Jovens podem se inscrever para eleição do Programa Vereador Mirim
-
Ângela Fávero/Câmara de Vereadores -
As escolas públicas e particulares de São Miguel do Oeste receberão até sexta-feira, dia 21, as inscrições para adolescentes que queiram participar do Programa Vereador Mirim. Estão aptos a concorrer jovens de 12 a 16 anos regularmente matriculados em escolas do Ensino Fundamental ou Médio do município. Será eleito um vereador mirim por escola que possui alunos nessa faixa etária, totalizando 17 vereadores mirins.
A eleição para o Programa Vereador Mirim será no dia 9 de novembro, nas próprias escolas, através de votação secreta, e a abertura das urnas e contagem dos votos ocorrem logo após o encerramento da votação, na própria instituição de ensino. O mais votado de cada escola será eleito vereador mirim, e os demais candidatos ficarão na lista de suplência. O mandato do vereador mirim será de dois anos (2023/2024) e não é remunerado.
Durante as últimas semanas, membros da comissão que acompanha o programa divulgaram as eleições nas escolas participantes. O edital completo com as regras para a eleição está disponível no site da Câmara.
O coordenador do Programa Vereador Mirim, vereador Paulo Drumm (PSD), destaca que esse projeto é uma excelente oportunidade para os adolescentes conhecerem de perto o mundo da política e aprenderem sobre cidadania e sobre a tramitação das leis, sobre o funcionamento dos três poderes, além de se capacitar em cursos oferecidos aos participantes.
“Este programa traz experiência aos vereadores mirins na participação política, em que eles podem colaborar com suas ideias e com seus anseios. Estes jovens podem ser os futuros líderes de nossa sociedade, atuando em funções públicas e contribuindo com o nosso município”, destaca Drumm.
Câmara de Vereadores
Deixe seu comentário