Lançada a Rede de Vizinhos Comercial em São Miguel do Oeste
Com o objetivo de fortalecer a segurança e a integração entre os comerciantes, promovendo uma comunicação direta e eficiente entre os participantes e a Polícia Militar, na noite desta segunda-feira, dia 27, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de São Miguel do Oeste, em parceria com a Polícia Militar, realizou o lançamento oficial da Rede de Vizinhos Comercial.
A programação, promovida no Auditório do Sicoob São Miguel, reuniu empresários, gestores e profissionais do comércio, além de representantes da Polícia Militar, através do 11º BPM/Fron (Batalhão de Polícia Militar de Fronteira), que apresentaram os objetivos e o funcionamento da iniciativa. De acordo com o sargento PM, Rodrigo Mezadri, a Rede de Vizinhos Comercial funcionará basicamente como a Rede de Vizinhos de Segurança, já implantada em diversos bairros do município.
Trata-se de uma estratégia de policiamento, através de uma rede organizada entre os comerciantes e a Polícia Militar. É pautada na filosofia de polícia comunitária e reunirá comércios de uma determinada localidade para atuarem em cooperação, com a finalidade de formar parcerias e fortalecer as relações interpessoais, bem como melhorar a relação entre a Polícia e a comunidade, aumentando assim a vigilância natural, a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a segurança física das pessoas e do patrimônio.
Segundo Mezadri, após a reunião de conscientização com os empresários, realizada nesta semana, e o preenchimento de fichas dos interessados em participar desta iniciativa, haverá a criação de redes por setores. Serão criados pequenos grupos de comerciantes com a participação de um policial. Será um canal para repassar informações, em tempo real, sobre situações suspeitas, ocorrências e orientações de segurança. Os policiais vão verificar as informações repassadas no grupo, ofertando ainda mais segurança para a população, através da ação rápida. O objetivo por meio dessa Rede é trazer mais segurança, especialmente para o comércio, e para toda a comunidade, atuando de forma preventiva.
Porém, caso haja uma emergência, o contato prioritário com a PM deve ser a ligação ao número 190. Mas, os problemas de emergência também devem ser comunicados na Rede o mais breve possível, para que os vizinhos fiquem em alerta e exerçam a vigilância ativa da comunidade. O sargento enfatiza que o envolvimento da comunidade é fundamental. Conforme ele, a Rede de Vizinhos já implantada nos bairros funciona perfeitamente. O município já conta com 63 Redes.
Durante o lançamento da Rede de Vizinhos Comercial em São Miguel do Oeste, Mezadri ainda pontuou os programas institucionais em andamento pela PM, como Rede de Vizinhos Residencial, Rede Catarina, Escola Mais Segura, Protetores do Lar, entre outros.
Para o presidente da CDL São Miguel do Oeste, Juarez Junior, a implantação da Rede de Vizinhos no comércio é uma iniciativa fundamental para evitar que problemas aconteçam, para que São Miguel do Oeste continue segura, boa de viver e boa de empreender. “É importante o empresário estar participando, conhecendo essa iniciativa e colaborar com a Polícia. Qualquer atitude suspeita, esses empresários vão estar colocando no grupo essas informações. Os policiais vão estar analisando e consequentemente os problemas vão ser minimizados ou evitados, ou então nem aconteçam, porque quando se tem organização dificulta o crime”, ressalta.
Sobre o envolvimento da CDL nesta iniciativa voltada à segurança, o representante da entidade salienta que é papel da CDL fazer esse trabalho e vai ser muito importante para as empresas locais. Durante o evento desta semana, Juarez Junior, também citou sobre uma importante campanha realizada no município, envolvendo entidades, instituições bancárias e cooperativas, e a imprensa, intitulada ‘Calma! É Golpe!’, com o intuito de alertar a comunidade e empresários sobre os golpes, que conforme ele, levam milhões da economia local e que fazem a diferença no movimento econômico de São Miguel do Oeste. “É importante que a gente consiga orientar as pessoas para minimizar esse problema que é frequente”, salienta.
Presente no lançamento da Rede de Vizinhos Comercial, o prefeito Edenilson Zanardi, salientou a importância da iniciativa e parabenizou a Polícia Militar por estar se aproximando cada vez mais da sociedade.
CRIMES DIGITAIS
Durante o encontro com comerciantes, os representantes da PM, alertaram sobre os crimes digitais, também conhecidos como cibercrimes, que são atos ilícitos cometidos em ambientes digitais ou utilizando dispositivos eletrônicos. Esses crimes abrangem desde fraudes on-line, roubo de dados e assédio sexual virtual, até ataques a sistemas de computadores e disseminação de conteúdo ilegal.
Mais sobre:






Deixe seu comentário