CULTURA

Talentos da região participam do Festival Santa Catarina Canta

Talentos da região participam do Festival Santa Catarina Canta
Folha do Oeste

Nesta semana iniciaram as seletivas regionais do Santa Catarina Canta – Festival da Música Brasileira. Na segunda-feira, dia 30 de junho, as primeiras audições ocorreram em São Lourenço do Oeste, e no dia 1º de julho o evento foi realizado em Chapecó. Já na noite fria de quarta-feira, dia 2, a Seletiva do Festival movimentou os talentos da região de São Miguel do Oeste. A programação, gratuita e aberta ao público, ocorreu no Gran Nobile e contou com 14 apresentações na categoria Geral e seis na Infantojuvenil.
Os critérios de avaliação incluíram técnica vocal, afinação, dicção, rítmica, originalidade, presença de palco e interação com o público. Após as apresentações que emocionaram e encantaram o público, foram anunciados os talentos classificados para a próxima etapa, a Mesorregional, que acontecerá no dia 28 de setembro, em Chapecó. Na Seletiva Regional de São Miguel do Oeste foram escolhidos: Bruno Aluis Chiodi, Caroline Terhorst, Letícia Girardi Lunardi e Marcelo Jupiara de Abreu (na categoria Geral), e Brenda Rosseti Welter e Millena Thomé Friedrich (na categoria Infantojuvenil).
Após as semifinais de setembro, os classificados avançam para a grande final, em Florianópolis, no dia 9 de novembro. A final será realizada na Beira-Mar Norte, com apresentação da Camerata Florianópolis e de um artista nacional convidado. Os vencedores dos primeiros lugares (Geral e Infantojuvenil), além de receberem R$ 20 mil, também participarão de um espetáculo da orquestra na Temporada 2025/2026.
Esse ano, o Santa Catarina Canta abrange todos os estilos musicais, diferente da primeira edição que envolveu o estilo sertanejo. A programação reúne e incentiva grandes talentos locais.
Segundo a presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Teresinha Debatin, presente no evento, o projeto foi pensado pelo governador Jorginho Mello. “Ele pensou esse projeto e trouxe para a Fundação a responsabilidade de tocá-lo junto com a Camerata e com a Banda Bia Barros”, pontuou.
Durante a programação em São Miguel do Oeste, a presidente reforçou o agradecimento a todos os participantes. “Muito obrigada por vocês confiarem o talento e o sonho de vocês neste projeto Santa Catarina Canta (e encanta)”, declarou.
As audições da região Extremo Oeste encerraram em Maravilha, na noite de quinta-feira, dia 3.

Governador Jorginho Mello lança o programa Estrada Boa Rural Anterior

Governador Jorginho Mello lança o programa Estrada Boa Rural

Museu Municipal Ruy Arcádio Luchesi é reaberto após revitalização Próximo

Museu Municipal Ruy Arcádio Luchesi é reaberto após revitalização

Deixe seu comentário