A excelência após as dificuldades

  • Folha do Oeste -

 

O atual gerente, Rodrigo Santos, chegou à empresa MM Sperandio depois da aquisição da empresa pelos empresário Henrique e Sônia, em 2001, e desde então tem a missão de tocar uma grande empresa, em ampla expansão.
Rodrigo afirma que nunca havia trabalhado com máquinas agrícolas, mas quando surgiu a oportunidade de se mudar para SMOeste e assumir a gerência da MM Sperandio, resolveu arriscar. Quando assumiu, em 2001, a empresa passava por dificuldades. “O início foi moroso, com poucas vendas, até 2005, quando começou a mudar, principalmente com injeção de recursos e do aumento nas vendas. De lá pra cá, foi um sucesso, houve uma revolução e dobramos as vendas no início. Já em 2009, vendemos nove vezes mais do que na época da aquisição”, ressalta.
Atualmente, a MM Sperandio de São Miguel do Oeste trabalha em uma região de 37 municípios, com vendedores que atuam em todos os municípios. “Trabalhamos com venda de máquinas (tratores e colheitadeiras), implementos, peças e assistência técnica. São 40 anos de concessionária Massey Ferguson na região”, cita.
O gerente aponta o bom mercado regional como um diferencial para a empresa. “Atuamos em uma região muito promissora na agricultura, de pessoas trabalhadoras, mas que não trabalham só com os braços, mas principalmente com a cabeça. Pensam muito na administração, têm perspectivas. Temos um mercado muito volátil, onde as novas tecnologias são realmente aplicadas. Com certeza, a nossa região é referência nesse segmento. Hoje, buscamos estar mais perto do agricultor e, como no caso de Palmitos, estamos um pouco longe e trabalhamos na possibilidade de uma filial nessa região”, menciona.
A MM Sperandio de SMOeste trabalha com diversas linhas de crédito, inclusive com financiamento pelo Banco da Massey Ferguson, tendo hoje a menor inadimplência do Brasil, contando com 111 concessionárias. Em Santa Catarina, ela está em terceiro lugar no volume de vendas. Outros financiamentos disponíveis são através do Projeto Mais Alimentos, com 2% de juros ao ano e um investimento de até R$ 130 mil. No Mais Alimentos, o agricultor precisa ir atrás de todo o projeto e se enquadrar no Pronaf. Pelo Banco Massey Ferguson, é tudo feito na própria concessionária, com aquisições de até R$ 250 mil.

 

25 anos de muito trabalho
A Máquinas e Motores Sperandio completa 40 anos, sendo que dois de seus principais colaboradores completam 25 anos de muito trabalho, feito com muita dedicação e paixão, que superou dificuldades e que continuou mesmo após a venda da empresa. Foram eles os principais personagens da nova fase, iniciada há 10 anos e que consagrou a MM Sperandio com esse sucesso atual.
A auxiliar administrativa Ivonete Minosso se considera parte da empresa que ajudou a construir. “Estou aqui há tanto tempo porque eu gosto mesmo. Já surgiram outras oportunidades, mas nunca quis sair. Estou todo este tempo no mesmo setor, no mesmo trabalho. Esse é meu primeiro e único emprego”, destaca.
Ivonete afirma que entrou na empresa em uma época muito boa, com grande volume de negócios. “Depois, houve uma fase bem difícil. Dos quase 30 funcionários de antes, chegamos a ter somente cinco colaboradores; foi quando o Sr. Henrique comprou a empresa. Durante muito tempo, não tive estabilidade nenhuma no emprego. Eles tinham outras rendas e viviam disso, não se importavam com essa empresa e nessa época perdemos mercado. Em alguns anos, não vendemos nem cinco tratores. Essa, pra mim, foi a época mais difícil, pensei muitas vezes que ia perder o emprego. Com a mudança de donos, voltamos ao mercado e só o nome Sperandio foi mantido. Hoje, mesmo com os proprietários de fora, nós temos liberdade para trabalhar, para tocar o negócio, fazer crescer. Essa é a parte mais gratificante de trabalhar na Sperandio, por ver a empresa voltar ao mercado, crescer”, salienta.
Outro momento difícil, segundo a funcionária, foi na transição dos donos. “Não sabíamos como ia ficar, eram 30 anos de uma empresa familiar e tudo mudou. Começamos uma nova empresa, eu, o Igino e o Rodrigo, que era novo aqui. Os outros funcionários vieram depois e hoje somos 22. A nossa nova fase também se deu pela marca Massey Ferguson, muito conceituada no mercado e que completa 50 anos no Brasil, sendo 40 de presença no Extremo Oeste”, reconhece.
O gerente de vendas, Igino Luiz Mazzardo, também está na Sperandio há mais de 25 anos e passou por todas as fases da empresa. “Depois da mudança de proprietários pudemos voltar a trabalhar, mas sempre tivemos grandes negócios. Hoje, estamos na melhor fase, podemos trabalhar, existe crédito no mercado para quem quer comprar. Passamos pela fase da inflação, da mudança de moeda, e mesmo assim nos mantivemos, principalmente pela marca Massey Ferguson. Além da marca, é preciso o contato com as pessoas, a credibilidade, e isso faz nós nos mantermos vivos no mercado por tantos anos” assegura.
Igino cita as épocas difíceis e a superação no trabalho diário. “Houve épocas que não havia crédito na fábrica para nós, estávamos eu e a Ivonete. Ela aqui dentro e eu contatando clientes, vendendo e até entregando. Agora, é gratificante ver a mudança, a evolução da empresa. Eu sempre vesti a camisa da empresa, nunca pensei em desistir e hoje temos o resultado dessa dedicação total. A MM Sperandio chega aos 40 anos graças às pessoas que a construíram, que se dedicaram” considera.

Parceria pessoal - Juntos por 40 anos Anterior

Parceria pessoal - Juntos por 40 anos

Quatro décadas de muito sucesso Próximo

Quatro décadas de muito sucesso

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso