urbana, o que caracteriza a economia do município, que é essencialmente agrícola e formada por pequenos agricultores familiares. A pecuária, bem diversificada tem como  destaques o rebanho de gado leiteiro, gado de corte, suinocultura e avicultura, diversificando a renda dos produtores rurais, juntamente com as culturas temporárias de feijão, fumo, milho, soja, laranja, arroz, mandioca, cana-de-açúcar, batata e alho.

Situada no extremo oeste catarinense, com uma área de 80,9 km², Santa Helena tem como via de acesso a SC-493. Com relevo constituído de planaltos, torna o município belo em paisagens naturais, com vales e cachoeiras. Uma cidade pequena, tranquila, mas de povo trabalhador e determinado. Entre as festas e atrativos turísticos se destacam: a Extenoleite, o Baile do Chopp, Encontro de Clube de Mães e Natal das Crianças.

História

A colonização do território de Santa Helena iniciou a partir de 1949, quando se instalaram na região imigrantes de origem germânica e italiana provindos das antigas colônias europeias do Rio Grande do Sul. Já a emancipação de Santa Helena foi fruto de um movimento que ocorreu durante os primeiros anos da década de 90. Em 9 de janeiro de 1992, o município conquistou sua emancipação.
 

Santa Helena - 20 anos de história Anterior

Santa Helena - 20 anos de história

Elas quebram paradigmas Próximo

Elas quebram paradigmas

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso