Alimentação balanceada para compensar as proteínas

  • Folha do Oeste -

Diversos são os fatores e os motivos, mas a tendência ao vegetarianismo é crescente. Cada dia, mais e mais pessoas optam por excluir as proteínas animais das suas refeições. A nutricionista Deysi Burin (CRN 7270) explica que ser vegetariano significa não se alimentar de carnes de qualquer tipo (gado, frango, peixe...) nem de produtos que contenham esses alimentos. “A União Vegetariana Internacional define vegetarianismo como a prática de não comer carne, aves, peixes ou seus subprodutos, com ou sem uso de laticínios e ovos”, explica.
A nutricionista ressalta que existem diferentes tipos de vegetarianismo, dentre eles os Lactovegetarianos (que ingerem também laticínios) e os Ovolactovegetarinos (que também consomem ovos e laticínios). “Esses dois grupos são menos propensos às doenças relacionadas à deficiência de nutrientes do que os vegetarianos, que consomem somente vegetais”, destaca.

Prós e contras
Deysi explica que o principal benefício de ser vegetariano é a proteção contra doenças cardiovasculares e doenças associadas ao excesso de gordura, já que os alimentos de origem animal têm maior quantidade de gordura e colesterol. “Por outro lado, os vegetarianos têm maior risco de contrair doenças relacionadas à deficiência de alguns nutrientes essências à saúde, como ferro e a vitamina B12, podendo acarretar problemas como a anemia”, enfatiza.
Conforme a profissional, a falta de proteínas animais podem, sim, comprometer a saúde, principalmente se os nutrientes existentes nela não sejam substituídos por outras fontes. Para suprir essas necessidades, Deysi aconselha o consumo de vegetais de folhas escuras, feijão outros cereais que sejam fontes de ferro. Já a proteína deve ser substituída por proteínas vegetais, como a encontrada na soja, por exemplo.

 

 

Receitas
Um dos principais vegetais que substituem a carne é a soja. Com seus inúmeros derivados, como leite, queijo e até a carne de soja, é possível preparar diversos pratos, inclusive alguns tradicionais, que têm como base tradicional a carne de gado - como o caso da kafta e o do estrogonofe.

Torta de frutas      
Ingredientes da massa: 1 xícara de farinha integral, 1 xícara de farinha branca, seis colheres de óleo, 1/4 de xícara  de açúcar mascavo, canela a gosto, água até dar o ponto. Modo de fazer: misture os ingredientes delicadamente com as pontas dos dedos até formar uma farofa liguenta. Espalhe essa massa em uma fôrma untada e de fundo removível e asse por uns 12 minutos. Ingredientes do recheio: 1/4 xícara de açúcar mascavo, duas bananas, duas maçãs, 1 abacaxi, 1 mamão. Preparo: pique as frutas em cubos e cozinhe tudo com o açúcar e a canela. Tire a massa da fôrma depois de esfriar colocando-a no prato. Cubra-a com as frutas. Se quiser sofisticar um pouco, salpique castanhas ou amêndoas em tiras bem fininhas tostadas sobre as frutas.

Kafta      
A kafta é semelhante ao quibe frito, porém mais seca, mais dura e de formato diferente. 
Ingredientes: 1 xícara de soja temperada, 1 e 1/2 xícara de trigo para quibe, azeite de oliva para fritar. Modo de fazer: misture a soja com o trigo, que deve ter sido deixado de molho por uma hora e meia. Forme rolinhos no formato de salsichas. Aqueça o azeite de oliva em uma frigideira e coloque a kafta quando o azeite estiver bem quente, fritando de todos os lados. Ela deve ficar bem tostada e por igual. Sirva com limões partidos.

Estrogonoff vegano      
Ingredientes: sal, 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem, 1 vidro grande de cogumelos, 1 pitada de curry, 1 cebola grande picada, 6 tomates maduros cozidos e peneirados, leite de coco, proteína texturizada (carne) de soja. Modo de preparo: doure a cebola no azeite, junte a carne de soja (previamente preparada). Junte o molho de tomate. Ferva por cinco minutos. Adicione os cogumelos e o leite de coco. Junte o curry. Misture bem e sirva, acompanhado com arroz e batata palha.
 

A ligação entre a saúde bucal e o bem-estar Anterior

A ligação entre a saúde bucal e o bem-estar

Artes marciais aliam boa forma, saúde e disciplina Próximo

Artes marciais aliam boa forma, saúde e disciplina

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso