Seca já preocupa região

Já são três os municípios em Situação de Emergência

A falta de chuvas no Extremo Oeste já está preocupando as autoridades da região. Nesta semana, três municípios já decretaram Situação de Emergência e os prejuízos já estão sendo contabilizados. Os maiores prejuízos estão na área agrícola dos municípios, onde já são registrados perdas nas safras de milho, fumo e também nas pastagens. A Ameosc (Associação dos Municípios do Estremo Oeste de Santa Catarina) fará reunião com representantes da Defesa Civil e de todos os municípios na próxima quinta-feira, dia 18. O objetivo é avaliar a situação da seca na região e buscar recursos para minimizar os prejuízos.

Em SãoJosé do do Cedro, o prefeito José Zanchetti decretou Situação de Emergência ainda na quarta-feira, dia 10, em função da seca que assola as lavouras nas comunidades do interior.

Conforme o secretário de Agricultura, Volnei Dallo, a falta de chuva prejudica várias plantações, principalmente as de fumo e milho. As perdas variam de 35 a 70%. Na quinta-feira, dia 11, o decreto foi encaminhado à Defesa Civil Estadual. \"A estiagem prejudica a safra agrícola e a renda do produtor rural. Com o decreto, os agricultores prejudicados com a seca poderão buscar recursos para repor os prejuízos\", salienta Dallo.

O secretário destacou também que ainda não há racionamento de água, porém os cedrenses devem evitar o desperdício.

Guaraciaba também decretou Situação de Emergência na última quarta-feira, dia 10. Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Danilo Rockenbach, a situação é preocupante, pois em algumas lavouras a perda chega a 80% devido à condição da cultura em que essas lavouras se encontram. Ele explica que o período de polinização já passou e as espigas existentes possuem apenas alguns grãos. E essa situação não se reverte mais, mesmo que chova nos próximos dias. Em conversa com agricultores visitados, avalia-se que cerca de 70% do milho plantado no município está nesta fase. No entanto, as lavouras de milho daqui a pouco também estarão com sua produção comprometida, podendo ser maior ou menor, dependendo dos dias em que persistir a estiagem.

O município de Guarujá do Sul também já decretou Situação de Emergência em razão da falta de chuvas. A área mais afetada é a do interior do município, onde já foram registradas perdas nas lavouras e pastagens.

Em Paraíso, o prefeito Ênio Recksiegel convocou uma reunião com a Defesa Civil para segunda-feira, dia 15, às 14h, onde será definido se vai ser decretada ou não a Situação de Emergência. Conforme o prefeito já foram registradas perdas grandes nas produções de milho do cedo e nas pastagens.

Em Belmonte já foram registradas muitas perdas na produção, e um levantamento será realizado para contabilizar os prejuízos. Ainda não há previsão de decretação de Situação de Emergência.

Em Princesa ainda não foi decretada Situação de Emergência, mas a possibilidade está sendo estudada. Avaliações estão sendo feitas para saber como está a situação principalmente na área agrícola do município. Conforme o secretário de Administração, André Primaz, cerca de 80% da comunidade do interior recebe água encanada e a prefeitura continua trabalhando na abertura de bebedouros para os animais, e fontes.

No município de Tunápolis ainda não houve decreto de Situação de Emergência, mas já são contabilizados prejuízos nas safras de milho, fumo e na produção de leite. Na próxima semana será realizada reunião para avaliar as perdas e as providências que serão tomadas.

Em Descanso, a maior preocupação é com o interior, devido às perdas nas plantações e à falta de água. A situação é preocupante e a administração deve se reunir na próxima semana para avaliar os prejuízos e a possibilidade da decretação de Situação de Emergência.

O prefeito de Iporã do Oeste, Ilton Vogt, destacou que a situação é grave e praticamente todas as comunidades do interior já foram afetadas. \"O desespero é grande na agricultura, já que foram feitos investimentos altos nas lavouras e tudo está se perdendo, principalmente nas produções de milho e fumo. Além disso, as comunidades passam a ter dificuldades com a falta de água e por isso existe a grande possibilidade de ser decretada Situação de Emergência\", enfatiza.

Autoridades do município de São Miguel do Oeste também irão se reunir na próxima segunda-feira, dia 15, para avaliar a situação no município. O Conselho de Defesa Civil irá participar da reunião e já estão avaliando os prejuízos causados pela falta de chuva.

Anterior

Cursos de licenciatura oferecem

Próximo

Fruticultura: uma alternativa de produção

Deixe seu comentário