Dirigentes agrícolas estão em Brasília discutindo novas políticas do setor

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel está na capital federal

Mais de três mil dirigentes ligados a entidades defensoras da agricultura estão participando, desde ontem, do 10º Congresso Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, que vai até sábado, dia 14, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A abertura aconteceu no final da tarde de ontem.

Hoje, as atividades iniciam às 9h com uma análise de conjuntura. Em seguida serão formados grupos de trabalho sobre vários temas, entre eles o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário (PADRSS). Na quinta-feira, dia 12, acontecerão discussões nas comissões temáticas, onde serão debatidos os temas: políticas agrária, agrícola e sociais, meio-ambiente, assalariados e assalariadas rurais, formação e organização sindical, sustentabilidade política e financeira, relações internacionais, juventude rural, organização e luta das mulheres trabalhadoras rurais, pessoas da terceira idade e idosas rurais. Já na sexta-feira, dia 13, as plenárias formadas pelos grupos de trabalho e comissões temáticas finalizam os debates. Nesse mesmo dia, os delegados e delegadas conhecerão a chapa única que participa das eleições. A votação para a diretoria, conselho fiscal e respectivos suplentes para a gestão 2009-2013 ocorre no último dia do congresso, sábado, dia 14.

A delegação catarinense é composta de 206 pessoas. Para o presidente da Fetaesc (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), Hilário Gottselig, Santa Catarina e a região Sul estão com uma participação histórica na composição da nova diretoria da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura). A chapa única tem como candidato ao cargo de presidente o gaúcho Alberto Broch, e a permanência do catarinense Antoninho Rovaris na Secretaria de Política Agrícola.

Representantes de mais de 20 organizações internacionais participarão como observadores. São dirigentes de movimentos sociais do campo e organizações não-governamentais de países do Mercosul, como Bolívia, Peru, Chile, Equador, além de Cuba, Guiné Bissau e Holanda.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel, Joel de Moura, a Associação Três Fronteiras está representada por 15 delegados, que discutirão todas as políticas agrícolas nacionais ligadas à Previdência, Saúde, Educação, Recursos, Habitação, entre outros. "Vamos discutir tudo aquilo que está ligado à agricultura familiar. Também elegeremos a nova direção da Contag e pela primeira vez teremos um candidato do Sul nesta chapa de consenso. Em 53 anos de Contag, essa é a primeira vez que uma pessoa do Sul assumirá a entidade e certamente a agricultura de nossa região terá uma atenção especial", prevê Moura.

O sindicalista revela que também será debatido o endividamento agrícola, a garantia de renda com preço justo aos produtos, a legislação ambiental e as pequenas agroindústrias. "Estes serão os pontos fortes que defenderemos", completa Joel de Moura.

Anterior

Abre amanhã o X Seminário de Jornal, Educação e Cultura

Próximo

Escolas recebem R$ 190 mil em reformas e ampliação

Deixe seu comentário