Câmara aprova Orçamento do Município de R$ 311 milhões para 2025 |
Definidos os finalistas do Dança Catarina
-
divulgação -
Ao todo foram 18 apresentações de dança
O Festival Dança Catarina animou o público desta quarta-feira, 27, no ginásio do Colégio Jesus Maria José de São Miguel do Oeste. O evento fez parte das etapas microrregionais das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR) de São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. Nela foram escolhidos os grupos que se apresentarão na etapa Regional Oeste, que será realizada nos dias 15 e 16 de outubro na cidade de Abelardo Luz.
Na dança livre, quem conquistou o ouro foi a escola Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira de SMO na categoria mirim; a EEB Ouro Verde de Guaraciaba comemorou a vitória na infantil; a EEB Sara Castelhano Kleinkauf também de Guaraciaba conquistou o ouro na juvenil e o Colégio Jesus Maria José de SMO foi a campeão na categoria aberta. Na categoria folclore, a EEB Jaldyr da Silva foi a escola vencedora.
Na dança de salão mais um troféu para a EEB Sara Castelhano Kleinkauf na categoria juvenil e o Colégio de Educação Profissional (Cedup) Getúlio Vargas comemorou o ouro na categoria aberta. Representando a SDR de Dionísio Cerqueira, a escola campeã na dança livre – categoria juvenil - foi a EEB Osni Paulino da Silva de Anchieta.
A partir de agora, as escolas que ganharem a próxima etapa irão representar a região oeste no próximo Festival de Dança de Joinville que acontece em janeiro do ano que vem.
O secretário Regional de São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli, parabenizou os professores que desenvolvem os trabalhos de dança e cultura nas escolas. “São os educadores que plantam a semente do que estamos vendo hoje. A arte, a dança e a cultura precisam ser inseridas nas escolas, pois além de proporcionarem momentos como o Dança Catarina, auxiliam na formação dos alunos”, ressalta.
O coordenador estadual do festival, João Biasotto, destaca que a caravana percorre todo o estado. “Em cada etapa, prestigiamos talentos que estão nas escolas e que precisam ser revelados. E cada SDR tem a oportunidade de apresentar os seus trabalhos, valorizando o que é realizado em casa unidade escolar”, observou.
Um dos destaques do Dança Catarina são os jurados. Grandes nomes fazem parte da mesa julgadora como Jessé da Cruz que é campeão Sul-americano em dança (2013/2014); Rafael Hoffelder que realizou estágio no Cirque Du Soleil em Montreau no Canadá e Damiana Melo que integrou a Pulsar Cia de Dança do Rio de Janeiro.
O Dança Catarina
O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção do Governo do Estado por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com apoio da Secretaria Estadual de Educação, das Secretarias de Desenvolvimento Regionais e das prefeituras. Em 2014, o Festival completa 15 anos, consolidando-se no país como o maior evento de dança escolar.
Percorrendo todo o Estado, o festival fomenta a Dança e proporciona um verdadeiro espetáculo de arte, cultura e dança. Anualmente, durante aproximadamente 70 dias, o Dança Catarina percorre mais de 12 mil quilômetros levando cultura, dança e educação as 36 Regionais do Estado. Mais de 10 mil alunos da rede pública estadual participam do evento. Neste período, cerca de 700 professores coreógrafos e seus alunos mostram criatividade e dedicação em trabalhos considerados obras culturais, nas quais são abordados os mais variados temas e estilos de dança.
Com informações de Ascom - SDR/SMO
Deixe seu comentário