VENDAS

Invista em um bom atendimento aos clientes

Invista em um bom atendimento aos clientes
Divulgação

Ao contrário do que muita gente pensa, o mercado está propício para quem está preparado para entender a mudança de comportamento do cliente. A afirmação é de um dos maiores palestrantes na área de atendimento de vendas do Brasil, William Caldas, que participou do 1º Simpósio Executivo de Vendas promovido pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) em São Miguel do Oeste. Segundo ele, algumas mudanças de comportamento de cliente ditam o que o empresário precisa adequar dentro da empresa, e quem prestar atenção nisso, quem se envolver mais com o cliente, que estiver mais conectado no cliente, vai alcançar o sucesso.

Caldas destaca que três mudanças de comportamento no cliente são fáceis de entender:

- O cliente quer tudo para anteontem: então se ele quer para anteontem o treinamento da equipe e a estratégia de vendas para fim do ano tem que ser feita anteontem também. O estoque e as novidades que serão apresentadas para o cliente também devem ser organizados com antecedência;

- O cliente exige como se fosse o chefe: o poder mudou de mão, ele pode simplesmente não escolher a sua empresa. Então, quando ele entra na sua empresa você tem que pensar que ele te escolheu entre milhares de opções. Quando se pensa assim, se quer ser diferente para o cliente, pois se ele está com esse poder todo, é preciso estar preparado para entregar o melhor para ele;

- O cliente dá consultoria de graça para a empresa, isso ocorre quando ele reclama. Agradeça e de atenção, pois essa reclamação evita que a empresa falhe com outros tantos clientes.

Para o palestrante, o que mais motiva as empresas e os vendedores a se adequarem é a mudança de comportamento do cliente. A disputa das empresas não é mais com o vizinho de loja, a disputa é também com a internet. Desta forma, é preciso estar preparado para que o cliente fale que vale a pena sair de casa e ir até a sua loja comprar. "Vai vender mais quem provocar uma experiência nele, o que vai muito além de produto e serviço, a experiência está no como: como eu vendo, como eu ofereço, como recebo o meu cliente e como ele fica na minha empresa", alerta.

PREÇO NÃO É TUDO

É preciso sim investir no bom atendimento. "Às vezes a pior das crises está da porta para dentro de uma empresa, e isso vale para qualquer segmento. A escolha pelo local de comprar está na forma com que as pessoas tratam seus clientes. Está fácil de se destacar, mas dá trabalho se destacar, e nem todo mundo topa isso. Nem todo mundo se dedica a oferecer um bom atendimento. Perde-se muito dinheiro por mau atendimento ou por desinteresse no cliente. Tem lugares que o cliente parece que esta fazendo um favor e não comprando, de tão péssimo o atendimento. Tem muito mercado, cliente para todo mundo, mas é preciso investir em atendimento", reforça o profissional.

ESTRATÉGIAS

Durante o Simpósio Executivo de Vendas, Daniela Augusta, palestrante renomada na área de vendas, também alertou os comerciantes de SMOeste e região sobre estratégias para mostrar que a empresa é diferente e especial. De acordo com ela, a dica é trabalhar quatro passos:

1º - Trabalhar com propósito, ou seja, avaliar qual o propósito que se tem ao sair de casa e abrir a empresa;

2º - Trabalhar com pessoas engajadas, e ser uma empresa engajada, uma marca engajada com o sucesso do cliente;

3º - Trabalhar com processos inteligentes, que são processos que focam o cliente e não somente o empresário;

4º - Performar - onde se começa a colher o resultado do trabalho focado no cliente.

"São quatro passos simples, mas que precisam o foco do empresário e empreendedor. As pessoas vão perceber que os passos estão muito mais relacionados ao comportamento e atitude do empresário, a forma como faz, e como busca atender e satisfazer não só as necessidades, mas as expectativas dos clientes. Seguindo esses passos, é possível ver bons resultados, por meio de formas simples e inteligentes", orienta.


Educandário do município é alvo de vândalos Anterior

Educandário do município é alvo de vândalos

Governo Municipal licita três novas máquinas Próximo

Governo Municipal licita três novas máquinas

Deixe seu comentário