Dada a largada para as próximas etapas da campanha contra a Gripe A
Gerência Regional de Saúde, até o final de todas as etapas, pretende vacinar aproximadamente 15 mil pessoas
A segunda etapa da estratégia de vacinação contra a Gripe A terá início na próxima segunda-feira, dia 22, em todo o estado de Santa Catarina. As 1.067 salas de vacinação do Estado estarão abertas para imunizar mais de 630 mil pessoas. Estão incluídos nesse grupo as grávidas, as crianças de seis meses a um ano e 11 meses e 29 dias e os doentes crônicos com menos de 60 anos. O período de vacinação dessas pessoas vai até dia 2 de abril.
PRIMEIRA ETAPA
A primeira etapa da campanha encerrou no dia de ontem e até o momento era destinada somente para profissionais da área de saúde que mantêm contato direto com pacientes. Conforme a enfermeira do setor epidemiológico da Gerência de Saúde de São Miguel do Oeste, Dila Pozzatti, a idéia inicial do Ministério era cadastrar todos os trabalhadores que de uma forma ou de outra estivessem envolvidos com uma atuação direta com a pandemia da gripe. “Inicialmente ficariam de fora somente as farmácias, e daí se criou toda uma expectativa de que todos os trabalhadores ligados à área receberiam a vacina. Só que, de última hora, os laboratórios tiveram problemas de produção e não mandaram para aquelas semanas a quantidade correta; e, além disso, pessoas além do esperado se cadastraram. Então, a partir disso se priorizou somente aqueles trabalhadores que têm contato direto com o paciente, e por isso algumas pessoas que se cadastraram inicialmente acabaram não recebendo a vacina”, explica.
SEGUNDA ETAPA
Dila explica que nos 22 municípios da Regional de São Miguel do Oeste a campanha da vacinação vai começar a partir da terça-feira, dia 23, e até o final de todas as etapas pretende vacinar aproximadamente 15 mil pessoas, pelo menos 80% do público específico de cada município. E a secretarias municipais de saúde se encarregam de fazer com que a vacina chegue até essas pessoas. Para a segunda etapa da vacina, receberão as doses as grávidas que estiverem em qualquer período de gestação. As mulheres que engravidarem depois do mês de abril também terão a vacina garantida. As crianças de seis meses a um ano e 11 meses e 29 dias receberão duas doses da vacina. A primeira será disponibilizada de 22 de março a 2 de abril, e a segunda dose 30 dias depois. Por isso, é importante que os pais ou responsáveis lembrem-se de levar a caderneta de vacinação da criança. Já aos doentes crônicos com menos de 60 anos, é recomendável apresentar, na sala de vacinação, uma receita médica com os medicamentos que usam regularmente em decorrência do problema de saúde ou um resultado de exame.
ESTRATÉGIA
A imunização envolve cinco grupos definidos por características etárias ou de vulnerabilidade ao vírus H1N1. Cada etapa tem datas pré-definidas de disponibilização das doses para garantir que 2,8 milhões de pessoas sejam vacinadas em Santa Catarina, caracterizando-se na maior ação do gênero já realizada no Estado. Para evitar que as pessoas esqueçam a data de vacinação do seu grupo, o Ministério da Saúde tem um serviço que manda um e-mail de lembrete, conforme as informações preenchidas no cadastro do site www.vacinacaoinfluenza.com.br
A Secretaria de Estado da Saúde está coordenando a estratégia de imunização em Santa Catarina desde o dia 8 de março, quando começou a vacinação do primeiro grupo, composto por indígenas e trabalhadores dos serviços de saúde que atuam diretamente na resposta à pandemia e na investigação dos casos e que possam ter contato com pacientes infectados pelo vírus H1N1. O terceiro grupo envolve os adultos de 20 a 29 anos, que serão imunizados de 5 a 23 de abril. A quarta etapa é composta por idosos (acima de 60 anos) portadores de doenças crônicas. Eles receberão, simultaneamente, as vacinas contra a Gripe A e contra a gripe comum (sazonal). O restante da população nesta faixa etária que não tem doença crônica, receberá apenas a vacina contra a gripe comum. A imunização dos idosos ocorrerá de 24 de abril a 7 de maio. No último grupo estão os adultos de 30 a 39 anos, que receberão as doses de 10 a 21 de maio. A coordenadora do programa de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SES, Leonor Proença, insiste para que as pessoas respeitem o cronograma de vacinação. “Pela dimensão da mobilização, é importante que as pessoas se apresentem nos postos de Saúde quando a vacina estiver disponível para o grupo ao qual ela pertence, já que os lotes de vacinas serão encaminhados para Santa Catarina de acordo com a demanda de cada fase”, esclarece.
PREVENÇÃO
Além da imunização, Dila lembra que é preciso que as pessoas continuem adotando as medidas básicas de higiene, para evitar a transmissão do vírus, como lavar a mão frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e após tocar os olhos, a boca e o nariz; ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com um lenço, de preferência descartável; evitar aglomerações, ambientes fechados e contato com pessoas doentes; e ter hábitos saudáveis, que incluam alimentação balanceada, ingestão de bastante líquido e prática de atividades físicas. Ambientes com aglomeração de pessoas devem ter as portas e janelas mantidas abertas, já que os principais meios de transmissão da gripe A são por tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas contaminadas. Quem apresentar febre alta repentina e tosse, deve procurar imediatamente o serviço de saúde e evitar a automedicação. “Não podemos esquecer dos cuidados para evitar a contaminação, pois temos um contingente grande que não vai tomar a vacina”, afirma.
Data da vacinação - Grupo a ser vacinado
8 a 19 de março - Trabalhadores da rede de Atenção à Saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia
8 a 19 de março - População indígena a partir de seis meses de idade
22 de março a 2 de abril - Gestantes (mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha)
22 de março a 2 de abril - Crianças com idade entre seis meses e um ano e 11 meses e 29 dias
22 de março a 2 de abril - População com doença crônica (exceto maiores de 60 anos)
5 a 23 de abril -População de 20 a 29 anos
Campanha Nacional de vacinação do Idoso
24 de abril a 7 de maio - Pessoas com mais de 60 anos recebem vacina contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a Gripe A (H1N1)
10 a 21 de maio - População de 30 a 39 anos
Deixe seu comentário