ASSEMBLEIA

Mais de mil adolescentes participam do encontro estadual de vereadores mirins

Mais de mil adolescentes participam do encontro estadual de vereadores mirins
Jeferson Baldo / Agência AL

Troca de ideias, elaboração de leis e formação política envolveram mais de mil jovens e adolescentes, nesta quarta-feira, dia 1º de outubro, durante o 14º Encontro Estadual dos Vereadores Mirins. O evento foi realizado no Centro Sul, em Florianópolis, e contou com a participação de 70 Câmaras Mirins.

De acordo com o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), o projeto, executado pela Escola do Legislativo deputado Lício Mauro da Silveira, auxilia na aproximação dos jovens à política.

“Trabalhamos por uma Alesc mais próxima da comunidade, e esse projeto com jovens e adolescentes cria esse momento de aproximação. Mostra como é a vida de um político, como podemos ajudar a transformar o dia a dia dos catarinenses e faz com que eles tomem gosto por essa vivência. Esse grande encontro é um momento importante para que eles possam aprender mais e também ter essa troca de experiência. Tenho certeza que muitos desses jovens que aqui estão hoje serão nossos vereadores, prefeitos, deputados”, destacou.

O programa de formação de vereadores mirins foi instituído pela Resolução nº 5, de 8 de setembro de 2010, tornando conhecidas as funções e atividades do poder legislativo e possibilitando a troca de experiências entre câmaras que desenvolvem programas mirins.

Para o presidente da Escola do Legislativo, Mauro De Nadal (MDB), o momento é de incentivo e provocação dos jovens e adolescentes a viverem e conhecerem o trabalho político. “Queremos provocar para que os nossos adolescentes vivam o mundo político. Para que eles participem, não apenas como espectadores, mas sim como atores do processo. Entender a função em cada esfera é importante para que eles também possam escolher com consciência seus representantes. E para que eles entrem de corpo e alma nessa vida que ajuda a transformar cada dia mais e melhor a nossa sociedade”, citou.

O parlamentar lembra o papel da Escola do Legislativo nessa construção e formação política. “Temos a função de levar a o conhecimento e as ferramentas de trabalho para que esses jovens possam se conectar com a vivência política. A escola faz o trabalho de ser a grande maestria de organização de mobilização, com o objetivo de fazer com que os jovens possam participar desses momentos importantes”, declarou.

Ao todo, já são mais de 80 câmaras municipais em Santa Catarina que desenvolvem o programa Vereador Mirim, com a participação de alunos de escolas públicas e privadas, com faixa etária normalmente do sexto ao nono ano do ensino fundamental.

O evento contou com a presença dos deputados Mário Motta (PSD), Napoleão Bernardes (PSD), Altair Silva (PP), Mauricio Peixer (PL) e Matheus Cadorin (Novo).



Conhecimento e futuro político

O projeto Vereador Mirim estimula a cidadania e o protagonismo juvenil, trazendo a vivência democrática para o dia a dia. Para a vereadora mirim de São Miguel do Oeste, Sarah Paladini Pereira, o momento possibilita a troca de experiências. “É mágico estarmos aqui. Uma nova realidade, cheia de oportunidade, especialmente para nós que somos do Extremo Oeste. É um mundo onde podemos dividir experiências com pessoas de todo estado. São realidades, ao mesmo tempo, diferentes mas muito próximas. Problemas comuns, vivências comuns e que com isso podemos chegar a conclusões e, principalmente, soluções para cada uma de nossas cidades. Estamos juntos construindo um novo caminho”, ressaltou.

Já o vereador mirim Gian Fabrício Gravi Gonçalves, de São Bento do Sul, não esconde o desejo de seguir os caminhos políticos futuramente. “Ninguém da minha família é ou foi político, mas eu sempre tive um desejo, e quando fui eleito vereador mirim essa vontade de aprender e estar no mundo da política aumentou ainda mais. Antes de ser um vereador mirim, como muitos dos meus amigos, pensava que a política era chata, mas compreendi que a política transforma vidas.”



Projetos comunitários

Durante o 14º Encontro Estadual dos Vereadores Mirins, os adolescentes puderam conhecer mais de alguns projetos parceiros como o Protetor Ambiental da Polícia Militar Rodoviária; Educação para o Trânsito da Polícia Militar Rodoviária; o Proerd do 4º Batalhão da Polícia Militar; SOS Desaparecidos; Conseg Mirim de Içara; Regimento de Polícia Montada; Bombeiro Mirim e Projeto Golfinho do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.




Agência AL

Deputada Daniela faz visita técnica ao Porto de Santos para modernização da legislação brasileira Anterior

Deputada Daniela faz visita técnica ao Porto de Santos para modernização da legislação brasileira

Gaeco deflagra duas operações para apurar fraudes em concursos públicos e processos seletivos Próximo

Gaeco deflagra duas operações para apurar fraudes em concursos públicos e processos seletivos

Deixe seu comentário