Não descuide, fique atento aos sinais do câncer de pele

  • Divulgação -

Para profissionais da Saúde, número crescente de casos na região é preocupante

Com a chegada dos dias quentes, a exposição ao sol torna-se ainda mais perigosa. Na região, o número de casos de câncer de pele aumenta de maneira significativa, e preocupa. Prova desta grande incidência da doença foi registrada no Posto de Saúde da comunidade do distrito de São Pedro Tobias que, em menos de um ano, identificou oito casos de câncer de pele. Para o secretário de Saúde de Dionísio Cerqueira, João Stahl, este dado é preocupante, porém, ao mesmo tempo, revela que a equipe de Saúde está atenta às lesões na pele, o que possibilitou todas essas identificações de casos pré-malignos e malignos.
Conforme o secretário, com as novas estruturas e equipamentos para pequenas cirurgias ambulatoriais, o trabalho de identificação e diagnóstico de doenças graves, como o câncer de pele, é facilitado, pois antes eram encaminhados para grandes centros. Na avaliação do médico do ESF (Estratégia de Saúde) do distrito de São Pedro Tobias, Vanderlei de Oliveira (CRM 15561), a incidência na região, acima da média, se deve ao fototipo da pele da população ser de prevalência alemã ou italiana, com pele clara.
De acordo com o profissional da Saúde, o câncer de pele se apresenta com o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. “Estas células se dispõem formando camadas e, de acordo com cada camada afetada, assim se definem os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, e o mais perigoso é o melanoma”, explica.
Oliveira destaca que a radiação ultravioleta, que se concentra nas cabines de bronzeamento artificial e raios solares, é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele. O pedido é para que a população procure um Posto de Saúde e agende uma avaliação, se tiver uma lesão ou mancha suspeita na pele, pois o câncer de pele é o de maior incidência no Brasil e sua principal causa é o descaso.

TIPOS
Segundo o médico, o carcinoma basocelular é o mais frequente e representa 70% dos casos. Sendo mais comum após os 40 anos, em pessoas de pele clara. Seu surgimento está diretamente ligado à exposição solar acumulada durante a vida. Ele pode destruir os tecidos à sua volta, atingindo até cartilagens e ossos.
O segundo tipo mais comum é o carcinoma espinocelular, que pode disseminar por meio de gânglios e provocar metástase. Conforme o profissional, entre suas causas estão: exposição prolongada ao sol, principalmente sem a proteção adequada; tabagismo; exposição a substâncias químicas e alterações na imunidade.
Já o melanoma é o tipo mais perigoso, com alto potencial de produzir metástase. Pode levar à morte se não houver diagnóstico e tratamento precoce. É mais frequente em pessoas de pele clara e sensível. Normalmente, inicia com uma pinta escura. De acordo com o médico, além do protetor solar, é importante que as pessoas façam uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença.

 

Cultura que impulsiona para o desenvolvimento Anterior

Cultura que impulsiona para o desenvolvimento

A ligação entre a saúde bucal e o bem-estar Próximo

A ligação entre a saúde bucal e o bem-estar

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso