ENCONTRO

Workshop do Programa SC Mais Inovação reúne representantes da região Ameosc

Workshop do Programa SC Mais Inovação reúne representantes da região Ameosc
Fotos Folha do Oeste

Com o tema ‘Transformando os municípios catarinenses em cidades do futuro: DemandaSC, Marco Legal & Oportunidades de Fomento’, na manhã de quarta-feira, dia 22, foi promovido no Coworking Acismo, em São Miguel do Oeste, um Workshop Presencial envolvendo lideranças da região da Ameosc. A programação foi realizada pela coordenação do programa SC Mais Inovação, que é vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e executado pelo Sistema Acafe.

De acordo com o coordenador do programa, Everton Perin, o SC Mais Inovação tem o intuito de propagar a cultura da inovação em todas as regiões de Santa Catarina, tanto dos municípios maiores, quanto menores. “A ideia é fomentar para que todo mundo tenha as mesmas condições, as mesmas oportunidades de inovar e de aperfeiçoar o seu governo, a sua população, e seu empresariado”, ressalta.

Segundo o coordenador, dentro do programa é trabalhado com o Marco Legal da Inovação, que são leis federais de inovação que devem ser replicadas tanto para o Estado, quanto para os municípios, sendo este um dos principais assuntos debatidos durante o Workshop Presencial, que está acontecendo em todas as regiões do Estado. Outro ponto abordado no evento foi o DemandaSC, que é um mapeamento dos 295 municípios, para saber quais são as exigências, demandas que cada um possui nas diferentes áreas, para se ter um mapa de orientação para as políticas públicas, saber mais sobre a realidade, entender as demandas e orientar da forma mais efetiva possível.

A coordenadora do DemandaSC e o Marco Legal pela Inovação, Cristina Martins, acrescenta que o durante roteiro presencial no estado, a equipe tem explicado o que é inovação, para o que serve, os benefícios, e aproximando o Governo do Estado dos municípios. Cristina ainda pontuou a importância do Marco Legal pela Inovação, que é um arcabouço de legislações que prepara o município para inovar, para estar apto as oportunidades de inovação pelo estado.

“É uma pauta importante e a gente utiliza a inovação como estratégia de desenvolvimento dos territórios”, ressaltou, convidando a todos para se envolver, que isso é uma estratégia de estado, é uma política de inovação. O coordenador ainda acrescentou que no Brasil, em torno de 10% das prefeituras tem o Marco Legal razoavelmente aplicado, em uso. Em Santa Cataria, são em torno de 15%, e a meta é que os 295 municípios de SC tenham essa base legal. “SC já se destaca pelo empreendedorismo, inovação e economia pujante, e será ainda mais com esse foco no Marco da Inovação”, pontuou.

Perin ressalta ainda que os eventos nas diferentes regiões catarinense estão sendo bastante positivos. Além da troca de experiências e integração entre municípios e regiões, estão sendo debatidas as demandas locais.

O agente de Inovação do Programa SC Mais Inovação na região, Douglas Rodrigues, ressaltou que a programação buscou reunir lideranças dos municípios, para sensibilizar essas pessoas da importância do programa, da inovação para os municípios, e hoje o programa tem foco no DemandaSC e no Marco Legal. Conforme ele, a expectativa para o evento foi atendida, conseguiu envolver a maior parte dos municípios da região, o que mostra que os municípios já estão entendendo essa importância.

O agente reforça que no site do programa SC Mais Inovação é possível conferir mais detalhes sobre o programa e ações. Rodrigues acrescenta ainda que seu papel como agente de Inovação na região da Ameosc, é dar suporte, fazer essa articulação com os agentes municipais, com os municípios, para que eles consigam desenvolver, tirar dúvidas e aplicar legislação, e organizar a inovação dentro do seu território.

Presente no evento, o presidente da Acismo, Giovanni Guerra Gobbi, e consultor da Regional Oeste do BRDE dentro do Programa SC Mais Inovação, destacou o pedido para que os municípios se comprometam com o programa de inovação que ajuda muito no desenvolvimento econômico, na geração de emprego e renda, na segurança dos empreendimentos, e principalmente no Marco Legal, para ter leis que possibilitam o município se desenvolver.

Workshop do Programa SC Mais Inovação reúne representantes da região Ameosc Anterior

Workshop do Programa SC Mais Inovação reúne representantes da região Ameosc

Programação especial marca o lançamento oficial da Expo Descanso Próximo

Programação especial marca o lançamento oficial da Expo Descanso

Deixe seu comentário