PROGRAMAÇÃO

Excelência Talks é promovido em São Miguel do Oeste

Excelência Talks é promovido em São Miguel do Oeste
Fotos Folha do Oeste

Na noite de terça-feira, dia 8, o Núcleo de Gestão de Excelência e o Excelência SC – Movimento Catarinense pela Excelência promoveram mais uma edição do Excelência Talks em São Miguel do Oeste. A programação que contou com o apoio da Academia Fiesc de Negócios ocorreu no Coworking Acismo e teve como tema ‘Organização e sustentabilidade nos negócios’. E para debater sobre este assunto com os participantes, estiveram presentes o presidente do Excelência SC e assessor para Novos Modelos de Negócios da Fiesc (Federação da Indústrias do Estado de Santa Catarina), Leonardo Costa, e o diretor técnico do Excelência SC e analista de Sustentabilidade na Irani Papel e Embalagens S/A, Valdecir Pasinato.

Para a coordenadora do Núcleo de Gestão de Excelência da Acismo, Elisandra Monlin, esse evento foi uma oportunidade para compartilhar experiências e aprender como tornar as empresas mais eficientes, competitivas e sustentáveis. Isso significa adotar práticas que sejam ambientalmente responsáveis, socialmente justas e economicamente viáveis. “O MEG é uma ferramenta que ajuda as organizações a melhorar a sua performance, e a alcançar a excelência em seus negócios. Sairemos com novas ideias e insights para iniciar pequenas mudanças nas nossas empresas”, ressaltou na abertura da programação.

O Excelência Talks foi mediado pelo vice-presidente da Acismo, vice-presidente do Excelência SC no Extremo Oeste, e integrante do Núcleo de Gestão de Excelência, Giovanni Gobbi, que evidenciou a importância dos convidados presentes, que além da questão profissional, institucionalmente fazem muito pela excelência da gestão no estado. Segundo ele, o evento foi uma oportunidade para saber como iniciar esse processo nas organizações e entregar um ambiente mais seguro para empreender, para gerar emprego e renda com mais tranquilidade na cidade. Esta é uma das missões da Associação e do Núcleo.  

Durante a programação que contou com grande público, foram abordados assuntos como liderança, sucessão, planejamento, sustentabilidade, e ressaltada a importância do MEG (Modelo de Excelência da Gestão), que tem como propósito melhorar a competitividade das organizações e a qualidade de vida das pessoas.

De acordo com o presidente do Excelência SC, antes se observavam empresas centenárias que descobriam algum nicho, algum produto, e construíam impérios, e em SC há centenas de exemplos neste sentido. Porém, esse mundo mudou, as vantagens competitivas passaram a ser transitórias, então é quanto você consegue explorar dessa vantagem competitiva antes que venha alguém e copie, ou antes que venha um produto substituto. Segundo ele, para isso, é preciso sistemas mais ágeis, e modelo de excelência em gestão, como mostrado no evento, para dar consistência a esse processo de estar revitalizando os negócios da empresa, criando novos produtos, criando novos negócios e novas vantagens competitivas, e aprendendo a explorar o máximo delas antes que elas caiam.    

Costa destaca que a orientação ao empreendedor é se preparar, procurar se reciclar, participar de movimentos como o Movimento Catarinense pela Excelência, que tem como proposito melhorar a competitividade e a qualidade de vida do catarinense por meio do MEG. “Não dá para esperar as coisas acontecerem e ficar reclamando. Não espere! Transforme o seu negócio, inove, e invista”, destaca. Conforme o assessor para Novos Modelos de Negócios da Fiesc, é preciso olhar as organizações cada vez de forma mais ampla, ela não é mais só para gerar lucro, tem que gerar valor, e valor para todas as partes interessadas. Tem que olhar para a sociedade, para as pessoas, meio ambiente, para os fornecedores, para as pessoas que trabalham nesta empresa, e também para o acionista, que coloca dinheiro na empresa. É preciso estar constantemente planejando. Neste sentido, ele aponta que o MEG pode auxiliar, e pode ser aplicado em todos os tipos de empresa.

Presente no evento realizado em São Miguel do Oeste, o analista de Sustentabilidade, Valdecir Pasinato, destaca que a Irani já utiliza o MEG (Modelo de Excelência da Gestão) desde 2004, sendo possível analisar as evoluções. De acordo com ele, a empresa desenvolveu uma musculatura muito robusta para enfrentar os cenários econômicos e cenários turbulentos. “De uma base acionária de três mil acionistas passou para 70 mil acionistas em três anos. Uma das ações que mais cresce na Bolsa de Valores. Isso tudo a gente só conseguiu porque conseguiu consolidar uma gestão muito robusta com base do MEG. O MEG foi uma das ferramentas que nos ajudou na gestão, e isso nos facilitou a ter esse patamar diferenciado na bolsa”, ressalta.

Pasinato salienta que sua dica aos empresários que querem aumentar a competitividade da organização, indústria ou serviço, e melhorar o desempenho, é o MEG, uma das alternativas que tem no mercado, e o Excelencia SC é o responsável por disseminar o MEG no estado, e o núcleo ajuda também neste compartilhamento regional. “O MEG é bem amplo e abrangente, talvez é a única ferramenta que olha 360º para a organização, financeiro, clientes, sociedade, fornecedor, colaborador, por vezes o concorrente”, cita. Conforme o diretor técnico do Excelência, este Modelo é uma ferramenta que possibilita avaliar a gestão da sua organização de forma geral, e por isso é a ferramenta mais completa.


MOVIMENTO CATARINENSE PELA EXCELÊNCIA

De acordo com o presidente, o Movimento Catarinense pela Excelência é o movimento mais forte. Esse ano, há 26 empresas candidatas ao Prêmio Catarinense de Excelência, que é o que reconhece a evolução da caminhada na busca da excelência das empresas. “Hoje é o movimento mais forte do País, e isso mostra que estamos no caminho certo. Santa Catarina merece isso. Também por isso que somos um dos últimos estados a entrar na crise, e um dos primeiros a sair, porque nós somos o estado mais preparado. Somos um estado que respira e pratica a excelência”, destaca.

Leonardo Costa salienta que hoje o Movimento Catarinense por Excelência, atinge cerca de 5% das organizações e empresas de Santa Catarina, e o empreendedor de São Miguel do Oeste também pode contar e participar do movimento. “É um modelo simples, que serve para qualquer tipo de empresa, seja pequena, média, grande, comercial, indústria, serviços, Excelência é uma essência, é um valor, um princípio, e a busca por excelência é algo fantástico”, garante.

“Desde o milênio passado trabalho com esse movimento, é algo que me fez acreditar na importância que tem o trabalho, a importância que tem esses conceitos que tem no Excelência.  Eu vi empresas se transformarem. Empresas que eram pequenas, hoje são médias e grandes empresas. Que nasceram no embrião da qualidade”, salienta.

Em 2004 foi criado o Movimento Catarinense de Excelência, e o atual presidente participou da equipe que construiu esse movimento. “São os últimos meses do meu mandato e me enche de orgulho ver o quanto que nós já fizemos. Neste ano estamos retomando os níveis pré-pandemia, e temos uma meta que é levar esse movimento para o setor público”, acrescenta. 

“Nosso proposito maior é que em 2050 esse modelo deixa de existir, porque vai estar na cultura do catarinense. E o Excelência Talks é para levar essa cultura da excelência para todos os cantos do País. Queremos transformar esse estado em um estado de excelência por meio do MEG, que é o Modelo de Excelência de Gestão.

O Prêmio Catarinense de Excelência será no dia 30 de novembro.


FORTALECIMENTO

De acordo com o presidente da Acismo (Associação Empresarial de São Miguel do Oeste), Daniel de Souza, a Acismo como a Casa do Empreendedor tem como objetivo levar o conhecimento para os associados e fortalecer ainda mais os núcleos, isso ajuda no fortalecimento do associativismo.

Florianópolis terá voo direto para o Chile a partir de novembro Anterior

Florianópolis terá voo direto para o Chile a partir de novembro

Câmara aprova declaração de utilidade pública e projetos sobre programas de apoio social, vagas de estacionamento, consórcio, desafetamento de lote e apoio ao “Liquida São Miguel” Próximo

Câmara aprova declaração de utilidade pública e projetos sobre programas de apoio social, vagas de estacionamento, consórcio, desafetamento de lote e apoio ao “Liquida São Miguel”

Deixe seu comentário