LEITURA

Em livro, economista propõe medidas para reduzir desigualdades

AD.jpgDesigualdade é um dos problemas sociais mais urgentes que existe. Controlado após a Segunda Guerra Mundial, recentemente retornou como uma vingança. Sabemos da escala do problema - falar sobre os 99% e o 1% é recorrente em debates públicos -, mas tem havido pouca discussão sobre o que podemos fazer além de nos desesperarmos.

De acordo com o distinto economista Anthony Atkinson, no entanto, podemos fazer muito mais do que ponderações céticas. Atkinson foi pioneiro na pesquisa sobre desigualdade durante muito tempo e combina suas experiências teóricas e práticas para tratar as diversas dificuldades decorrentes desse problema. Ele apresenta um conjunto abrangente de políticas que poderiam trazer uma verdadeira mudança na distribuição de renda dos países desenvolvidos.

Atkinson mostra que o problema não é simplesmente os ricos estarem ficando cada vez mais ricos, também não estamos sendo bem-sucedidos em combater a pobreza, e a economia está mudando rapidamente, deixando a maioria das pessoas para trás.

Para reduzir a desigualdade, nós precisamos ir além, cobrar novos impostos dos ricos para financiar programas sociais já existentes. Precisamos de novas ideias.Pensando nisso, Atkinson recomenda novas políticas ambiciosas em cinco áreas: tecnologia, emprego, segurança social, distribuição de capitais, bem como tributação.

Ele defende essas políticas contra os argumentos e desculpas constantes para a falta de ação: a intervenção vai encolher a economia, a globalização torna a ação impossível, e as novas políticas não podem ser oferecidas. Com 432 páginas, o livro é um lançamento da Editora Leya Brasil.

Bancários da região retornam ao trabalho após fim de greve Anterior

Bancários da região retornam ao trabalho após fim de greve

Pode acreditar, a beleza depende dos alimentos que ingerimos Próximo

Pode acreditar, a beleza depende dos alimentos que ingerimos

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso