O vinagre balsâmico é produzido a partir de uvas especiais e envelhecido em tonéis de carvalho; aromático e de sabor agridoce, é conhecido na Itália há mais de mil anos. No decorrer da história da humanidade, já foi oferecido como presente especial, saboreado como licor e até serviu como dote para noivas; foi a partir do Século XIX que o produto se popularizou e hoje está nas mesas de todo o Brasil.
O vinagre tem baixo valor calórico e substâncias antioxidantes em sua composição que podem trazer benefícios para a saúde
Utilizado para exaltar o sabor dos alimentos, o vinagre balsâmico é um condimento refinado e distinto devido ao processo de elaboração e às características aromáticas que adquire. De aspecto denso e escuro e com sabor acentuado, é recomendado para ser utilizado em saladas, carnes, peixes, no preparo de molhos e até sobremesas, sendo necessárias poucas gotas deste nobre vinagre para se obter um forte aroma.
O vinagre, à semelhança do vinho, possui antioxidantes e flavonóides, substância que está associado com uma redução no risco de desenvolvimento de doenças crônicas, bem como as cardiovasculares. Estudos realizados revelam que o balsâmico, associado ao azeite de oliva, ajuda a reduzir a repentina inflamação e oxidação das artérias, pois preservam a elasticidade e flexibilidade das artérias independente dos níveis de colesterol.
Segundo o estudo, as dietas ricas em gordura atrapalham a produção de óxido nítrico, uma substância necessária para manter as artérias flexíveis. Com o tempo, isso pode causar o endurecimento dessas artérias e aumentar os riscos de doenças cardíacas. O vinagre balsâmico aliado ao azeite de oliva é benéfico porque contém arginina, um aminoácido usado pelo corpo para produzir óxido nítrico.
Os benefícios do vinagre balsâmico:
- Baixo valor calórico, uma colher de sopa tem em torno de 1,28kcal.
- Pessoas hipertensas que precisam diminuir o consumo de sal podem utilizar o vinagre como substituto, com moderação.
- Digestão: o balsâmico é o mais refinado de todos os tipos de vinagre, feito a partir da fermentação de uvas. Tem propriedades estimulantes que favorecem a secreção do suco gástrico, colaborando assim no processo de digestão.
- Os vinagres feitos da fermentação de frutas possuem características antioxidantes, que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e previnem contra o aparecimento de tumores cancerígenos.
- Não existe uma quantidade definida a ser consumida por dia para que se tenha estes benefícios, mas considere uma colher de sopa, uma boa quantidade.
Aqui vale também a dica, na dúvida quanto ao consumo, consulte o seu médico.
Deixe seu comentário