Saiba a diferença entre faringite e laringite

Saiba a diferença entre faringite e laringite

\"Ite é o sufixo de inflamação. Então faringite é a inflamação da faringe e laringite é a inflamação da laringe\", explica o otorrinolaringologista, José Maurício Budant. De acordo com ele, a faringe é o tubo que passa o ar e o alimento, e fica acima da laringe. E a laringe está localizada no início dos pulmões, local de passagem do ar. Conforme o profissional, a laringite é um sintoma que ocorre no resfriado, na bronquite, na pneumonia e em outras infecções respiratórias.

Há duas formas de laringite: aguda e crônica. A laringite aguda acontece de repente e não dura muito tempo. A laringite é chamada crônica quando a rouquidão dura um longo período. Segundo Budant, a laringite aguda é geralmente causada por um vírus mas pode resultar de uma infecção bacteriana. A laringite crônica pode ser causada por tabagismo, uso intenso da voz, tosse violenta, ou exposição a substâncias irritantes.

Os sintomas da laringite aguda ou crônica incluem: rouquidão, voz em tom grave e \"arranhada\", tosse seca, chiados, sensação de garganta seca, e a voz vai ficando fraca à medida que o dia progride. Ele destaca que permanecer saudável e repousar normalmente podem ajudar a diminuir as condições que predispõem a uma laringite. Além de evitar a exposição à fumaça e locais de ar seco e de beber bastante líquido, não gelado, não abusar das cordas vocais.

O otorrinolaringologista ressalta que a faringite que acontece subitamente, a faringite aguda, pode ser causada por bactérias, vírus, ou ambos. Já a faringite crônica ocorre quando uma infecção respiratória, sinusal ou da boca se \"espalha\" para a faringe. A faringite pode ser o primeiro sintoma de uma doença simples como a gripe ou o resfriado, ou de um problema mais grave.

O cigarro, o consumo grande de álcool, a inalação de ar muito poluído ou que contém fumaças industriais ou vapores químicos, ou o fato de engolir substâncias que queimam, corroem ou arranham a mucosa que reveste a garganta, podem causar faringite.

Os sintomas incluem: garganta avermelhada, com sensação de arranhado, que torna a respiração e a fala dolorosas, febre, dor de ouvido, gânglios do pescoço aumentados e dolorosos. Conforme o profissional, pastilhas e lavagens bucais podem ajudar a diminuir o desconforto. O gargarejo com água morna e a ingestão de líquidos também podem ajudar.

Algumas dicas para prevenção da faringite: não compartilhar talheres ou copos, não deixar que o nariz ou boca toquem telefones ou bebebouros públicos, evitar contato próximo de pessoas que estejam com dor de garganta e locais onde haja muita fumaça de cigarro.

Budant revela que as infecções são causadas por falhas do sistema imunológica ou vírus mais agressivo. O especialista destaca a importância de diferenciar as infecções para tratá-las de maneira correta.

Anterior

Fome oculta: os cuidados com a carência de nutrientes

Próximo

Nelsinho e Vilson Watte têm representação extinta

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso