Selecionadas três vozes femininas para representar a região na final do festival |
Semana será de tempo instável com chuva e temporais frequentes em SC

A semana deve ser de tempo instável em Santa Catarina, com chuva frequente que por alguns momentos ocorre acompanhada por temporais, com chuva intensa, rajadas de vento e possibilidade de granizo, condição típica de primavera.
Na tarde desta segunda-feira, dia 29, o aquecimento (com máximas próximas a 30°C em boa parte do estado) combinado a umidade disponível e a perturbações em médios níveis da atmosfera, favorece a ocorrência de temporais entre o Extremo Oeste e o Planalto Norte, com potencial para provocar alagamentos e enxurradas pontuais. Há também condições favoráveis para a ocorrência de granizo no Grande Oeste. No Litoral e áreas próximas ocorre apenas aumento de nuvens.
Na terça-feira, dia 30, a instabilidade é reforçada pela passagem de uma frente fria, que se desloca pelo mar associada a um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai. A chuva começa nas primeiras horas da manhã no Extremo Oeste e se estende para o restante do estado no decorrer do dia. Entre a tarde e a noite, há condições favoráveis para ocorrência de temporais com raios, rajadas de vento e granizo na porção central do estado.
Entre quarta-feira, dia 1º de outubro, e quinta-feira, dia 2, a frente fria se afasta para o mar, mas o fluxo de calor e umidade da região amazônica permanece sobre o estado, que combinado a sistemas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera, favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados, do Extremo Oeste ao Litoral Sul. Na Grande Florianópolis, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Planalto Norte o tempo se mantém mais fechado com chuva a qualquer momento devido à circulação marítima. Nessas regiões o potencial para temporais é mais baixo e os possíveis transtornos se dão principalmente associado a alagamentos e deslizamentos pontuais.
Na sexta-feira, dia 3, a instabilidade volta a ganhar força com a formação de um intenso sistema de baixa pressão no norte gaúcho, que associado ao fluxo de calor e umidade volta a provocar temporais em SC, sobretudo do Extremo Oeste ao Litoral Sul e no Alto Vale do Itajaí.
No sábado, dia 4, a chuva dá uma trégua no estado, que passa a experimentar a condição pré-frontal, com a formação de uma frente fria no RS.
Acompanhe as atualizações dos Avisos e Alertas Meteorológicos no site e mídias sociais oficiais da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.
Defesa Civil

Deixe seu comentário