logo RCN

Investimentos feitos em Santa Helena em 2011

  • Divulgação -

Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer

Atendendo a 160 estudantes do Ensino Fundamental e 70 alunos do Ensino Infantil pertencentes à Escola Municipal Cinderela, a Secretaria de Educação de Santa Helena desenvolve anualmente um amplo trabalho de planejamento. Por meio desta secretaria, são desenvolvidas capacitações aos mais de 20 educadores e profissionais da área. Os estudantes de Santa Helena também recebem kits escolares, uniformes e alimentação balanceada, com acompanhamento de uma nutricionista.

Para a educação infantil, a secretaria também investe em brinquedos para garantir maior qualidade no processo de ensino-aprendizagem. Nas datas especiais celebradas no decorrer do ano, os estudantes santa-helenenses participam de programações diferenciadas, incluindo ações culturais e festivas. Para garantir melhor qualidade de vida aos estudantes do município, a Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, desenvolve o PSE (Programa Saúde na Escola), que inclui uma série de atividades saudáveis e educativas no dia a dia das crianças e dos jovens. Na área de transporte escolar a secretaria atende a todos os alunos das redes municipal e estadual de ensino, incluindo os alunos da Apae de Tunápolis.

No setor de Cultura, anualmente a secretaria promove o tradicional Desfile de 7 de Setembro, envolvendo estudantes e entidades, em lindo espetáculo realizado na Avenida de Santa Helena.

 

Secretaria de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação desenvolve ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) voltadas à proteção social básica destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social; para tanto, dispõe de uma equipe técnica qualificada que trabalha conjuntamente com as demais secretarias e setores.

O financiamento das ações da Assistência Social recebe o aporte dos governos Federal, Estadual e Municipal, onde, com esses recursos são desenvolvidos vários serviços como:

* PAIF- Programa Atenção Integral às Famílias- desenvolvido pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) - com o intuito de fortalecer os vínculos familiares de diversas formas.

* Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, antigo PETI - destinado a atender crianças e adolescentes, buscando, além de preencher o tempo ocioso dos mesmos, ofertar o convívio social, fortalecer e criar valores e integração e lazer.

Além destes serviços, o CRAS deste município oferece, entre outras atividades, projetos, grupos de convivência - todos com o objetivo principal de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. A secretaria desenvolve ações com a Terceira Idade através de encontros  quinzenais, visitas domiciliares, jogos, dança e outros encaminhamentos. Presta orientação às Associações de Mães e Damas do município, trabalha com o Cadastro Único, assessora os conselhos municipais ligados à assistência; oferece cursos artesanais promovidos semanalmente no município e, também em parceria com a Epagri, Senar, Senac e outras, desenvolve vários projetos no decorrer do ano, disponibilizados a toda população santa-helenense.

 

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realiza diversos programas para auxiliar os agricultores no exercício das atividades para a preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento econômico do setor agropecuário.

- Equipe técnica formada por profissionais orientam os agricultores quanto aos procedimentos de renovação do Bloco de Produtor Rural, e os técnicos agropecuários e um veterinário fazem os atendimentos nas propriedades.
- Programa de Inseminação Artificial.
- Prestação de serviços de máquinas para fazer silagem, distribuir calcário e adubo orgânico. Também, serviços de retroescavadeira e trator de esteira para abrir açudes, reservatórios de água e fazer cisternas e demais serviços nas propriedades.
- Troca-troca de sementes de milho.
- Incentivo para o plantio de pastagens de inverno.
- Subsídio na cobertura dos silos de silagem com pedras.


Secretaria de Transportes e Obras

Os serviços de manutenção das estradas do interior e embelezamento da cidade é o principal foco de atuação da Secretaria de Transportes e Obras. Além disso, a atenção é voltada para ações de urbanismo e auxílio nas obras, que prometem aumentar o desenvolvimento econômico e social do município. Nesse sentido, a Administração Municipal executará nos próximos dias, através de empresa terceirizada, o cascalhamento de mais de 17 km de estradas do interior do município, e trabalha intensamente para adquirir uma motoniveladora (patrola) para melhor estruturar e, dessa forma, atender a demanda de serviços de recuperação de estradas e terraplanagens. Outro setor onde o município investe incessantemente é na pavimentação de ruas da cidade, com pedras irregulares (calçamento), sendo que mais de 12 mil m² de calçamento estão sendo executados no município.  

 

Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde de Santa Helena presta atendimentos à população por meio de programas desenvolvidos pelo município e também em parceria com o Governo Federal,  Estado e consórcios:

- Três médicos dão consultas diárias, o que possibilita a realização de visitas domiciliares aos pacientes.
- Dois dentistas atendem no Posto de Saúde e também em parceria com o setor de Educação em atividades preventivas à saúde bucal dos estudantes. O Programa Saúde na Escola deve ser implementado no decorrer deste ano.
- Profissionais das áreas de nutrição, fisioterapia e psicologia atendem aos pacientes encaminhados pelos médicos do município. Além disso, aquele que necessita de atendimento especializado é encaminhado para consultórios, clínicas e hospitais de outras cidades.
- A locomoção é feita de forma gratuita, com veículos da secretaria, hoje composta por uma ambulância e dois veículos para o transporte de pacientes. O município já adquiriu mais uma ambulância nova através de parceria com o Governo do Estado, por R$ 119mil, e outra meta para este ano é a aquisição de um veículo para a Vigilância Sanitária, com recursos próprios.
- Dois profissionais atuam na Vigilância Sanitária de Santa Helena e tratam, entre outras questões, da prevenção à dengue.
- Mensalmente são desenvolvidas atividades com os grupos de diabéticos, hipertensos e gestantes.
- A Farmácia Básica oferece 290 tipos de medicamentos, gratuitos.
- A população também pode fazer mais de 30 tipos de exames de sangue no município.

A Secretaria de Saúde ainda tem cotas mensais de exames de Raios-X e ressonância, o que possibilita atender grande parte da demanda desses tipos de exames.

 

Comer chocolate com moderação só traz benefícios à saúde Anterior

Comer chocolate com moderação só traz benefícios à saúde

Santa Helena - 20 anos de história Próximo

Santa Helena - 20 anos de história

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso