Atividade física durante o inverno

  • Folha do Oeste -

A prática regular de exercício físico é algo essencial para se viver mais e melhor. No entanto, com o início do inverno e a queda das temperaturas, as academias, que estavam cheias nas estações mais quentes, preparam-se para passar por uma fase de baixa procura. Em geral, o público que decide continuar as atividades mesmo durante o frio geralmente gosta da prática e não se importa com as baixas temperaturas. As atividades realizadas nas ruas, como caminhadas e corridas, também reduzem visivelmente o número de praticantes em decorrência dos dias mais frios.
A prática de atividades durante as baixas temperaturas, comuns nesta estação, exige maiores cuidados. De acordo com especialistas, o tempo frio pode aumentar o risco de lesões. As atividades indicadas no inverno, segundo a educadora física e proprietária da academia Performance, em São Miguel do Oeste, Gisele Gaideczka, são as mesmas das outras estações: exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, bicicleta e musculação. Mas é necessário tomar algumas precauções antes de iniciar as atividades, como aquecer por no mínimo vinte minutos. Hidratar o corpo também é algo necessário, apesar de a transpiração ser menor em dias frios, pois se perde muito líquido. Use roupas leves e confortáveis, para mantê-lo aquecido.
Pessoas que sofrem de doenças respiratórias, como bronquite, asma ou sinusite, devem evitar lugares abertos. Utilize tênis apropriado e de preferência com meias de algodão, para maior conforto e absorção do suor. Use capuz ou gorro somente se a temperatura estiver extremamente baixa. Essas são algumas dicas para enfrentar o frio e continuar realizando a prática de exercícios, no inverno.

A importância da atividade física no inverno

A educadora física ressalta que a prática de exercícios no inverno, além de proporcionar mais qualidade de vida e saúde, auxilia na redução ou manutenção do peso corporal. “No inverno, as pessoas tendem a comer um pouco mais. Afinal, o organismo precisa de maior energia para manter-se aquecido. E, em decorrência disso, as pessoas podem engordar um pouquinho mais”. Para impedir isso, Gisele garante que atividades físicas são ótimas para evitar o ganho de peso, inclusive durante o frio. A instrutora enfatiza também que o cuidado com a alimentação deve ser sempre lembrado em qualquer estação.
A maior dificuldade para quem realiza atividades físicas durante o inverno é mesmo a de sair de casa no frio e ir para a academia. Segundo Gisele, praticar atividades físicas no inverno não tem desvantagens nenhuma. Pelo contrário, há muitas vantagens. A prática estável de exercícios ameniza os efeitos do colesterol, ingerido em maior quantidade nos alimentos característicos da estação, além da melhora da captação de oxigênio pelas células, já que previne a osteoporose, auxilia no tratamento da hipertensão, aumenta a força e a resistência muscular, melhora a captação da glicose pelas células, entre outros.
A proprietária da academia Performance reitera que é muito importante que o aluno não pare suas atividades físicas durante o inverno. De acordo com Gisele, com a chegada do tempo frio, os alunos tendem a abandonar os exercícios. “Há uma evasão da academia porque o aluno acha que não vai engordar tanto. Além disso, o frio e a chuva mais intensos também são fatores que fazem com que as pessoas abram mão de praticar exercícios físicos” comenta. Segundo ela, as pessoas acabam retornando somente no verão e mais por motivos de estética. “O verão é uma estação onde as pessoas ficam com o corpo mais em evidência; em virtude do calor usa-se menos roupas e o corpo fica mais à mostra”.
As atividades físicas praticadas em períodos frios exigem um pouco mais de atenção dos praticantes, afinal os músculos estão mais rígidos e necessitam de um aquecimento mais longo. “Independente de inverno ou verão, o procedimento para a realização de qualquer atividade física é o mesmo. Mas os exercícios só devem ser iniciados depois de uma boa sessão de aquecimento. E em virtude do frio, o aquecimento pode ser mais longo, variando de 15 a 20 minutos. No verão, ele é um pouco mais curto, de cinco a dez minutos”, comenta Gisele.
No entanto, antes de realizar qualquer tipo de trabalho físico é sempre necessário consultar um médico. É preciso ter cuidado ao fazer exercícios sem orientação e lembre-se que existem profissionais capacitados e especializados para isso, evitando assim futuras complicações.
Para a professora de piano, Leila de Oliveira, que faz academia há cinco anos, as atividades físicas no inverno não devem ser interrompidas. “Os exercícios durante o inverno são muito bons porque quando chega o verão você continua no mesmo ritmo. E isso gera também mais disposição para enfrentar o frio”.
A dona de casa e artesã Mercedes Martinazzo, praticante de atividades físicas, diz que a pratica de exercícios tem melhorado muita a sua vida cotidiana. “Atividades físicas fazem bem para tudo, para a mente, para o corpo, para a alma. Ameniza dores, é bom para quem tem pressão alta, hipertensão”. Mercedes diz que depois que começou com as atividades físicas, há seis anos, não parou mais. “O frio para mim não é um impedimento, continuo normalmente”.

 

Cuidados com a pele em tempo de frio Anterior

Cuidados com a pele em tempo de frio

O estresse pode provocar queda de cabelo Próximo

O estresse pode provocar queda de cabelo

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso