Câmara aprova Orçamento do Município de R$ 311 milhões para 2025 |
Neste final de semana tem Feira do Livro em SMOeste
-
Folha do Oeste - Patrono Clemente Dalmoro e a secretária da Cultura Maria Tereza
Evento será realizado juntamente com a 1ª Feira das Etnias. Inúmeros escritores de SMOeste e região devem expor suas obras
Um evento realizado na tarde desta quarta-feira, dia 26, na Biblioteca Pública Municipal José de Alencar em São Miguel do Oeste, antecipou como deverá ser realizada a Feira do Livro que ocorre neste final de semana no município.
O ato que apresentou os destaques do evento que tem como objetivo instigar a leitura, contou com uma apresentação formal do patrono da Feira do Livro, Clemente Dalmoro, considerado primeiro livreiro de São Miguel do Oeste.
A secretária da Cultura, Maria Tereza Capra reforçou que a Feira do Livro tem a missão de iniciar um novo momento na história cultural de São Miguel do Oeste. “Isso está sendo feito com o intuito de incentivar a produção literária, a comercialização de livros e também a leitura. A população poderá ter contato com os livros de uma forma um pouco diferente e terá acesso a obras produzidas aqui em nossa cidade ou mesmo em outros locais. O que queremos é difundir esse amor pelos livros e pela leitura, pois assim teremos certamente pessoas mais cultas, mais libertas”, explicou.
Maria Tereza Capra lembrou ainda que a Feira do Livro será realizada juntamente com a 1ª Festa das Etnias na Praça Valnir Bottaro Daniel. O evento tem uma extensa programação cultural que inicia nesta sexta-feira, dia 28, e encerra no domingo, dia 30.
PATRONO
Aos 77 anos, o comerciante Clemente Dalmoro admirador de Machado de Assis e José de Alencar foi o escolhido para ser o patrono da Feira do Livro que retorna ao calendário cultural de São Miguel do Oeste. A última Feira do Livro, realizada no município, ocorreu no início dos anos de 1990. E praticamente dez anos depois torna a ser realizada.
“Clemente Dalmoro é uma figura histórica aqui em São Miguel do Oeste não só por ter sido o primeiro livreiro do município em 1959, mas por tudo aquilo nos passou nessa trajetória e por todo o amor que ele tem aos livros”, justificou a secretária que se mostra otimista quanto a realização dos eventos: “Estamos trabalhando bastante, toda a equipe esta mobilizada para os eventos do final de semana. A expectativa é bastante grande, estamos esperançosos e confiantes”, ressaltou.
Com semblante tranquilo e muita serenidade, Clemente Dalmoro ressaltou ao Folha do Oeste que ficou surpreso com a indicação de patrono. “Até agora não consegui digerir essa distinção que estão me concedendo. Eu sou mais uma pessoa do trabalho, sou viciado em trabalhar. Foi uma surpresa, acho que eu nem mereço”, considerou.
Para Dalmoro as atrações do final de semana devem ser bem sucedidas em função da quantidade de eventos que serão realizados. “Teremos uma divulgação ampla de várias formas de cultura”, disse ele que aproveitou e mandou uma mensagem aos jovens do município: “Sempre que o jovem puder ter um livro à mão e puder ler que o faça porque ele vai conseguir ser mais gente, mais pessoa, mais culto. Dizem que o homem que lê vale mais”.
Inúmeros acervos literários estarão a disposição dos interessados. A Biblioteca Pública Municipal José de Alencar, terá em espaço próprio. Além disso três livrarias da cidade estarão expondo livros, inúmeros escritores, muitos deles de São Miguel do Oeste, também participam.
ESCRITORES
Dentre os livros expostos estarão as três obras da escritora migueloestina, Ana Tereza Zanatta Leuer, que escreveu em 1992 Contos Infantis, e em 2001 Pensar e Realizar e Sonho de Criança. Com obras voltadas ao público infantil Ana Tereza conta que desde criança sonhava ser escritora.
“Desde pequena eu gostava de ler e escrever, na minha casa meus pais eram analfabetos e comecei a aprender a ler sozinha. Um dia eu disse que ia ser escritora e minha irmã me disse que era uma bobagem escrever. Então eu disse para ela que nem que fosse de bobagem, mas que seria escritora um dia”.
Aos 66 anos a escritora revela que tem muita coisa escrita, “mas falta grana para botar no papel”, para ela a Feira do Livro será um evento importante para os escritores da região. “A Feira do Livro divulgará nosso trabalho, já que tem muita gente que nem sabe que a gente faz isso. Será bom para todos, para todo o povo de São Miguel do Oeste”, finaliza.
Deixe seu comentário