LEGISLATIVO

Câmara aprova parceria com a Unoesc para oferecer serviços de saúde

Câmara aprova parceria com a Unoesc para oferecer serviços de saúde
Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de São Miguel do Oeste aprovou nesta quinta-feira, dia 25 o Projeto de Lei nº 102/2025, de autoria do Poder Executivo, pelo qual a Prefeitura busca autorização para celebrar um Acordo ou Termo de Cooperação Técnica com a Funoesc (Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina). A proposta tem o objetivo de ampliar o acesso da população a serviços de saúde, complementando a rede municipal já existente.

O projeto foi aprovado em primeiro turno por unanimidade, e ainda passará por segunda votação antes de ser enviado para sanção do prefeito.

Conforme a proposta, a cooperação permitirá que acadêmicos dos cursos de Odontologia, Psicologia, Farmácia, Nutrição e Fisioterapia da Unoesc prestem atendimentos à comunidade, sob supervisão. Os pacientes, residentes do município, serão triados e encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Emenda de autoria do vereador Delegado Zancanaro (PL) altera o parágrafo da proposta que trata sobre os cursos. A norma acrescenta o seguinte texto ao final do parágrafo: “sem prejuízo da participação de outros cursos da instituição cujas áreas sejam afins”, ou seja, amplia a possibilidade de ampliar a participação de outros cursos da Unoesc na parceria.

Na mensagem anexa ao projeto, o prefeito Edenilson Zanardi afirma que a cooperação representa um “benefício mútuo”. De um lado, afirma, a população terá acesso ampliado a serviços de saúde qualificados. De outro, os futuros profissionais terão um “campo de prática real e supervisionado” para consolidar sua formação. O projeto prevê que não haverá transferência de recursos financeiros entre as partes, cabendo ao município o fornecimento de materiais e insumos. Ainda, prevê que o prazo de vigência do Acordo ou Termo de Cooperação Técnica será de até cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período.




SEGUNDA VOTAÇÃO

Na sessão também foram aprovados dois projetos em segunda votação. Os textos seguem agora para sanção do prefeito, para entrarem em vigor:

- Projeto de Lei 76/2025: de autoria do Poder Executivo, altera a Lei nº 7.946/2022, que trata dos programas de apoio social do Município de São Miguel do Oeste. A proposta busca resolver conflitos gerados por alterações feitas por leis diferentes que acabaram sobrepondo dispositivos. O projeto foi aprovado por unanimidade em segundo turno.

- Projeto de Lei 79/2025: de autoria de Cris Zanatta (PSDB), institui o Selo “Empresa Amiga da Juventude” com o objetivo de incentivar empresas de São Miguel do Oeste a oferecerem oportunidades de primeiro emprego a jovens estudantes e recém-formados.

O projeto foi aprovado por maioria, com votos favoráveis de Adilson Pandolfo (PT), Ana Flávia Moreira (PT), Andréia Rebelato, Cris Zanatta (PSDB), Marli da Rosa (PL), Silvia Kuhn (MDB) e Sisse Abdalla Velozo (PSD). Votaram contra o projeto os vereadores Borghetti (PL), Bufo (MDB), De March (PL) e Delegado Zancanaro (PL). Vivi De Carli (PODE) se absteve, e o presidente Ravier Centenaro (PSD) só votaria em caso de empate.



Câmara de Vereadores

Corpo de Bombeiros Militar de SC comemora 99 anos com homenagens e formatura de oficiais Anterior

Corpo de Bombeiros Militar de SC comemora 99 anos com homenagens e formatura de oficiais

Câmara de Vereadores presta homenagem pelos 55 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Próximo

Câmara de Vereadores presta homenagem pelos 55 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Deixe seu comentário