Editorial

Empreender. Mais do que um simples verbo. Se conjugado a sério, pode trazer grandes transformações na vida das pessoas. Há muitas histórias de empresas que surgiram e cresceram pelo simples fato de se acreditar em uma ideia e empreender. E isso modifica não só a vida de seus idealizadores, mas também de todos que estão à sua volta. Cria empregos, gera riqueza, alimenta sonhos...
 Empreendedor é aquele que modifica formas, constrói o seu próprio jeito de fazer, cria...inova. Uma palavra um tanto nova para o vocabulário, mas que enfeitiça e compõe o cenário pujante de muitas cidades. É o empreendedor que 'põe pilha', que busca novidades, que impõe ousadia aos negócios. E ele não tem perfil engessado, é aberto, tem características próprias, apesar de elas não se repetirem, todas, em todos os empreendedores; uma todos tem: ele acredita e faz qualquer coisa virar um bom negócio. E se não deu certo, ele encara como aprendizado e vai para o próximo passo e ousa novamente.
 Para o diretor técnico do Sebrae de Santa Catarina, Anacleto Ortigara, a atitude de empreender é muito mais do que uma aventura e sim uma atitude de buscar com consistência um projeto criterioso. "Estamos hoje em um cenário que os empreendedores vão muito além do mínimo para se montar um negócio. Hoje se tem muito mais pessoas com tempo investido nesse preparo e a atitude de empreender vem com o preparo para tal, não sendo um movimento pela emoção. A decisão sobre determinado negócio tem base no preparo", enfatiza.
 Empreender não depende de critério, segundo Ortigara, mas algumas condições devem ser observadas para sair de uma ideia e entrar no projeto. "O primeiro passo é a ideia, o segundo passo é o projeto e o terceiro é o negócio propriamente dito. Quando se tem uma ideia, ainda é uma situação abstrata, mas saindo dela e colocando-a de forma organizada se tem um projeto, e com ele você tem a estrutura e a envergadura do futuro negócio. Validando as hipóteses do projeto é possível ver a confirmação, que vem com o negócio. A atitude empreendedora está muito ligada com as circunstâncias, com as variáveis, com os elementos que compõem um projeto. Empreender é a atitude que traz junto com o movimento a inteligência", afirma.
 Por isso, a equipe do Folha do Oeste resolveu empreender em mais este Caderno Especial. Nosso objetivo é alimentar sonhos e servir de inspiração. Queremos, enfim, buscar aquelas histórias que fizeram e fazem a diferença em nossa comunidade e região. Queremos, pretensiosamente, mostrar um pouco da grandiosidade do verbo empreender "na prática".

Colocando a mão na massa Anterior

Colocando a mão na massa

Caminhos para o empreendedorismo rural Próximo

Caminhos para o empreendedorismo rural

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso