Quatro décadas de muito sucesso

  • Folha do Oeste -

Muitas coisas acontecem em 40 anos. Muitos negócios são criados, mas nem todos chegam a completar sequer um ano. Imagine então uma empresa que chega à marca de quatro décadas de total excelência. Em 40 anos, diversas moedas foram implantadas e inúmeras crises financeiras assolaram a economia. Em São Miguel do Oeste, a Máquinas e Motores Sperandio passou por todos esses percalços e se tornou uma quarentona de absoluto sucesso. É a qualidade da marca Massey Ferguson aliada à credibilidade de uma das principais concessionárias de Santa Catarina.

Um começo grandioso

Conforme o pioneiro Elírio Liotto, sócio-fundador da empresa em SMOeste, a MM Sperandio é oriunda de Chapecó, do Grupo Sperandio e mais um grupo de colaboradores que, buscando atingir novos mercados, foi instalada em Palmitos em 1971. No município, o sucesso foi tanto que os proprietários da época resolveram expandir, trazendo uma nova unidade para São Miguel do Oeste.
Liotto explica que, na época, foi comprado o terreno na cidade e, com o auxílio do então prefeito interino, Osvaldo Gruber, foi realizada a terraplanagem no local onde foi edificado o novo prédio da MM Sperandio, que ainda é sede da empresa. “Na época, eu era sócio e administrador da empresa, sendo o único acionista de fora da família Sperandio. Até 1982, toquei a empresa praticamente sozinho, quando saí da sociedade”.
A empresa foi um sucesso desde sua implantação em SMOeste, como ocorreu em Chapecó e Palmitos, e hoje é essa potência na cidade, com uma revenda altamente conceituada, enaltece ele.
O empresário destaca que a MM Sperandio em toda a sua história, além de ser um sucesso de vendas, sempre teve um corpo de colaboradores muito bom. “Muitos desses, hoje, são empresários de sucesso e que tiveram seu primeiro emprego na Sperandio. Nesse ponto, a MM Sperandio pode se orgulhar não só de seu sucesso empresarial, mas também pela grande participação na formação de grandes empresários espalhados por esse Brasil todo” enfatiza.
Liotto conta que a marca Massey Ferguson, que completa 50 anos, já tinha um nome no mercado e por muitos anos foi líder em vendas. “Ela já tinha espaço e se expandiu com a empresa em SMOeste, sendo uma marca muito procurada. Outro diferencial foi o pós-venda, que garantiu a sustentabilidade da empresa no mercado por tantos anos. Até então, o trator era a primeira aquisição, pois até então muitos nunca haviam operado um máquina e o trator era o primeiro veículo de motor que tiveram. Esse foi o grande diferencial em se ter uma concessionária Massey Ferguson aqui na região”, destaca.
Mesmo trabalhando no ramo de implementos agrícolas, Liotto diz nunca ter considerado a Sperandio como concorrente. “Sempre tivemos boas parcerias e nunca tive nenhum problema com nenhuma revenda de SMOeste, até porque todas chegaram depois da Massey Ferguson, onde eu comecei. Quando eu saí, deixei a empresa altamente capitalizada e foi duro acompanhar as épocas difíceis por qual a empresa passou. Os atuais proprietários adquiriram a empresa que passava por dificuldades, mas eles acreditaram na empresa, acreditaram na região e, com bons investimentos, hoje é essa grande empresa”, evidencia.

Um novo começo, um novo sucesso

Depois de 30 anos sob o comando da família Sperandio, a empresa migueloestina foi vendida. Os empresários Henrique João Damo e Sônia Regina Getelina acreditaram na região e investiram em uma empresa que passava por visíveis dificuldades. Sônia destaca que o início, em 2001, não foi nada fácil. “Com o passar dos anos, a empresa se tornou um sucesso. Tivemos ótimas pessoas conosco que tocaram o negócio. Toda a equipe é ótima e a empresa foi pra frente, sendo o sucesso que é hoje, não só para nós, mas para toda a região, que conta com os nossos serviços”, enfatiza.
O empresário Henrique João Damo conta que passava pela região quando recebeu a proposta de aquisição da Sperandio. Conhecendo a região, desde a época em que atuava no Frigorifico Damo, de Frederico Westphalen, na década de 1970 e sabendo de seu potencial resolveu investir e hoje planeja novos investimentos no Extremo Oeste. Segundo ele, o povo oestino tem credibilidade, fazendo os negócios evoluirem.
A empresária Sônia ressalta o amplo mercado regional como um dos motivos dos grandes investimentos. “A região é excelente, com um amplo mercado. Na época da aquisição, a empresa passava por dificuldades, mas nós sabíamos que a região era boa, mas precisava se investir um pouco mais. Nós apostamos nesse sucesso e conseguimos. É uma empresa de tradição, credibilidade, e temos que manter isso, o que não é fácil, mas temos conseguido nesses 10 anos de nossa administração”, enaltece.
 

A excelência após as dificuldades Anterior

A excelência após as dificuldades

Próximo

Número de doadores de órgãos no Brasil aumenta quase 14%

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso