HOMENAGEM

Assembleia Legislativa celebra os 50 anos da Secretaria de Articulação Nacional

Assembleia Legislativa celebra os 50 anos da Secretaria de Articulação Nacional
Jeferson Baldo / Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou, nesta terça-feira, dia 24, uma sessão especial em homenagem aos 50 anos da SAN (Secretaria Executiva de Articulação Nacional). A cerimônia reconheceu a importância do órgão na mediação entre o governo catarinense e as instâncias federais, estaduais e municipais, além de destacar o papel da secretaria no acompanhamento de projetos e políticas públicas de impacto para a sociedade catarinense.

Durante a solenidade, que contou com a participação de representantes de diversos poderes e órgãos públicos, foram homenageados os gestores e servidores que marcaram a trajetória da SAN ao longo das últimas cinco décadas.

Na abertura, o proponente da sessão, deputado Maurício Eskudlark (PL), destacou que, ao longo do tempo, a secretaria — criada em 1975 pelo então governador Antônio Carlos Konder Reis, com a intenção de representar os interesses catarinenses em Brasília — se tornou um instrumento fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

“A SAN tornou-se uma secretaria não apenas importante, mas absolutamente indispensável para os destinos de Santa Catarina, funcionando como uma ponte confiável entre nossos interesses estaduais e as oportunidades disponíveis na capital federal. É por esse exemplo que nosso Estado se destaca na realização de obras em todas as regiões, rodovias, segurança pública, educação, além do aumento do turismo internacional, consolidando-se como destino seguro, que atrai quem deseja trabalhar e oferece oportunidades e pleno emprego”, pontuou.

Os deputados Maurício Peixer (PL), líder do governo na Assembleia Legislativa, e Sargento Lima (PL), que conduziu a sessão, também ressaltaram a relevância da secretaria. Peixer apontou a SAN como um ponto de apoio para prefeitos, vereadores e secretários municipais em Brasília. Lima, por sua vez, afirmou que a secretaria tem como característica “levar Santa Catarina para o Brasil e o mundo, mostrando o que temos de melhor”.



Embaixada catarinense em Brasília

Uma das homenageadas da noite, a secretária Executiva de Articulação Nacional, Vânia Franco, afirmou que a SAN nasceu com a missão de representar o Estado e atuar como uma verdadeira embaixada de Santa Catarina na capital federal. Ela ressaltou que, ao longo dos anos, o órgão enfrentou e superou desafios que beneficiaram milhões de catarinenses. Ao final, agradeceu o reconhecimento prestado pelo Parlamento catarinense.

“É com emoção e gratidão que celebramos hoje, aqui na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, meio século da Secretaria de Articulação Nacional em Brasília. São 50 anos de história que traduzem a força de Santa Catarina. Uma trajetória marcada pela defesa incansável do nosso Estado, pelo compromisso com o diálogo, a união e a construção coletiva”, destacou.

Também entre os homenageados, o governador do Estado, Jorginho Mello, ressaltou que todos os deputados federais e estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e o empresariado catarinense reconhecem a importância da SAN na interlocução com o Governo Federal, seus ministérios e demais poderes públicos. Ele afirmou ainda que, graças à secretaria, Santa Catarina pôde se desenvolver em diversas áreas e alcançar o patamar atual, o que torna justa e merecida a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa.



Homenageados

Secretaria Executiva de Articulação Nacional

Vânia Franco – secretária Executiva de Articulação Nacional.

Jorginho Mello – governador do Estado de Santa Catarina.

Marilisa Boehm – vice-governadora do Estado de Santa Catarina.

João Carlos Grando – secretário da SAN no período de 1995 a 1998.

Neuto de Conto – secretário da SAN em 2010.

Selma Elias Westphal – secretária da SAN em 2010.

Lourdes Coradi Martini – secretária da SAN nos anos de 2010, 2014, 2016 e 2018; atual servidora da pasta.

Acélio Casagrande – secretário da SAN nos períodos de 2011-2012, 2015-2016 e em 2017.

João Matos – secretário da SAN no período de 2012 a 2013.

Diego Goulart – secretário da SAN nos períodos de 2019-2020 e em 2022.

Jorge Davi da Silva – secretário da SAN em 2021.

Denise Lacerda – servidora da SAN.

Janaína Valdíria Silveira de Freitas – servidora da SAN.

Jaqueline Marmitt Cardiais – servidora da SAN.

José Henrique Francisco dos Santos – servidor da SAN.

Letícia Marianna Firmo da Silva – servidora da SAN.

Márcia Regina Sbeghen – servidora da SAN.

Nohlan Hubertus Scholzel – servidor da SAN.

Roberto Machado Martins – servidor da SAN.

Stelamary de Oliveira Nunes – servidora da SAN.

Thyago Vieira Gonzaga – servidor da SAN.



Agência AL

Pacientes transplantados participam de ação sobre doação de órgãos Anterior

Pacientes transplantados participam de ação sobre doação de órgãos

São Miguel do Oeste avança em processo de concessão dos serviços de saneamento básico Próximo

São Miguel do Oeste avança em processo de concessão dos serviços de saneamento básico

Deixe seu comentário