VIAGEM

Vale a pena conhecer Louisiana, o berço do jazz

  • Divulgação -

Berço do jazz e de muitos outros ritmos e estilos musicais, a Louisiana, Estado americano rico em diversidade, é também uma mistura de raças, temperos e crenças em perfeita sintonia. Uma gente alegre e acostumada a receber bem o turista em qualquer época do ano, um clima sempre mais para o quente e uma riqueza cultural impressionante fazem desse um lugar um dos mais charmosos do mundo.

É uma América quente e doce, que lembra o Brasil em alguns detalhes. O arroz com feijão apimentado, por exemplo, é um dos pratos típicos mais famosos. Os campos de plantação de cana-de-açúcar, pântanos e o Rio Mississippi, imponente e de cor barrenta, fazem lembrar as nossas riquezas naturais.

E tem ainda o remelexo da dança, que vai além do jazz, toques de blues e country americano. Para completar, o charme de uma grande cidade como Nova Orleans, que está para os Estados Unidos assim como Salvador está para o Brasil.VIAGEM 2 - 20-10-15.jpg

Quem não gosta de ouvir música pela rua, na maioria dos bares por onde passa? Mais ainda, sair de barco pelo rio com uma banda de jazz acompanhando o percurso? Sentar em seus numerosos cafés? Em um banco de praça uma pessoa qualquer pode puxar um saxofone e dar um verdadeiro show ao seu lado.

Uma cidade e um Estado que refletem a mistura dos povos vindos do Canadá, França, Espanha e África que conquistaram seu espaço, desenvolveram a sua cultura e hoje a preservam com muito carinho e a difundem com dedicação.

Nova Orleans foi fundada pelo francês Jean Baptiste Le Moyne, em 1718, no lugar onde hoje é o Bairro Francês; fica entre o Rio Mississippi e o Lago Pontchertrain. A região é totalmente pantanosa e a cidade cheia de diques e canais. O Rio Mississippi e o Bairro Francês são os pontos de maior interesse turístico da cidade.

O rio, pela imponência, por seus diversos passeios de barco e pela sua margem urbanizada, ótima para passear. E o Bairro Francês, pela sua diversidade de casas de jazz, restaurantes, museus, galerias de arte, gente nas ruas, em meio a um estilo de construção francesa e espanhola, com varandas com grades trabalhadas em ferro.

O centro moderno da cidade, a outra margem do rio, a região do City Park, do Lago Pontchartrain e da St. Charles Street, onde estão as mansões mais bonitas da cidade, também merecem uma visita.

No centro do Bairro Francês fica a monumental Jackson Square, ponto de referência para os turistas, já que ao seu redor acontece de tudo um pouco.  A praça exerce uma forte atração. Pintores, caricaturistas e artistas em geral expõem seus trabalhos ao redor da praça e dividem espaço com os músicos, que lêem mãos e jogam tarô. Um dos lados da praça é voltado para a frente da monumental  St. Louis Cathedral, a mais antiga catedral em funcionamento nos EUA, que é ladeada pelo Cabildo, antiga sede do governo espanhol, hoje um museu de história da cidade desde o período colonial até a restauração.

Entre outras atrações estão o fabuloso Aquarium of the Americas, o Entergy Theatre, o Children's Museum, o Superdome e inúmeros museus e galerias no Warenhouse District. Pegue o bonde mais antigo dos EUA para subir a St. Charles Avenue até o Garden District onde se avistam maravilhosas mansões e outros prédios históricos, fazendo a história ficar viva.

O extraordinário Voodoo Museum não pode ficar fora do roteiro assim como um tour guiado pelos assombrosos cemitérios acima da superfície. Do outro lado do Mississippi fica o Mardi Gras World, o bairro histórico de Gretna e o museu de bombeiros e ferrovias.

A poucos minutos, ao sul da cidade, pode-se caminhar ou andar de canoa nos "bayous" onde outrora reinavam os piratas e desfrutar da visão da fauna e do cenário dos pântanos, no Jean Lafitte Nacional Historic Park.

À noite, é bom preparar-se para a alegria. Desça andando pela Bourbon Street e suba de volta pela Royal Street e mergulhe na atmosfera estimulante de bares, cafés, clubes, restaurantes, comida fabulosa e música ao vivo. E tem ainda os cassinos riverboat da região.

Gostou, espere o dólar baixar um pouco e planeje uma viagem inesquecível pelas terras da Louisiana!

 

 

 

A boa saúde passa pela boca. Faça sua higiene adequadamente! Anterior

A boa saúde passa pela boca. Faça sua higiene adequadamente!

Nesta primavera, que tal se refrescar com um drink de morango Próximo

Nesta primavera, que tal se refrescar com um drink de morango

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso