Dezembro é o mês para visitar Gramado

  • Divulgação -

Parte I
Gramado está localizada numa das regiões mais belas do Brasil, nas altas serras do nordeste do Rio Grande do Sul, rodeada de vales profundos que nos transportam a um mundo de paz e tranquilidade.
A majestosa imponência das centenárias araucárias; as flores que enfeitam jardins, ruas e casas; a serena beleza das paisagens serranas; as festas celebrando as raízes do povo; a deliciosa variedade gastronômica; o aconchego dos hotéis e pousadas; e o prazer de comprar, fazem do lugar um dos melhores do mundo.
Gramado começou a ser ocupada em 1875, quando se estabeleceram os primeiros moradores descendentes de portugueses, no local hoje conhecido como Linha 28, na zona rural do município.
A partir do final do Século XIX, vieram os imigrantes italianos e alemães, que adotaram a região serrana como parte da terra de suas origens, tantas as semelhanças de clima e natureza.
Com eles, vieram costumes, hábitos de trabalho, novas técnicas e estilos arquitetônicos, assim como as crenças religiosas, a culinária, as festas típicas e esse gosto especial de fazer sempre o melhor.
Mais de 80 hotéis e pousadas, de todos os tipos e para todos os gostos, desde os mais requintados até as pequenas hospedagens familiares atendidas pelos seus donos. Todos têm uma coisa em comum: gente que gosta de receber bem, adora fazer que você se sinta no melhor dos mundos e sabe transformar o café da manhã numa festa para o paladar.
A melhor qualidade e o mais cordial atendimento em ambientes que vão dos mais requintados aos típicos da colônia.
Delícias da cozinha alemã, italiana, suíça e brasileira, além daquelas tradicionais do Rio Grande do Sul, sempre regadas com os melhores vinhos do Brasil.
E a possibilidade de escolher entre mais de meia centena de restaurantes, cantinas, galeterias, casas de café colonial e tantos outros bons estabelecimentos que oferecem o melhor da gastronomia e do lazer. As festas de Gramado, muitas delas originadas de antigas tradições, são parte inseparável do esplendor e dos melhores momentos da cidade. Natal Luz, Festa das Flores, Festa da Colônia, Festival de Cinema, Feira do Livro, Festival de Inverno, Feira do Artesanato, Gramado Paraglider e tantas outras são o passaporte para experiências inesquecíveis.
Tendo como base essa herança cultural, Gramado é hoje um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil. A autenticidade da colonização alemã e italiana, com suas danças e músicas, sua culinária e seus produtos típicos fazem da Festa da Colônia o ponto de encontro de pessoas do Brasil inteiro.
Já o Festival de Cinema atrai a atenção do mundo artístico, apresentando o melhor da produção do cinema latino e brasileiro, numa mostra com todo o glamour dos eventos desta natureza.
Tem ainda a Rota Romântica; são treze municípios de colonização européia com fortes valores culturais e diversos atrativos a oferecer. Este passeio compreende visitas às cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Presidente Lucena, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.
Visitando Gramado, uma das mais charmosas cidades da Serra Gaúcha, dê uma paradinha no Lago Joaquina Rita Bier. O local possui 17.000 m² e é cercado por araucárias com mais de 70 anos de idade, e em seus arredores localizam-se hotéis e casas de veraneio.
O lago foi idealizado por Leopoldo Rosenfeldt e bem no centro existe uma ilha que serve de palco para vários eventos culturais, sendo que um dos principais é o ?Nativitaten?, uma ópera que faz parte das comemorações do ?Natal Luz?. A Avenida Borges de Medeiros atravessa o centro da cidade e é no número 2.697 que se localiza o Palácio dos Festivais, onde são exibidos os filmes que participam do Festival de Cinema de Gramado, o qual, todos os anos, reúne artistas, diretores e demais pessoas que trabalham no cinema nacional e latino. O prêmio é a estatueta do ?Kikito?. A Rua Coberta merece destaque; ela liga a Avenida Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi e é um centro de compras, além de ter vários pontos onde o visitante pode saborear alguns pratos da gastronomia da região. Decorada com muitas flores e pinheiros, a rua tem um teto (daí o seu nome) que garante o conforto do transeunte, principalmente nos dias de chuva.  A Igreja Evangélica de Confissão Luterana, inaugurada em 1961, com sua torre e relógio que ?denuncia? o passar das horas para toda a cidade, é considerada um dos cartões-postais de Gramado.
Como já foi dito anteriormente, por toda cidade nota-se a influência da colonização alemã e italiana, tanto na gastronomia quanto na arquitetura. Para saber mais sobre a cultura gaúcha é só visitar o Museu Tradicionalista Rodeio Velho. E tem ainda o Museu do Perfume onde, além de conhecer a história, o visitante poderá comprar alguns frascos e ainda receber uma orientação como melhor escolher a fragrância que combine com seu jeito de ser.
Muito procurado é também o famoso chocolate de Gramado. O Museu do Chocolate oferece ao visitante uma verdadeira viagem pelo mundo da iguaria. Imperdível.
Você já pode vislumbrar alguns aspectos da cidade de Gramado e entendeu o porquê que a cidade chama tanto a atenção de quem gosta de passear. Na próxima semana, você vai saber mais sobre o ?Natal Luz?, um dos maiores eventos do gênero.
 

Sesc de São Miguel do Oeste abre período de matrículas e rematrículas Anterior

Sesc de São Miguel do Oeste abre período de matrículas e rematrículas

Pão de Ano Bom Próximo

Pão de Ano Bom

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso