Usar fio dental: hábito a ser conquistado

  • Folha do Oeste -

A utilização de fio dental para higienização da boca está atrelada ao hábito, algo que grande parte das pessoas não o possui. Fazer a higiene bucal apenas com a escovação compromete a saúde dos dentes e gengivas. E os danos, podem ser elevados.
O fio dental é o complemento da escovação. No entanto, também pode ser utilizado antes dela. De acordo com o dentista João Paulo Ferreira Pinto, ?importante é usar?. Na opinião dele, ?passar o fio dental antes e escovar depois, deixa a sensação de uma melhor limpeza, com mais frescor?, comenta.
Conforme o dentista, a utilização do fio dental é necessária para limpar lugares onde a escova não alcança. ?Temos muitas bactérias na boca. Os restos de comida se acumulam em lugares onde a escova não limpa e vão servir de alimento para estas bactérias?, destaca.
Segundo ele, a cada hora, uma bactéria pode se multiplicar mais de 250 vezes.
Um dos principais reflexos da má higienização bucal é a gengivite. Trata-se de uma inflamação na gengiva resultante do acúmulo de bactérias em volta do dente. Este acúmulo, ao se calcificar, forma o tártaro, uma substância porosa que pode formar cáries. Por ser visível a olho nú, também é algo esteticamente feio.
 
HÁBITO NA INFÂNCIA
O hábito de efetuar a higiene bucal adequada deve iniciar na infância. Conforme Ferreira Pinto, a partir dos seis ou sete anos os pais devem instigar os filhos a utilizar fio dental. Para o profissional, a higiene bucal pode ser tornar algo prazeroso para a criança. ?A mãe ou o pai podem, por exemplo, escovar os dentes com os filhos, em outro ambiente que não seja o banheiro?, sugere. Na opinião dele, o banheiro pode passar a sensação de obrigatoriedade e provocar a resistência da criança.
Um aspecto a ser destacado, na visão do profissional, é o fato de a criança aprender muito por meio da observação. ?Se os pais não possuem o hábito de fazer uma higiene bucal adequada com escova e fio dental, dificilmente as crianças farão também?, comenta.
Outra observação do dentista é referente às dificuldades que a criança demonstra ao utilizar o fio. ?Uma dica é para que os pais façam dois pequenos nós nas extremidades dos fios, como se fossem laços?. Desta maneira, segundo ele, o fio tem menor probabilidade de se soltar dos dedos, e tende a facilitar o manuseio.
 
SANGRAMENTO
Um dos fatores que leva muitas pessoas a não utilizarem o fio dental é o sangramento da gengiva. De acordo com o especialista, ?se a gengiva sangrar é porque está doente?, ressalta. ?Tem gente que acredita ter a gengiva saudável apenas ao olhar a coloração dela. Mas isso não tem muita relação, pois mesmo que tenha boa aparência, a gengiva pode estar doente?, esclarece. 
O sangramento pode ser entendido como uma defesa ou alerta emitido pela gengiva. ?Se sangrar, é porque está inflamada. Se está inflamada, é normal sair sangue?, explica. Conforme o dentista, as pessoas devem ficar atentas a este alerta.
 
OS VILÕES
Palitos, linha de costura e sacolas plásticas são alternativas inapropriadas para efetuar a limpeza entre os dentes. De acordo com Ferreira Pinto, o objeto mais utilizado na nossa região é o palito. No entanto, segundo ele, há pessoas que também usam linha de costura e filetes de sacolas plásticas para limpar os dentes. ?E isso é um crime?, enfatiza.
Para ele, as pessoas não fazem ideia do mal que provocam à saúde. ?O palito, por exemplo, passa a impressão de ter uma ponta fina mas não tem. Ele causa agressão muito forte à gengiva?, destaca. Quanto à linha de costura, o profissional alerta para a quantidade de bactérias existentes, além de ser um material cortante. ?Já a sacola plástica, é um material frágil que, igualmente ao palito, pode se romper entre os dentes. O pedacinho que ficar ali, vai provocar inflamações?, esclarece.
Na opinião do especialista, ?se existem materiais adequados, são estes materiais que as pessoas devem utilizar?. Segundo ele, existem dois tipos de fio dental. Um é formado por apenas um filamento (monofilamento) e o outro é composto por diversos multifilamentos, que passa a impressão de ser uma espécie de ?fita dental?.
Conforme Ferreira Pinto, os dois modelos exercem a mesma função, com especificidades diferentes. Segundo ele, ?quem possui um maior espaçamento entre os dentes pode utilizar a fita dental?, conclui.
 
DICAS DE HIGIENE BUCAL
Por que passar fio dental?Para remover restos de comida que vão servir de alimento a milhares de bactérias existentes na boca. Quando utilizar fio dental?
Sempre após as refeições. Pode ser antes ou depois da escovação. Como usar o fio dental? Percorrer as laterais dos dentes de forma sutil a não agredir a gengiva. Após cada passada, correr o fio pelos dedos para não levar bactérias de um lugar ao outro. Que fio escolher? Com espaçamento reduzido entre os dentes, utilizar o de monofilamento (fio único). Em espaçamentos maiores, usar a ?fita dental?. Quais os procedimentos para a escovação? Escove as superfícies voltadas para a bochecha, primeiro superiores, depois inferiores; em seguida, as partes internas, da mesma forma; após, escove as superfícies de mastigação; por fim, passe a escova sobre a língua. Usar enxaguante bucal? Utilize-o moderadamente para manter o hálito fresco e a proteção por mais tempo, principalmente ao dormir. Durante o sono, o corpo baixa o metabolismo e diminui as defesas.Por que trocar a escova? Periodicamente, a escova deve ser substituída em razão do desgaste das cerdas de limpeza. Também há acúmulo de sujeira na base da escova. O que evitar? Para uma boa saúde bucal, também é aconselhável evitar a alimentação irregular sem a posterior higienização. Depois de fazer um ?lanche da tarde?, procure escovar os dentes. Lembre-se que, a cada hora, uma bactéria pode multiplicar mais de 250 vezes.
Alimentos orgânicos: cada vez mais presentes na mesa de consumidores Anterior

Alimentos orgânicos: cada vez mais presentes na mesa de consumidores

Próximo

titulooooooDFGDGooo

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso