Gestação com exercícios e um parto mais tranquilo

  • da web -

O trabalho de parto fica facilitado nas mulheres que sempre fizeram algum tipo regular de exercício

Exercícios físicos fazem muito bem ao físico e à mente. Mas na gravidez, é preciso ter algumas precauções para não prejudicar a futura mamãe e o bebê que está para nascer. Neste período, onde há um turbilhão de transformações, a mulher precisa de informações para se conhecer melhor, cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos. Foi pensando nisso que a professora de Educação Física, Gisele Gaideczka, estudou os exercícios mais indicados para cada fase da gestação e para o pós-parto. Este estudo resultou no Programa Performance Mais Vida, que inclui prescrição e orientação de atividades físicas, palestras e atendimento nutricional.
De acordo com Gisele, o Performance Mais Vida é um programa personalizado no qual cada gestante é atendida de forma diferenciada, de acordo com seu condicionamento físico e fase (pré-gestação, trimestre de gestação e pós-parto). "O objetivo da atividade física durante a gravidez é o de manter a boa forma física e preparar a gestante para o parto", salienta a professora. Os exercícios desenvolvem o tônus muscular, a força e a resistência necessárias para que o corpo carregue o peso extra da gravidez e vão preparar para o esforço do trabalho de parto e ainda colaboram para o corpo voltar à forma depois que o bebê nascer. A atividade física na gestação também diminui desconfortos físicos, como dores nas costas, prisão de ventre, fadiga e inchaço, além de ajudar a manter o humor mais estável, a autoestima e o sono em dia.
Alguns médicos citam a ocorrência bem menor de complicações pós-parto nas mulheres que seguiram um programa regular de exercícios durante a gestação. O trabalho de parto fica facilitado nas mulheres que sempre fizeram algum tipo regular de esporte ou exercício, principalmente da musculatura abdominal. É importante lembrar que a prática dos exercícios físicos deve, sempre, ser orientada por um profissional de Educação Física para evitar complicações e movimentos mal executados. Já as gestantes precisam ter acompanhamento especial do professor, com a supervisão do obstetra, para indicar quais os exercícios deve fazer e com qual carga. "Vale lembrar que a prática de exercício físico precisa ser feita com roupa adequada, e o alongamento antes e depois é indispensável", enfatiza Gisele.
 
PÓS-PARTO
A nova mamãe não vê a hora de ter seu corpo de volta ao normal, mas é bom começar devagar. Primeiro, é preciso se certificar de que está fisicamente pronta. Depois, é dado o início ao processo de retomar a forma antiga com uma série de alongamentos e exercícios para firmar o corpo. Quando conseguir, haverá a necessidade de acrescentar uma segunda série de exercícios. Para os casos de cesariana, assim que o médico liberar, a indicação é iniciar com abdominais leves e exercícios para o assoalho pélvico.
Ter tempo e principalmente energia para atividades físicas com um bebê para cuidar pode ser bem complicado. Mas há maneiras de incorporar o filho a uma rotina diária de exercícios, como, por exemplo, levando-o no carrinho para uma boa caminhada em um parque, nas ruas do seu bairro ou até numa ida a pé ao supermercado. Gisele explica que as mamães também podem levar o bebê à academia e fazer exercícios, como o ioga, junto com o pequenino, seguindo as orientações do professor.

 DICA PARA AS GESTANTES

- Faça exercícios leves, regularmente, de três a cinco vezes por semana;

- Evite movimentos de balanço e faça sempre exercícios sobre uma superfície estável que não ofereça impacto ou choque, aos pés e articulações;

- Faça aquecimento pelo menos 10 minutos antes de iniciar suas atividades;

- Evite fazer exercícios onde o quadril e pernas fiquem acima do nível do peito, evitando com isso que o fluxo do sangue seja conduzido muito bruscamente para a cabeça;

- Ao levantar do chão, faça-o suavemente para evitar a hipotensão (queda brusca da tensão arterial);

- Mulheres sedentárias devem começar mais lentamente do que as mulheres acostumadas a se exercitarem;

- Se sentir qualquer sintoma anormal ou diferente, pare imediatamente a atividade física e procure seu obstetra;

- Exercícios não devem ser executados pressionando a barriga para baixo após o quarto mês de gestação;

- Exercícios que envolvam prender a respiração devem ser evitados;

- A ingestão de calorias deve ser adequada para encontrar, não somente a energia necessária para a gestação mas também em razão da execução dos exercícios;

- Antes de iniciar qualquer atividade física, a mulher deve ser examinada por um médico obstetra, para saber quais os exercícios que deve evitar e quais são as atividades contraindicadas para o seu caso;

- Mulheres com contraindicações absolutas não devem se exercitar;

- O exercício físico pode ser benéfico para a gestante durante a gravidez e também para o feto, quando executado com segurança.

 

 

Quase 70 Anterior

Quase 70

Laser de CO2 fracionado: uma novidade para revolucionar Próximo

Laser de CO2 fracionado: uma novidade para revolucionar

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso