Uma foto que pode salvar seu filho

É praticamente comum na grande maioria das residências, a presença de uma máquina fotográfica digital para registrar para a eternidade os momentos de alegria entre a família e amigos. Porém, estas fotos se forem observadas mais atentamente podem indicar algo de errado. Aquela mancha branca que porventura aparecer no olho de crianças até cinco anos, pode sinalizar uma doença séria: o retinoblastoma, ou câncer de retina, que pode levar à cegueira ou até a morte.

A doença pode ser vista em algumas posições do olhar da criança à luz artificial e principalmente em fotos, quando o flash reflete no olho, formando uma mancha branca e não a cor vermelha em um dos olhos. É um tumor intraocular originado nas células fotorreceptoras da retina. Se for descoberta precocemente, as chances de recuperação são grandes e, conforme o caso, nem será necessária a quimioterapia. Com o diagnóstico feito a tempo, evita-se a enucleação (retirada do globo ocular), que é a medida mais extrema de tratamento. Portanto, se você perceber um reflexo esbranquiçado na pupila do olho de alguma criança, encaminhe-a para um exame mais detalhado.

De acordo com a médica oftalmologista Fernanda Scremin, o retinoblastoma é o tumor maligno ocular mais comum na infância, já houve casos na região, mas a doença não é muito frequente. “É um tumor de origem genética e normalmente ocorre até os três anos de idade, mas pode dar em crianças mais velhas. Muitas vezes, ele atinge os dois olhos e, além de levar a criança à cegueira, leva a óbito, porque tem disseminação para o sistema nervoso central e a medula. Por ser uma doença séria e grave, precisa de bastante atenção”, alertou.

A especialista salienta que, se ao fotografar uma criança uma mancha branca for detectada na pupila, é preciso uma consulta imediata. Ela relata que o tratamento depende do tamanho do tumor, podendo ser feito radioterapia, quimioterapia e até a retirada do globo ocular. “Se for uma lesão pequena, ainda pode ser tratada somente com laser. Tudo depende do tamanho da lesão. Fora o exame oftalmológico, a fotografia é a única maneira de perceber esta doença. Na maioria dos diagnósticos, os tumores estão em estado avançado. Se estiver num estágio inicial, a visão pode ser preservada, mas, caso contrário, conseguir preservar a vida já é uma grande vitória, pois se trata de um câncer”, ressalta Fernanda.

Ela comenta, ainda, que é importante fazer o exame oftalmológico nas crianças não só por estas doenças, mas para outras que podem afetar a criança. “A visão se desenvolve desde que a criança nasce, e vai até os sete anos de idade. Os primeiros anos são os principais e é preciso tratar nessa época, para não ocorrerem problemas futuros”, concluiu.

Proporcione bem-estar ao seu bebê Anterior

Proporcione bem-estar ao seu bebê

Como prevenir parasitoses intestinais Próximo

Como prevenir parasitoses intestinais

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso