Região define atividades para o Dia da Cidadania

Em Descanso, o evento será realizado hoje

A equipe de coordenação central das entidades envolvidas na realização do Dia da Cidadania, em São Miguel do Oeste, reuniu-se na última quarta-feira, dia 5, para definir as ações que serão desenvolvidas e estarão à disposição da população. As atividades serão realizadas no sábado, dia 22 de agosto, na Praça Walnir BottaroDaniel, das 9h às 17h.

Segundo o coordenador central do evento, Djalma Morell, o objetivo geral do Dia da Cidadania é proporcionar inclusão, serviços e cidadania para as pessoas que têm necessidade de buscar os serviços dessas entidades. Ele ressalta que a expectativa é de que aproximadamente 4,5 mil pessoas sejam atendidas, e mesmo que chova o evento será realizado.

Este ano, aproximadamente 50 entidades estarão prestando atividades gratuitas. Durante todo o dia a população poderá usufruir dos serviços como confecção de carteiras de identidade, CPF, fotos para esses documentos, carteiras de trabalho, cadastramento nos programas sociais de habitação, corte de cabelo e massagem, exames laboratoriais e pronto atendimento, atividades de lazer para as crianças, serviços do Procon, serviços judiciários, apresentação dos programas da prefeitura e informações sobre os tributos municipais. Além disso, cerca de 20 entidades são articuladas pelo Consad e pela Ameosc irão comercializar produtos artesanais.

 

DESCANSO

Neste sábado, dia 8, será realizado em Descanso o Dia da Cidadania. A ação ocorrerá das 9h às 16h, na Escola Municipal Getulio Vargas, e é uma realização do Governo municipal, juntamente com a coordenação do Incra, do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e da Unoesc.

Será oferecida oportunidade para fazer a carteira de identidade, o CPF e a carteira de trabalho. Também serão disponibilizados serviços como tipagem sanguínea e teste de diabetes. Haverá ainda informações sobre questões previdenciárias do INSS, bolsa família e programas habitacionais da Caixa Econômica Federal. Todos os serviços prestados neste dia não terão custo algum por se tratar de ações de cidadania que visam beneficiar as pessoas que por um motivo ou outro tenham tido dificuldade de buscar esses atendimentos.

Neste dia haverá algumas linhas de ônibus percorrendo as comunidades do interior com o seguinte roteiro: às 7h30 saída da entrada de linha Taquá, Cachoerinha, Matão, Barra do Herval, Bonita, São Brás, Alegre e Descanso. Às 8h, de São Valentim, passando em Itajubá, Lacerda, Campinas e Descanso; às 7h30 saindo de Santa Lucia, Barra do Veado, Sanga Curta e Descanso; e às 13h saída das linhas Pântano, Leste, Gaúcha a Descanso.

 

GUARACIABA

A Comissão Municipal Organizadora do Dia da Cidadania, que acontecerá em Guaraciaba no dia 23 de agosto, esteve reunida na manhã da última quinta-feira, dia 7, para definir alguns detalhes do evento. Focou definido o roteiro de ônibus nas comunidades do interior, sendo que nos setores de Guatapará Baixo, Guataparema e arredores o transporte será pela manhã, nas linhas Ouro Verde, Aparecida, São Roque e arredores o transporte será à tarde. A Comissão também definiu as pessoas responsáveis por cada atividade que estará acontecendo, bem como os espaços que serão organizados.

A ação ocorrerá das 9h às 17h, no Centro Municipal de Multiplouso e Naes, e esta é uma realização da Administração Municipal com a coordenação do Incra e MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário). Neste Dia da Cidadania, diversos serviços e atividades serão desenvolvidos, como confecção gratuita de carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e também fotos para documentos. Também estarão no local uma equipe do INSS prestando informações previdenciárias e da Caixa Econômica Federal, além de outras relativas aos programas habitacionais e bolsa família.

A Administração Municipal ainda está organizando para o Dia da Cidadania outras atividades e atrações como distribuição de mudas de árvores nativas, mostra de sementes crioulas, mostra de arte/artesanato do Peti, atividades físicas orientadas, verificação de pressão arterial e diversas outras orientações na área da saúde. O Conselho Tutelar também estará participando para prestar informações à comunidade sobre as atividades que desenvolve.

A Comissão Organizadora também informou que no dia será disponibilizada erva para as pessoas que queiram chimarrão; para isto basta levar água quente, cuia e bomba.

Anterior

Mulheres Voluntárias repassam cobertores

Próximo

Definidos eixos da Conferência Estadual da Criança e do Adolescente

Deixe seu comentário