ALESC

Plenário aprova programa de prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas

Plenário aprova programa de prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas
Jeferson Baldo/Agência AL

O Plenário da Alesc aprovou na sessão desta quarta-feira, dia 5, o PL (Projeto de Lei) que institui um programa de prevenção de acidentes e de primeiros socorros nas escolas públicas estaduais. A proposta passará pela votação da Redação Final e, em seguida, encaminhada para análise do governador.

O PL 259/2023, do deputado Fabiano da Luz (PT), cria o Proep-SC (Programa Educacional de Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes), voltado a estudantes de Ensino Médio e profissionais que atuam nas escolas estaduais. A iniciativa foi sugerida por alunos da Escola de Educação Básica Sara Castelhano Kleinkauf, de Guaraciaba, que participaram do Programa Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola do Legislativo.



Capacitação e atuação do Proep-SC

O texto aprovado prevê que o programa será ministrado por profissionais do Samu e dos bombeiros militares, com o objetivo de oferecer orientações sobre procedimentos de primeiros socorros em situações de risco (incêndio, curto-circuito, ingestão de substâncias tóxicas, entre outros) e preparação psicoemocional para situações de emergência. O Proep será executado por meio de parceria entre o governo estadual, entidades estaduais e municipais, com participação da SED (Secretaria de Estado da Educação).



Universidade Gratuita e Fumdesc

Também foi aprovado nesta quarta o PDL (Projeto de Decreto Legislativo) 3/2025, elaborado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). O objetivo é convalidar os atos previstos na MP (Medida Provisória) 266/2025, editada em junho passado pelo Executivo, com alterações no Programa Universidade Gratuita e no Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc).

Entre as principais alterações, estava o fim da obrigatoriedade da matrícula em curso de graduação como condição para o aluno se candidatar a uma bolsa de estudo nos programas. Essa condição resultou no endividamento de estudantes que, mesmo obedecendo aos critérios para a concessão da bolsa, não foram contemplados.

Com a aprovação, o projeto será transformado em decreto legislativo pela Presidência da Alesc.




Agência AL

Defesa Civil alerta para vendaval, chuva intensa, raios e queda de granizo nesta sexta Anterior

Defesa Civil alerta para vendaval, chuva intensa, raios e queda de granizo nesta sexta

Dnit alerta sobre operações de Pare e Siga na BR-282/SC Próximo

Dnit alerta sobre operações de Pare e Siga na BR-282/SC

Deixe seu comentário