SÃO MIGUEL DO OESTE

Tecnologia e inovação proporcionam avanços na gestão pública

Tecnologia e inovação proporcionam avanços na gestão pública
Folha do Oeste

Cada vez mais, a tecnologia e a inovação estão transformando, impactando e conectando ambientes e setores. Quando bem exploradas representam avanço, praticidade e agilidade, inclusive para a gestão pública. Em São Miguel do Oeste, esta pauta sempre esteve em debate pela Administração Municipal, desde o início da gestão, e essa atenção especial já tem resultados positivos.
De acordo com o diretor de Inovação, que integra a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Paganini, diversas iniciativas já estão sendo aplicadas e muitas outras planejadas para melhorar o atendimento à comunidade, melhorar a comunicação e o acesso à informação, agilizar processos e tornar a gestão mais assertiva.

 
Segundo ele, o pedido do prefeito Edenilson Zanardi, desde o início desta gestão, é melhorar o atendimento, e para melhorar o atendimento, um dos critérios passa pela inovação e tecnologia. Com isso, desde o começo do ano a equipe vem trabalhando nos sistemas para agilizar processos e na análise de dados para melhorar o atendimento à população nos mais diversos setores.
Em parceria com os servidores, estão sendo mapeados todos os serviços da prefeitura para melhorar esse atendimento. “Um dos exemplos, é com relação aos protocolos, vamos caracterizar eles, fazer o levantamento da documentação, do que precisa ser entregue, e deixar para o cidadão o mais fácil e descomplicado possível. Que ao acessar o portal, ele vai ler o protocolo, vai saber qual documento precisa, anexar a documentação, sem precisar se deslocar até à prefeitura. Vai facilitar para o cidadão e para o servidor agilizará a análise, pois além de receber a informação de forma organizada, vai ter a facilidade do processo”, explica.

Paganini acrescenta que com este mapeamento e análise, a ideia é destinar de forma rápida e efetiva as demandas para as pastas competentes, agilizando o serviço público, com tempo resposta mais rápido para o morador que necessitar algum serviço ou informação, tornando o processo mais prático e menos burocrático. O diretor acrescenta que o sistema já está sendo utilizado e a ideia é aprimorar cada vez mais. Alguns serviços já foram colocados em prática e o cidadão também já percebe no acesso e na agilidade da entrega.
No programa Melhor Amigo, por exemplo, os dados já foram mapeados, e avanços nas questões internas, através da informatização, melhorias no sistema e organização dos dados, já refletem no atendimento e agilidade. O diretor de Inovação ressalta ainda que no Início do ano, os contribuintes que forem emitir as guias de isenção do IPTU também já vão perceber protocolos novos.

Conforme Paganini, com o avanço nesses processos já iniciados, no mapeamento em todos os setores, a gestão vai saber de forma mais pontual as demandas, necessidades, e vai conseguir identificar diversos detalhes para trabalhar e melhorar cada vez mais o atendimento.

 


FOMENTO E AVANÇOS

Em São Miguel do Oeste, outra frente trabalhada é com relação ao fomento às novas empresas por meio do Centro de Inovação. Inclusive foi encerrado, na última semana, o Programa de Pré-incubação, após quatro meses de capacitações e desenvolvimento de ideias inovadoras. Paganini acrescenta que agora iniciará o processo de incubação. Será aberto um edital no começo de fevereiro, e interessados devem ficar atentos ao anúncio e aos prazos. Conforme ele, a incubação envolve toda uma assessoria, desde a parte contábil, jurídica, tecnológica, sem custos para o participante.

O diretor de Inovação, que também é gestor do espaço, intitulado Fábrica, e integra o Conselho Gestor do Centro de Inovação, reforça que as atividades no local e o próprio espaço é fruto de uma parceria de todo o ecossistema de inovação. A Unoesc cedeu o espaço para a implantação do Centro de Inovação e a prefeitura mantém o local. Mas, a iniciativa conta com o envolvimento de todo o ecossistema. Um trabalho conjunto em prol deste movimento pela inovação.
Marcelo salienta ainda o poder da tecnologia e da inovação e acrescenta que foi iniciado um trabalho voltado ao empreendedorismo e a educação financeira nas escolas, fortalecendo o movimento pelo empreendedorismo, tecnologia e inovação desde o Ensino Fundamental.

Entusiasta da tecnologia, Paganini salienta o agradecimento ao prefeito, que tem essa visão de que a tecnologia e inovação facilita, agiliza processos e traz oportunidades. “A tecnologia avança rapidamente e é preciso se adaptar, inclusive no serviço público. Hoje, se o cidadão optar por fazer tudo on-line, processos e protocolos, é possível. Há avanços em todos os setores”, afirma. Porém, quem tem dúvida em algum processo ou acesso aos serviços pode procurar a equipe administrativa que auxiliará o cidadão.

Em fevereiro também será aberta a Sala do Empreendedor no município, uma parceria com o Sebrae/SC, que possibilitará o primeiro suporte ao empreendedor, ajuda técnica, e também um incentivo a tecnologia e a inovação. Além disso, está sendo trabalhado para avançar no conceito de Cidades Inteligentes, com a aplicação de soluções modernas e sustentáveis.
Outro avanço citado por Paganini é a aprovação da Lei do 5G, que já ocorreu no município. Também está sendo desenvolvido o Plano de Turismo, entre diversas outras ações que estão interligadas, e devem facilitar a vida da comunidade e contribuir para o desenvolvimento local.
O município está se preparando para o crescimento e tudo passa pela tecnologia e inovação. Por esta razão, conforme o diretor, está sendo desenvolvido um planejamento a longo prazo, para conseguir ser assertivo nos diferentes setores.

 


MUNICÍPIO INOVADOR

 

Na última semana, São Miguel do Oeste também recebeu o Selo Município Inovador Catarinense, durante cerimônia realizada, em Florianópolis, para apresentação do balanço de um ano do Programa SC Mais Inovação. A certificação foi entregue ao prefeito pelo governador Jorginho Mello, e representa um importante avanço para São Miguel do Oeste. O reconhecimento está ligado à implementação do Marco Legal da Inovação, que estabelece bases para a modernização da administração pública e para a adoção de soluções tecnológicas, e as cidades que se adequaram as Leis de Inovação receberam o Selo.

Conforme divulgado pela administração, para o prefeito Edenilson Zanardi, a certificação reforça o compromisso do município com a inovação como ferramenta de transformação da gestão pública e de melhoria contínua dos serviços oferecidos à comunidade. O diretor de Inovação também ressalta que esta conquista é gratificante e mostra que o município está no caminho certo.

Tecnologia e inovação proporcionam avanços na gestão pública Anterior

Tecnologia e inovação proporcionam avanços na gestão pública

Sala do Empreendedor soma mais de 900 atendimentos em 2025 Próximo

Sala do Empreendedor soma mais de 900 atendimentos em 2025

Deixe seu comentário