O Carnaval do Recife 2012 promete ser um dos mais animados do Brasil

O artista plástico José Cláudio e o cantor Alceu Valença são os personagens que recebem a reverência da capital pernambucana neste Carnaval. Em 2012, a prefeitura do Recife rende homenagem a dois ícones que abrilhantam a história e a cultura da capital pernambucana. As experiências de vida e o trabalho desses dois nomes, que traduzem em sua arte a essência da cultura pernambucana, são fatos que motivaram essa justa homenagem.

Celebrar e reverenciar Alceu Valença e José Cláudio é mais do que reconhecer o talento e a importância dos dois artistas. Trata-se de um presente para a população, que pode aproximar-se um pouco mais destes dois mestres e conhecer melhor suas obras. Alceu Valença é um compositor responsável por alguns dos maiores sucessos dos carnavais das últimas três décadas. Ele carrega na sua música a alegria e espontaneidade que são também a marca do Carnaval do Recife. E José Cláudio traz nos seus traços as paisagens e o cotidiano da cidade, além de retratar também as cores, fantasias e a diversidade do Carnaval. São duas merecidas homenagens.
Até a Terça-feira Gorda, o folião que estiver no Recife, capital pernambucana, terá à disposição uma grande diversidade de ritmos. A programação do Carnaval vai do frevo ao samba, passando pelo pop, rock, mangue beat e MPB, e ainda forró, música eletrônica e jazz. “Em 2012, vamos fazer do Recife, novamente, a capital do Carnaval do Brasil”, garante André Brasileiro, coordenador executivo do Carnaval Multicultural do Recife 2012.
Seja no chão ou nos palcos, o Carnaval do Recife promoverá um grande encontro de culturas, tradições e inventividade. A folia celebra as singularidades e as pluralidades, propiciando encontros entre artistas do Brasil, Cabo Verde, Benin, Cuba, Reino Unido, Estados Unidos e Espanha; encontros de agremiações do Recife, de Olinda, da Bahia e do Rio de Janeiro; e ainda a reunião de linguagens artísticas em torno da folia – moda, música, dança, circo, literatura e artes visuais.

Além das agremiações que tradicionalmente arrastam os foliões pelas ruas do Recife, um grande time de artistas foi escalado para shows: Beth Carvalho, Angelique Kidjo, Stomp, Alceu Valença, Seu Jorge, Lulu Santos, Ney Matogrosso, Lenine, Criolo, Otto, Nação Zumbi, Lirinha, Karina Buhr, Orquestra da Bomba do Hemetério, Orquestra Contemporânea de Olinda, Mayra Andrade, Fundo de Quintal, Claudionor Germano, SpokFrevo Orquestra, Bob Mintzer e Marcelo Jeneci, entre outros. Comprovadamente o mais democrático do Brasil, o Carnaval do Recife tem apresentações distribuídas em 17 polos, sendo 8 no Centro e 9 descentralizados nas seis Regiões Político-Administrativas do Recife.

No Sábado de Zé Pereira (18 de fevereiro), o Polo Recife Multicultural recebe as agremiações vice-campeãs de 2011, que farão percurso desde a Rua da Moeda até o Marco Zero. No palco, haverá show do cantor e compositor Lulu Santos, que pela primeira vez se apresenta no Carnaval do Recife; encontro da Orquestra Contemporânea de Olinda com a jovem cantora de Cabo Verde, Mayra Andrade; e apresentação de Lenine com o grupo Pedro Luís e a Parede.
O frevo pernambucano será exaltado por Claudionor Germano, que este ano comemora 80 anos de idade, junto à Orquestra Popular do Recife.

No domingo, dia 19, o Marco Zero contará com “Peleja da Cobra contra o Dragão”, com Antúlio Madureira e a Orquestra Perré Bumba, a Cia Forrobodó de Dança (A Cobra), Troça Carnavalesca Eu Acho é Pouco (O Dragão) e O Boi Cara Branca de Limoeiro. Na sequência, haverá o Encontro de Maracatu de Baque Solto. O frevo é comandado pela Orquestra do Maestro Duda e pelos passistas da Escola Municipal Maestro Fernando Borges.
Fechando a noite, é hora de cair no samba com a cantora Beth Carvalho e o grupo Fundo de Quintal. A Noite do Samba também trará o projeto especial “Quatro Cantos”, com as vozes de Fabiana Cozza (SP), Nilze Carvalho (RJ), Jussara Silveira (BA) e a pernambucana Karynna Spinelli.

Na segunda-feira, dia 20, o lirismo toma conta do Polo Recife Multicultural com o famoso Encontro de Blocos de Pau e Corda. Do frevo de bloco, a festa acelera com a Orquestra do Maestro Edson Rodrigues e os passistas do Balé Popular do Recife. Em seguida, haverá shows com a banda Eddie e participação especial de Nasi, vocalista da banda Ira! Para encerrar a noite em grande estilo, o carioca Seu Jorge e a banda Nação Zumbi prometem sacudir a multidão.

No último dia de folia, a Terça-feira Gorda, dia 21, o Polo Recife Multicultural recebe as agremiações campeãs do Carnaval 2011, que desfilam a partir da Rua da Alfândega numa reunião de blocos de pau e corda, clubes de frevo, clubes de boneco, troças, maracatu baque solto, maracatu baque virado, caboclinhos, tribos de índios, bois de carnaval, ursos, e escolas de samba.

Se você ainda está em dúvida de onde irá passar o Carnaval deste ano, não perca mais tempo. Faça já suas malas e parta para o Recife!
 

Anterior

Sol, gentileza e pura diversão

Próximo

Receitas

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso