REGIÃO

Coronel Jailson Aurélio Franzen reassume o comando do 9º CRPM/Fron

Coronel Jailson Aurélio Franzen reassume o comando do 9º CRPM/Fron
Folha do Oeste

Na manhã desta sexta-feira, dia 12, foi realizada a solenidade de assunção de comando do 9º CRPM/Fron (Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira). O ato oficializou o retorno do coronel Jailson Aurélio Franzen à frente da unidade, considerada estratégica para a segurança pública na região de fronteira. Franzen já havia comandado o 9º CRPM/Fron e, em 2023, assumiu o Estado-Maior-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, na capital. Após dois anos e sete meses, retorna à região como comandante regional.

O evento contou com a presença do comandante-geral da PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina), coronel Emerson Fernandes, do subcomandante-geral, coronel Jofrey dos Santos da Silva, além de autoridades civis e militares, familiares e convidados. Um momento que simbolizou continuidade, liderança e compromisso com a segurança da população.

Em seu pronunciamento, o comandante-geral ressaltou que Franzen ocupava o cargo de número três da instituição, e que comandou com primazia, maestria e com muito trabalho, sob o comando de dois comandantes-gerais diferentes na corporação, conduzindo todos os principais projetos estratégicos e institucionais, empregando um conjunto de projetos que elevarão ainda mais a condição e o reconhecimento da PM. “Será lembrado com um dos grandes chefes de estado maior que já passaram pela instituição”, ressaltou.

Fernandes também parabenizou o tenente-coronel Fábio José Hoelscher, que, segundo ele, exerceu com excelência o comando interino do 9º CRPM/Fron nos últimos meses, assim como exerceu com excelência o comando do Batalhão de Polícia Militar de Dionísio Cerqueira. Conforme o comandante-geral, o tenente-coronel Fábio permanecerá na região contribuindo com toda a sua experiência, conhecimento e eficiência de uma carreira inteira oferecida a PM e a segurança pública da região Extremo Oeste.

O comandante-geral da PMSC, ainda salientou que Franzen solicitou o seu retorno e foi prontamente atendido pelo Comando da instituição. “Encerrou um ciclo de sucesso dos projetos institucionais, ciclo no qual a gente conseguiu aprovar projetos estratégicos importantíssimos para a instituição e de interesse da sociedade. Entre eles, o projeto Militar Temporário, que vai permitir a inclusão e a ampliação do nosso efetivo de forma mais rápida, de forma mais robusta”, apontou.

O coronel Jailson Aurélio Franzen adiantou que vai procurar aproveitar a experiência que adquiriu na capital, de alta relevância estratégica, para tentar melhorar ainda mais a qualidade do serviço que Polícia Militar já presta, que é de excelente qualidade. Além do que é obrigatório, que é prover as unidades operacionais dos meios necessários para fazer o serviço, também pretende ampliar a presença da PM nas ruas, ampliar a Patrulha Rural, e perseguir aqueles indicadores que o próprio comando-geral estabeleceu como prioridade para a segurança da região, trabalhar de maneira integrada com os outros órgãos, com o Poder Público Municipal, com as entidades, a sociedade civil, com os outros estados e até mesmo com a República Argentina em operações integradas, que é uma tradição da fronteira.

Com relação a experiência de chefe de Estado-Maior-Geral, Franzen ressalta que foi gratificante, atuava com projetos de nível estratégico e implicação estadual. “Essa experiência me permitiu ter uma compreensão mais ampla do nosso papel na sociedade”, citou.


COMEMORAÇÃO

A cerimônia coincidiu com a comemoração dos 18 anos de criação do 9º CRPM/Fron, que abrange dois batalhões localizados na faixa de fronteira do estado: o 36º BPM/Fron (Batalhão de Polícia Militar de Fronteira) e o 11º BPM/Fron (Batalhão de Polícia Militar de Fronteira). Durante a cerimônia, foram entregues Medalhas Comemorativas do 9º CRPM/Fron a policiais da ativa, veteranos e autoridades civis e militares que contribuíram para o fortalecimento da corporação.

A solenidade foi encerrada com o desfile militar. Em seguida, foi realizado o tradicional corte do bolo em alusão ao aniversário de 18 anos da unidade.


SAIBA MAIS

Em 14 de setembro de 2007, foi criado o 9º Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira, instalado na cidade de São Miguel do Oeste, com a missão de exercer as ações de controle e de fiscalização sobre as unidades operacionais subordinadas. Com circunscrição de 35 municípios da fronteira catarinense, fazendo divisa com os estados do Rio Grande do Sul e do Paraná, e fronteira com a Argentina. A região conta com dois batalhões: 11º BPM/Fron, sediado em São Miguel do Oeste, e o 36º BPM/Fron, situado em Dionísio Cerqueira.



Programação da 2ª edição da Faciband inicia nesta sexta-feira Anterior

Programação da 2ª edição da Faciband inicia nesta sexta-feira

Programa “Fala São Miguel” inicia na próxima quarta-feira Próximo

Programa “Fala São Miguel” inicia na próxima quarta-feira

Deixe seu comentário